Justiça determina prazo para retirada de barracas da Praça Tiradentes

Barracas da Praça Tiradentes
Barracas da Praça Tiradentes

A Comarca de Santarém determinou até o dia 30 deste mês o prazo para que os barraqueiros da Praça Tiradentes, localizada próxima ao principal porto de embarque e desembarque de passageiros do Município, deixem o local. Proprietários de barracas, em abril deste ano já haviam por meio de recursos na Justiça local, conseguido permanecer por mais dois meses na Praça Tiradentes.

Problemas apontados por moradores do bairro da Aldeia, como vandalismo e consumo de bebidas alcoólicas por freqüentadores da Praça Tiradentes, foi a justificativa para que a Justiça determinasse a saída dos barraqueiros daquele local. A Prefeitura de Santarém foi notificada e já comunicou os donos de barracas daquele local, o prazo para que desocupem o espaço.

Quem chega à Praça Tiradentes percebe o abandono logo de cara. O local, que já foi um dos espaços de lazer mais freqüentados de Santarém, está tomado pelo lixo. Sinais de vandalismo, como brinquedos quebrados, espaços pichados, odor de urina, também estão presentes. Pessoas dormindo na praça e muita sujeira são também problemas encontrados no local. Moradores do bairro da Aldeia afirmam que as barracas acabam atraindo bêbados e vândalos.

Mesmo com o prazo determinado pela Justiça estando próximo de espirar, até o momento o poder público municipal não se posicionou quanto à proposta de um novo local para os trabalhadores.

A briga entre a Associação de Moradores do Bairro Aldeia e donos de barracas que ficam na praça já dura sete anos e parece que até o fim deste mês terá um fim. A determinação judicial foi clara e quer a retirada de todos que tem barracas naquele local. A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) trabalha para que a ação seja realizada da melhor maneira possível.

Após a saída dos barraqueiros o local será revitalizado e devolvido a população. A intenção é banir o problema da prostituição e tráficos de drogas que ocorrem no local.

Os donos de barraca dizem que o problema não é a presença deles no local, mas a falta de segurança e de infraestrutura da praça. “Se é para desocupar a praça, vamos desocupar, mas que tenha um local para a gente ir porque não podemos ficar sem trabalhar. O que estão alegando são coisas que não somos nós que fazemos, que é a venda de drogas, prostituição. Outra coisa que alegam também é que ficam mijando na praça. Isso aí dependia de um banheiro aqui, um boxe da Polícia para ficar 24 horas”, argumenta a vendedora Dora Costa.

Mais de 10 vendedores do local dependem desse trabalho. Eles participaram de uma reunião no mês de abril, com representantes da Prefeitura, os quais deram sugestões de espaços e aguardam um posicionamento. “Sugerimos um terreno aqui ao lado para que a Prefeitura pudesse ir lá com o dono do terreno. Só que disseram que não pode. A gente quer saber por que não pode?”, questiona a vendedora Francilene Fontenele.

 

Fonte: RG 15/O Impacto

4 comentários em “Justiça determina prazo para retirada de barracas da Praça Tiradentes

  • 13 de junho de 2013 em 12:04
    Permalink

    Saí daí amazonense pau no cú, vcs sabem mto é dá o cú ai em Manaus, cidade fedorenta, cheia de igarapé podre, cheia de viado, ladrão, traficante, cidade nojenta…nem praia nessa imundície tem, a não ser o esgoto chamado de ponta negra, uma merda aquilo, uma cidade dominada por pessoas de outras regiões pq aí ninguém tem inteligência suficiente pra desenvolver essa região, então a mão de obra tem q vir de fora, seu otário….vem pra cá tomar banho na praia de água doce considerada a mais linda de todas….heheheh….otário!!

    Resposta
  • 13 de junho de 2013 em 11:21
    Permalink

    Ja era tempo, falta tirar tambem varios que estao tomando conta das calçadas uma e la Sao sebatiao com a turiano e outras por ai.

    Resposta
  • 13 de junho de 2013 em 09:40
    Permalink

    amazonense imundo comedor de ovo que vive em beira de igarape que e uma verdadeira fossa a seu aberto as ruas so merda de cachorro e se dependesse dos amazonense esse estado era uma verdadeira zorra ai se não fosse o povo q vem de fora essa cidade chamada manaus seria um ambito de ladoes

    Resposta
  • 12 de junho de 2013 em 20:55
    Permalink

    povo Santareno são uns babacas e analfabetos mesmo! eles não escrevem nada, eu aqui em Manaus estou só lendo a porcaria de cidade que eu saí, e que eles vivem. seus imundos vamos lutar pelos seus direito de cidadão. nesta imundice eu só quero o aluguel de minhas casa.
    Santarenos vamos lutar, vamos esquecer esta vida de zé povinho. comedores de farinha.
    aqui em MANAUS É SÓ CHURRASCO DE CARNE DE 1 QUALIDADE, EM SANTARÉM CARNE QUE BOI MORRE NO MATO SEM HIGIENE NENHUMA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *