Com boato, 900 mil beneficiários do Bolsa Família sacaram R$ 152 milhões

Bolsa Família
Bolsa Família

A Caixa Econômica Federal informou nesta segunda-feira, por meio de nota, que houve 900 mil saques do pagamento do Bolsa Família, durante o último fim de semana, quando um boato de que o benefício seria suspenso chegou a pelo menos 12 estados. Ao todo, R$ 152 milhões foram retirados pelos beneficiários. Segundo a assessoria do banco, o movimento das agências foi normalizado ao longo desta segunda-feira.

As agências que registraram maior movimentação no último fim de semana estão localizadas nos estados do Pará, Piauí, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Amazonas, Tocantins e Rio.

“Hoje (20), as agências iniciaram o atendimento mais cedo e houve deslocamento de empregados para as salas de autoatendimento, visando prestar todas as orientações aos clientes. Cartazes informativos foram afixados em todas as agências da CAIXA, notas disponibilizadas via internet e nos terminais de autoatendimento”, informou o banco em nota.

Pagamento seguirá o calendário

Os pagamentos do Bolsa Família seguem de acordo com o calendário do benefício, sem qualquer alteração no valor, local, data de pagamento e na forma de retirada. Os beneficiários que já retiraram o pagamento do mês de maio, só poderão realizar o próximo saque no mês de junho. (Veja aqui as datas de pagamento, conforme o último número do cartão).

O boato de suspensão dos pagamentos do Bolsa Família causou tumultos em pelo menos 12 estados, com beneficiários correndo para agências da Caixa para sacar seus benefícios. Devido ao tumulto, o governo liberou os pagamentos antecipadamente para quem esteve nas agências. Para quem não sacou o benefício no final de semana, a Caixa recomenda que o beneficiário saque o pagamento da bolsa no dia definido pelo calendário.

O vice-presidente de Habitação do banco, José Urbano Duarte, afirmou que o pagamento está normalizado.

— Em função do boato, o que fizemos no fim de semana foi criar uma alternativa para que todo mundo que estivesse nas agências pudesse receber, independente do calendário. Mas isso foi válido apenas para o fim de semana em função daquele boato — disse Urbano Duarte, em entrevista ao programa “Bom Dia Brasil”, da Rede Globo. — A partir de hoje está normal. Quem tem o cartão final 2, recebe hoje; quem tem o cartão final 3, recebe amanhã; e assim sucessivamente, como sempre o fizeram, nos lugares que sempre o fizeram.

A notícia de que o Bolsa Família seria descontinuado foi desmentida pelo Ministério do Desenvolvimento Social no domingo, mas gerou problemas em pelo menos 113 agências da Caixa, sendo o Ceará o estado mais afetado. No sábado, centenas de pessoas lotaram agências bancárias da Caixa Econômica Federal e lotéricas, principalmente nas capitais do Nordeste e Norte. A Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, também foi afetada. O temor de que era o último dia para receber o benefício provocou tumultos.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *