Presidente do TSE diz que é possível fazer plebiscito neste ano

Ministra Carmen Lúcia, presidente do TSE
Ministra Carmen Lúcia, presidente do TSE

A ministra Carmen Lúcia, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse nesta segunda-feira (1°) que a Justiça Eleitoral tem condições de realizar um plebiscito ainda este ano.

Para que as novas normas estipuladas por um eventual plebiscito já valham na eleição de 2014, é preciso que a consulta popular seja realizada e o Congresso aprove as leis até outubro de 2013, para que seja respeitado o princípio de alterar as regras da eleição com no mínimo um ano de antecedência.

Perguntada se era “viável um plebiscito em tão pouco tempo”, Carmen Lúcia disse que sim. “A Justiça Eleitoral está sempre preparada”, afirmou.

Na semana passada, a presidente Dilma Rousseff entrou em contato com a ministra, que é chefe da Justiça Eleitoral, para tratar do planejamento e logística para realização da consulta pública.

Sem Título-1REUNIÃO MINISTERIAL

A presidente Dilma Rousseff vai se reunir na tarde desta segunda na Granja do Torto, em Brasília, com ministros e pedir contenção de despesas e ações para mostrar que o governo não está parado.

Essa estratégia para enfrentar a crise prevê priorizar o plebiscito. Dilma quer priorizar a aprovação da proposta de plebiscito sobre reforma política como uma das “portas de saída” para a atual crise.

Ela vai ainda intensificar a interlocução com o empresariado, com quem programa reuniões nesta semana, para combater o clima de pessimismo na área econômica. Dilma cobrará também ações para mostrar que o governo “não está parado” em reunião ministerial hoje.

Dilma passou o fim de semana em reuniões no Palácio da Alvorada analisando o tombo em sua popularidade registrado pelo Datafolha.

Fonte: Folha de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *