Tromba d’água aparece no rio Tapajós
Um fenômeno raro que acontece com pouca freqüência na região Oeste do Pará encantou a população de Santarém e turistas no último final de semana. Uma tromba d’água foi observada por uma quantidade pequena de pessoas, na manhã de sexta-feira, 03, sobre o rio Tapajós, em frente à cidade de Santarém.
O fato foi acompanhado e fotografado pelo advogado Raimundo Aquino. Ele registrou de forma clara o fenômeno natural. Turistas que programaram viagens para o rio Tapajós também observaram a tromba d’água.
O fenômeno não é a primeira vez que aconteceu em Santarém. No ano de 2001 uma grande tromba d’água foi vista sobre a praia do Maracanã. Também em 2002 outro fenômeno apareceu na praia de Pajuçara. Uma enorme tromba d’água veio do outro lado do rio Tapajós, em direção a praia do Pajuçara. Dezenas de pessoas acompanharam o fenômeno.
Uma tromba d’água é causada pela formação de nuvens que surgem quando há alta temperatura, muita umidade e grande instabilidade climática. Como a região amazônica costuma ter todas essas características, segundo o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), ela é uma área “muito propícia” para formações como essa.
A tromba d’água de sexta-feira foi classificada como fraca. Durou entre seis a oito minutos e recebeu a classificação F0, a mais baixa na escala Fujita, que mede esse tipo de fenômeno e vai até F5.
Apesar da baixa intensidade, de acordo com o Sipam, ela poderia ter causado estragos, caso tivesse durado mais tempo e rumasse em direção à cidade.
Os meteorologistas esclarecem que não podem saber com certeza a influência de mudanças climáticas na Amazônia na formação de tornados e trombas d’águas, já que é muito difícil saber quantos e onde eles ocorrem.
Fonte: RG 15/O Impacto
Muito legal que pena que eu nso vi pessoalmente .
eu já vi um fenomeno desses aqui no marajo em soure na praia do garrote eu achei bonito gostei.