Câmara abre CPI para apurar fraude na Prefeitura de Oriximiná

Vereadores Zequinha Calderaro e Ludugero Junior fazem parte da CPI que investiga governo de Luiz Gonzaga
Vereadores Zequinha Calderaro e Ludugero Junior fazem parte da CPI que investiga governo de Luiz Gonzaga

A Câmara Municipal de Oriximiná informou que constituiu Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar indícios de Irregularidades no Departamento de Tributos da Prefeitura Municipal de Oriximiná, após requerimento subscrito pelos vereadores Zequinha Calderaro (PSD), Arnaldo Gemaque (PSD), Lucenildo Andrade (PSDB), Tobias Carvalho (PV) e Rosivaldo Costa (DEM).

O requerimento pedindo a instalação da chamada “CPI dos Tributos” é fruto do conhecimento de um relatório que foi enviado pelos fiscais de Tributos do Município aos vereadores Zequinha Calderaro e Arnaldo Gemaque.

Depois de algumas sessões na Câmara, a CPI foi constituída e composta pelos vereadores Ludugero Júnior (presidente), Joseane Seixas (relatora) e os membros Zequinha Calderaro, Raimundo Tomé e Francisco Florenzano. Eles apresentaram vários requerimentos solicitando documentações ao Executivo Municipal.

“Por sua vez e até o presente momento a Prefeitura ainda não nos enviou a documentação, para que os membros possam melhor executar seus trabalhos investigativos, bem como a convocação de vários servidores do Município para prestarem depoimento junto a Comissão”, disse o vereador Zequinha Calderaro.

De acordo com ele, no dia 07 de maio (terça-feira) foi feita a oitiva dos fiscais de tributos Marcelo Serrão e Alexandre Lacerda e no dia 08 (quarta-feira) foi a vez da fiscal Vânia Oliveira, que ao ser inquirida pelos membros da Comissão e com farta documentação nas mãos, declarou categoricamente que a Fazenda Pública Municipal vem sendo lesada há mais de uma década.

Diante das declarações da fiscal depoente, o vereador Zequinha Calderaro afirmou que não existem mais apenas indícios de irregularidades no Setor de Tributos da Prefeitura e sim gravíssimos desvios e que vão ser apurados pela CPI.

O prefeito Luiz Gonzaga Viana não foi encontrado por nossa reportagem para falar sobre esse escândalo, que pode comprometer suas administração.

Fonte: RG 15/O Impacto

12 comentários em “Câmara abre CPI para apurar fraude na Prefeitura de Oriximiná

  • 30 de maio de 2014 em 09:19
    Permalink

    Oriximina deveria crescer mais deveria ter mais seguranca qualidade esse prefeito nao faz nada oriximina deveria ter lojas mais coisa os visitantes qnd vem aqui nao tm nada so a mesma coisa de sempre a praca do centenario e uma vergonha o parquinho das criancas estr tudo destruido.
    Oriximina vai para frente

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2013 em 09:13
    Permalink

    IMPACTO MAIOR CAOS EM QUANTO MARCOS VINICIUS,TIVER VAMOS TROCAR ESSE PUXA SACO LISO.ALARME FALSO IMPACTO CHEGANDO.

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2013 em 09:06
    Permalink

    O JUNHO É UM MERCENÁRIO TEM OPORTUNIDADE DE FAZER ALGO PELO MUNICÍPIO E NÃO FAZ, A FAZ TRAZ MAIZENA TODO ANO COM O DINHEIRO DOS BESTAS PARA JOGAR NO MESMOS NEGUEM MERECE TIRA ESSE RATO DA POLÍTICA BANDO DE NECIOS VOTAM NESSE INERTE.

    Resposta
  • 9 de dezembro de 2013 em 09:00
    Permalink

    QUERO FAZER UMA PERGUNTA A ESSAS PESSOAS QUE FALAM MAL DO SEU GONZAGA.O QUE ESSE TAL JUNHO FERRARI JÁ FEZ PELO,MUNICÍPIO? ME RESPONDA,VOU DIZER MAIS ELE JÁ FOI SECRETARIO DO MUNICÍPIO QUANDO TAL CALDERARO FOI PREFEITO,O QUE ELE FEZ NADA,NÃO DAVA NEM UMA EXPLICAÇÃO PARA OS FUNCIONÁRIOS PELO ATRASO DE SEUS SALÁRIOS, ESSE SIM PODEMOS CHAMAR DE MERCENÁRIO.

    Resposta
  • 30 de maio de 2013 em 19:57
    Permalink

    infelizmente oriximiná ta entregue às baratas, então nesse momento de aflição só existe um homem que pode fazer algo pelo povo oriximinaense, esse se chama JUNIOR FERRARI, pois qual seria outro candidato que poderia fazer algo por oriximiná, eu particularmente desconheço, o sr. Luiz Gonzaga infelizmente está de pés e mãos atadas nesse momento, pois a rede é grande e tem muitos peixes, então tá na hora de mudar, pois nesses três anos que faltam pode inventar dinheiro pra pagar dividas que até la não vai dar de pagar, esse é oi meu triste comentário, infelizmente essa é a dura realidade que estamos enfrentando e iremos enfrentar até 2016, meu muito obrigado.

    Resposta
  • 15 de maio de 2013 em 11:01
    Permalink

    Oriximiná, cidade do oeste Paraense, rica em bauxita, um insumo finito mas rentável, cravada no meio da Floresta amazônica e às margens do lendário rio Trombetas mostra ao Brasil como aproveitar as benesses da mãe natureza e transformar royalties em qualidade de vida para sua população. De eleição em eleição, de governante em governante, Oriximiná caminha forte, seguro, rumo a sua pré-disposição em ser a melhor cidade do norte e do país. Esse é o cenário que começou há anos com o primeiro prefeito que recebeu inicialmente os recursos advindos da bauxita e implantou uma política de preparar o jovem para o futuro, com investimentos em educação e passando os valores da boa administração pública. Essa visão do primeiro governante assegurou uma sucessão de políticos comprometidos com o bem estar da população, que sempre estudaram na cidade e conhecem como ninguém os caminhos que levam a uma cidade projetada para o futuro.
    A estrutura do município, como esperado, atrai mão de obra qualificada de outras cidades da região para suprir a demanda dos vários projetos em desenvolvimento. São projetos fruto de planejamento, do estudo dos filhos da terra, que potencializam a economia da região. A renda da cidade não se restringe ao dinheiro da bauxita, aliás, esse dinheiro poderia ser direcionado a outros fins, uma vez que Oriximiná é um pólo de pequenas industrias, amparados por uma produção rural próspera e por uma rede de produção de conhecimento como escolas técnicas e universidades que não se vê em nenhum município do Pará. O turismo é outra fonte de recursos considerável no município, pois todos os prefeitos que por ali passaram, conhecedores da realidade e das belezas da cidade, não mediram esforços para atrair o turista para as belas praias e igarapés da região, oferecendo estrutura de hotelaria e acessos decentes, tudo com olhos de lupa para a preservação da natureza.
    Na sede da cidade não se vêem as tão tradicionais marcas do descaso do poder público, em outras bandas claro, como o balé dos urubus e as brigas de ratos, muito pelo contrário, todo o esgoto da cidade é coletado e tratado em estações projetadas para tal fim. Todo o lixo é destinado dentro dos padrões legais. Nunca se aceitou que o simples asfalto de vias fossem o ato final de urbanização e Oriximiná não parou por aí, construíram-se praças, ciclovias, parques, teatros, cinemas, um belo terminal de passageiros (isso era o mínimo para uma cidade ribeirinhas), quadras, campos de futebol, clubes, creches e….. mais escolas, que atraem mais escolas técnicas, e mais universidades, que garantirão uma tradição: filho de Oriximiná…. não precisa sair da cidade para estudar, estuda em Oriximiná, se forma em Oriximiná e governa Oriximiná.
    O serviço público municipal em Oriximiná é exemplo para o país, servidor público, como diz o nome, serve à população e lá só ingressa quem tem competência, quem tem comprometimento com a política implantada de servir à comunidade, de dar qualidade de vida a quem paga seus impostos. Não se vê os desmandos de outras cidades; não se vê nepotismo; não se vê desperdício de dinheiro público; não se vê favorecimentos de nenhuma espécie, antiéticos, irresponsáveis e repugnantes; todas as licitações são integras, sem a tradicional maracutaia tão comum em outras partes (aliás, ninguém que tenha parentesco com qualquer político pode participar de licitação, ou ter qualquer emprego na prefeitura, mesmo de confiança, tudo em nome da decência).
    Essa é Oriximiná, minha Oriximiná, de tão boa, parece um SONHO.

    Resposta
    • 15 de maio de 2013 em 12:15
      Permalink

      Muito bem, não poderia ser mais claro quanto a um sonho. Qualquer semelhança com a real situação da política em Oriximiná, é mero sonho. Mas poderia ser realidade, pode ser realidade.

      Resposta
  • 11 de maio de 2013 em 19:18
    Permalink

    Júnior Ferrari, um líder nato, um homem a frente do seu tempo.
    Jovem de coragem, determinado, pessoa do bem, de caráter, responsabilidade e compromisso.
    Campeão de votos do Oeste do Pará e em 2014 será o campeão de voto em todo o Pará.
    Vamos lá Júnior Ferrari, estou contigo meu grande deputado.

    Resposta
  • 10 de maio de 2013 em 16:53
    Permalink

    JUNIOR FERRARI È COISA DO PASSADO, È HORA DE MUDANCAS , O DEPUTADINHO VEM DA TAPINHAS NAS COSTAS E VAI EMBORA, BOM 2014 TA CHEGANDO E O MEU VOTO NEM DE MINHA FAMILIA E MUITA GENTE ESSE CANALHA NAO PEGA MAIS , HORA DE BOTAR FORA JUNIOR FERRARI SEU TEMPO TAMBEM TA CHEGANDO FUTURO EX\’DEPUTADO.

    Resposta
  • 10 de maio de 2013 em 14:03
    Permalink

    Rarara.O Júnior Ferrari é um homem honrado, honesto e trabalhador. É por isso que o Impacto e ninguém investiga ele. Esse Gonzaga não. O Gonzaga é um bandido que está acabando com Oriximiná. Orixi arrecada mais de 150 milhões por ano e não se vê nada nessa cidade.

    Resposta
  • 10 de maio de 2013 em 08:57
    Permalink

    Paulo concordo com você em parte porque sõ agora isso porque o prefeito não deu oque eles querem ,vejam de que partidos são esses vereadores PSD,PSDB,DEM o prefeito tem que trabalhar pela cidade e não por vocês por outro lado Paulo os meios de comunicação tem mais que denunciar qualquer politico corrupto

    Resposta
  • 9 de maio de 2013 em 20:08
    Permalink

    NAO VAI DAR EM NADA , REPUDIO A ESSE MEIO DE COMUNICAÇAO O IMPACTO QUE NAO SERVE COM A VERACIDADE DOS FATOS , QUE LASTIMA , UMA E OUTRA VEZ MAIS ESSE IMAPCTO DEMONSTRA SUA MA REPUTAÇAO E APOIO A UMA SO DAS PARTES, DEIXEM GONZAGA EM PAZ , PORQUE NAO INVESTIGAM O JUNIOR FERRARI , SAFADO E LADRAO

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *