Governo discute projeto de Plataforma Logística

Prefeito Alexandre Von reuniu com autoridades e empresários
Prefeito Alexandre Von reuniu com autoridades e empresários

Prefeitura de Santarém, Governo do Estado do Pará, entidades de classe, que representam o setor produtivo, e transportadoras discutiram nesta segunda-feira, 29, a concepção do projeto de uma plataforma logística para o Município. A plataforma é um novo instrumento para operacionalizar, exclusivamente, a movimentação de cargas. Inicialmente seria localizada na calha do rio Amazonas, a jusante à área urbana e deverá estar conectada com o futuro distrito industrial.

O projeto prevê a conexão da BR-163, PA-370, a área onde será implantada o distrito industrial – no planalto santareno – até a plataforma logística na calha do Amazonas, desviando o tráfego da área urbana de Santarém.

ABERTA A ÚLTIMA ETAPA DA CAMPANHA SANTARÉM CONTRA A DENGUE

Agentes de endemias e voluntários participaram da abertura da última etapa da campanha Santarém contra a Dengue. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro da Conquista. Na ocasião foram apresentados os números parciais da campanha até sábado, 27/04, com a retirada de 2922 carradas de entulho em 43 dos 48 bairros de Santarém.

O prefeito Alexandre comentou os resultados positivos da campanha e informou que a próxima etapa será destinada, especificamente, aos terrenos baldios. Até o final da semana as visitas e ação da SEMINFRA serão concentradas no polo 1 que congrega os bairros: Conquista, Alvorada, Maracanã I e II, Elcione Barbalho e Ipanema.

PREFEITURA E EMBRAPA DISCUTEM PARCERIA PARA FORTALECER PRODUÇÃO RURAL

Embrapa e Prefeitura reuniram-se na última sexta-feira, 26, para definir uma agenda comum para o fortalecimento da produção e o desenvolvimento rural sustentável. Durante a reunião foram priorizados: agricultura familiar, piscicultura, pecuária, fruticultura e produção de grãos. As duas Instituições devem firmar um acordo de cooperação para subsidiar o trabalho de Sindicatos, Associações e entidades que trabalham diretamente com a produção.

ESCOLA FREI MIGUEL KELLET SERÁ ENTREGUE À POPULAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação – SEMED realiza nesta terça-feira, 30, às 19h, a solenidade de entrega da Escola Municipal Frei Miguel Kellet, localizada na Rua José Bonifácio – próximo ao IFPA na Interventoria. O educandário é a primeira escola pintada com a cores da bandeira de Santarém, em cumprimento à legislação municipal.

A escola atende 387 alunos – do 1º ao 9º ano. O prédio conta com dez salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala de recursos multifuncionais, secretaria, diretoria, refeitório, cozinha, depósitos de merenda e materiais de limpeza, banheiros masculino e feminino. O quadro funcional é composto por 20 professores, seis serventes, três vigias e quatro auxiliares.

SEMJEL APRESENTA PROGRAMAS A PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA 

Professores de Educação Física da rede municipal de ensino tiveram oportunidade de conhecer nesta segunda-feira, 29, o cronograma de atividades da Semjel (Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer) para o ano de 2013.  Entre os programas que já vem sendo trabalhados pela Semjel, destacam-se: Vidativa – que trabalha a promoção de qualidade de vida – Papo Kbeça – voltado à juventude no enfrentamento das drogas –  e Espírito Indomável – voltado à prática do Badminton.

Também foi apresentado o programa Verão Vivo, que será desenvolvido a partir de julho, em algumas praias de Santarém, reunindo atividades de lazer, esporte e cultura, em parceria com a Secretaria de Cultura. A ideia é que os professores de educação física possam se integrar aos programas da Semjel, participando do desenvolvimento das atividades.

CEREST/BAIXO AMAZONAS COMEMORA SEIS ANOS 

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, no dia 1º, e aos seis anos do Centro de Referência do Trabalhador do Baixo Amazonas (CEREST/Baixo Amazonas), ocorre no próximo dia 02, no Belo Centro, a  3ª edição do projeto Informação e Prevenção, o CEREST em Ação. Serão disponibilizados, no horário das 7h às 15h, serviços como teste de glicemia, verificação de pressão arterial, corte de cabelos, massoterapia, vacinação, orientações jurídicas, consultas fisioterápicas, simulação de incêndio e choque elétrico e de primeiros socorros.

De acordo com a coordenadora da unidade, Sabina Lima, a ação visa fortalecer e ampliar a política de saúde do trabalhador em sua área de abrangência. “Com isso, o órgão quer promover a integração social dos trabalhadores, ofertando ações de saúde e disseminar informações quanto as atividades desenvolvidas pelo CEREST”, explicou.

FIRMADAS TRINTA E SEIS PROPOSTAS PARA O PLANO MUNICIPAL DE CULTURA

O encerramento do I Fórum de Cultura de Santarém, no sábado (27) foi marcado pela votação das 36 propostas norteadoras do Plano Municipal de Cultura.  A ação foi organizada pela Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Cultura e parceiros. De acordo com o titular da pasta, Nato Aguiar, o momento foi de pontuar as demandas expostas pelos seis grupos de discussão e firmar, posteriormente, o compromisso entre governo e os segmentos culturais para garantir a execução das políticas culturais.

Como parte do encerramento das atividades foi ministrada a oficina sobre a funcionalidade da Lei Semear, com o coordenador da Lei Semear do estado do Pará, Marcos Quinan. Ele destacou a valorização aos artistas iniciantes. “Não devemos abandonar a ideia dos editais de pequenos formatos. Aquele que atende ao artista principiante, aquele que precisa ter o material gravado ou grupo de teatro que está começando”, disse.

A cantora  e compositora Cristina Caetano, participante da Oficina da Lei Semear, garantiu ter sido importante aos segmentos culturais participar dessa atividade. Na sexta-feira (26), durante a abertura do I Fórum de Cultura de Santarém, a prefeita em exercício Maria José Maia assinou o Protocolo de Intenções. O documento possibilita ao município integrar-se ao Sistema Nacional de Cultura e através dele, a SEMC terá condições de propor e formatar o seu Plano Municipal de Cultura. O Sistema Nacional integra-se ao Sistema Municipal, para realização de programas e projetos relacionados à cultura.

SEMC APOIA HOMENAGEM AO DIA DO TRABALHO

Amanhã, terça-feira, 30, será realizado o grande show na orla, em homenagem ao Dia do Trabalhador. O evento é organizado pelo Serviço Social do Comércio (SESC) e parceiros. Entre as parcerias está a Prefeitura de Santarém, através das Secretarias. A Secretaria de Cultura (SEMC) vai disponibilizar quatro servidores para o ordenamento na área de palco. Foi solicitado apoio dos servidores da Secretaria de Infraestrutura (SEMINFRA), Mobilidade e Trânsito (SMT) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A apresentação musical da noite será da banda nacional Biquini Cavadão, com inicio às 21h.

 PLANO DE METAS DO PROGRAMA CIDADES SUSTENTÁVEIS SERÁ APRESENTADO ATÉ 15 MAIO

O secretário de Meio Ambiente, Podalyro Neto, reuniu-se nesta segunda-feira, 29, com representantes das Secretarias de: Planejamento e Desenvolvimento, a direção dos Institutos de Gestão e Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável e o prefeito Alexandre Von para aticular as ações referentes ao Plano de Metas do Programa Cidades Sustentáveis. O Guia Público Sustentável (GPS) será a base principal para aplicações do Plano de Metas. A Prefeitura de Santarém tem até o dia 15 de maio de 2014, para apresentá-lo ao Programa.

Durante a reunião ficou acordado que o primeiro passo será apontar os indicadores relevantes para cumprir os eixos das atividades que envolvem o Programa, para os quais a comissão acredita que metas devam ser estabelecidas e aqueles que devem ser acompanhados pelos secretários do governo.

SEMTRAS VAI AOS BAIRROS COM O PROJETO BUSCA ATIVA

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTRAS) iniciou nesta segunda-feira, 29, o projeto Busca Ativa, do Plano Brasil sem Miséria do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O objetivo é a atualização ou inclusão no Cadastro Único (CADÚNICO), uma importante ferramenta socioeconômica. A coordenação do projeto, em Santarém, informa que será realizado um mapeamento completo de todos os bairros do município para mensurar o número de cidadãos que estão fora dos programas sociais do governo federal e outros que estão sem documentos. As famílias dos bairros Alvorada e Conquista serão as primeiras beneficiadas com a ação.

O serviço consiste em visitas domiciliares de servidores da SEMTRAS para incluir cidadãos e atualizar dados de quem já participa dos Programas, além de esclarecer dúvidas sobre a função da Secretaria. Segundo Katrice Branco, coordenadora do Busca Ativa em Santarém, o trabalho será desenvolvido em caráter permanente e contemplará um bairro por semana.

“O Busca Ativa não é uma auditoria, muito menos uma fiscalização. É um meio de levar cidadania e dignidade as famílias que por algum motivo não conseguem chegar à Secretaria”, reitera a coordenadora.

Para participar do projeto, os responsáveis devem ter em mãos todos os documentos pessoais dos integrantes da família: declaração de matrícula das crianças e adolescentes, CPF e RG e outros documentos que colaborem com a caracterização da família atendida. Segundo dados da SEMTRAS, 45 mil famílias integram o CADÚNICO. Destas, 23 mil recebem o bolsa-família.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *