Tornado com mais de três quilômetros mata 24 em Oklahoma

Abby Madi e Peterson Zatterlee confortam o cachorro Rippy após a passagem do tornado em Moore
Abby Madi e Peterson Zatterlee confortam o cachorro Rippy após a passagem do tornado em Moore

Um dia após a passagem de um tornado devastador no Estado de Oklahoma, são esperados na região tempestade e ventos fortes enquanto equipes de resgate procuram desaparecidos. O tornado de categoria EF4 – a segunda maior da escala de Fujita – varreu cidades na segunda-feira, especialmente Moore, matando pelo menos 24 pessoas, incluindo 20 crianças, de acordo com autoridades Estado.

Com quase dois quilômetros de diâmetro, com ventos de mais de 300 quilômetros por hora, o fenômeno foi descrito como mortal pelo Centro de Previsão de Tempestades da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, da sigla em inglês). Mais de cem pessoas estão feridas e desaparecidas e centenas de casas e edifícios foram destruídos.

Testemunhas disseram que o tornado, que tocou terra às 14h56m (hora local) e durou cerca de 40 minutos, foi de efeito ainda mais trágico do que o do gigante que devastou a região em maio de 1999 e matou 44 pessoas. Os danos foram tantos que algumas pessoas não conseguiam localizar suas próprias casas. As emissoras locais mostraram partes de casas destruídas, carros revirados e empilhados e pelo menos um prédio em chamas. Uma mulher morreu com o bebê nos braços ao tentar abrigar-se dentro de um freezer.

Fonte: O Globo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *