Brasileiros tomam as ruas do país contra corrupção

Manifestação
Manifestação

Uma série de manifestações mobilizou milhares de brasileiros em diferentes cidades do país nesta segunda-feira (17). Em São Paulo, os protestos reuniram pelo menos 30 mil pessoas. No Rio de Janeiro, ainda não há estimativas oficiais, mas a Cinelândia ficou tomada de manifestantes. Em Belo Horizonte, entre 18 mil e 20 mil pessoas. Em Brasília, cerca de 10 mil pessoas estão concentradas na Esplanada dos Ministérios e parte dos manifestantes chegou a subir a rampa e está neste momento na cobertura do Congresso Nacional.

Com o mote “Não são apenas 0,20 centavos”, além de se posicionar contra o preço do transporte público, os protestos criticaram a condução da política brasileira, a corrupção, os gastos públicos com as obras para as copas das Confederações e do Mundo de 2014.
As manifestações começaram a tomar corpo na última semana após as ações da Polícia Militar (PM), em São Paulo, que reagiram aos manifestantes contrários ao aumento da tarifa de transporte público na capital paulista. O episódio levou a Defensoria Pública do Estado de São Paulo a questionar a atitude da PM.

Em São Paulo, os manifestantes se concentraram no Largo da Batata e depois ocuparam as oito faixas da Avenida Brigadeiro Faria Lima.
Ao contrário do que ocorreu na última manifestação, na quinta-feira (13) – quando a presença da PM foi ostensiva – ativistas e policiais entraram em acordo e, até o momento, não houve registro de conflito.

No Rio de Janeiro, as dezenas de milhares de manifestantes marcharam pela Avenida Rio Branco e se dirigiram à Cinelândia, na região central da cidade, onde ocuparam as escadarias da Biblioteca Nacional e da Câmara de Vereadores. De lá, seguiram pela Avenida Almirante Barroso em direção à Avenida Presidente Antonio Carlos até a Assembleia Legislativa do Estado (Alerj). Houve confronto com a polícia e algumas pessoas queimaram um carro e depredaram uma viatura da PM.

Na capital mineira, a concentração do protesto teve início na Praça 7, no centro da capital. De lá, os manifestantes se dirigiram à Arena Mineirão, onde foi disputada nesta segunda a partida entre Nigéria X Taiti, pela Copa das Confederações.
Em Brasília, o protesto começou às 17h. Os manifestantes se concentraram em frente ao Museu da República e, de lá, marcharam em direção ao Congresso Nacional, na Esplanada dos Ministérios. No momento, eles estão na cobertura do Congresso e tomam também o gramado em frente ao Parlamento.

Apesar do caráter pacífico das manifestações, ressaltado pela palavra de ordem “Sem violência”, entoada em todos os protestos, confrontos entre policiais e manifestantes foram registrados em Belo Horizonte, em Brasília e no Rio de Janeiro.

Também houve registro de protestos em Fortaleza, em Curitiba, em Porto Alegre, em Salvador, em Belém e Campinas. Nós próximos dias, as manifestações, convocadas por meio das redes sociais, devem prosseguir.

Fonte: Agência Brasil

2 comentários em “Brasileiros tomam as ruas do país contra corrupção

  • 18 de junho de 2013 em 16:19
    Permalink

    O TIRO SAIU PELA CULATRA
    Em pensar que o governo viu na copa do mundo, uma oportunidade de mostrar ao mercado internacional que o País, está no mesmo patamar do G8, e que o povo brasileiro sentiria tanto orgulho do País, em sediar essa tal Copa. O que vemos é a imagem nítida de como o governo deve estar arrependido de ter lançado o nome do BRASIL como sede do evento. Jamais imaginou o governo, que a população não desse a mínima importância para copa ou para novos estádios. Nunca foi tão bom, ler e ver as notícias que estamos presenciando nos meios de comunicação. O orgulho de ser brasileiro que dormia há anos, despertou. E despertou de uma forma voraz, que não aceita ser enganado, que não suporta ver seus direitos jogados no lixo. E agora decidiu que vai tomar a frente do País.
    As imagens que vemos, se confundem com as das \”DIRETAS JÁ\”, dos \”CARA PINTADAS\”, onde a geração Coca-Cola, voltou, e com força total, muito mais consciente dos seus deveres, mas completamente atenta para os seus direitos, decidida a mostrar para o governo que suas necessidades vão e precisam ser atendidas. A copa das confederações pode ser apenas uma aperitivo, do que vem por aí em 2014, ou seja o governo terá pouquíssimo tempo para rever seus conceitos e sua administração, caso contrário correrá o risco de se ver \” as margens plácidas do Ipiranga, ouvindo de um povo heroico o brado retumbante\”.

    Resposta
  • 18 de junho de 2013 em 09:01
    Permalink

    O Povo Brasileiro deve protestar, sim, mas sem violência, depredações, e outros tipos de vandalismo. Quando quiserem acalmar sua ira por conta dos desmandos dos Governos em detrimento ao Povo, que o façam pacificamente. Sabemos que o Brasil por ser governado por quadrilhas ao longo de sua nefasta história Republicana, causa náuseas, indignação, e muito mais, nojo desses patifes travestidos de políticos a praticarem a rapinagem no erário Público nos fazendo pagar essa conta absurda e mantê-los no poder da corrupção. Se hoje o Povo vai às ruas e protesta, têm toda razão. Mais que foquem sua ira nesses governantes bandidos que vivem a nos afrontar todos os dias com escândalos de arrepiar os cabelos de qualquer cidadão de bem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *