Juruti se dividiu para lançamento do CD 2013 das Tribos Muirapinima e Mundurukus

Tribos Muirapinima e Mundurukus
Tribos Muirapinima e Mundurukus

A cidade de Juruti se dividiu em duas para o lançamento do CD das tribos Muirapinima e Mundurukus, no dia 06 de julho, na Aldeia Muirá e no Universo Mundurukus, respectivamente. É o início oficial dos preparativos para o Festival das Tribos Indígenas de Juruti (FESTRIBAL) deste ano de 2013, que tem como tema “Dacuri da Amazônia”, e que vai ocorrer nos dias 25, 26 e 27 de julho.

A Prefeitura de Juruti, como patrocinadora oficial dos CDs, repassou R$ 35.000,00 para cada tribo. E este ano as duas inovaram: a tribo Mundurukus gravou seu CD ao vivo e a tribo Muirapinima gravou além do CD, o seu DVD, que mostra o crescimento e a visão futura das duas diretorias. Para o lançamento no Universo, uma das atrações foi o cantor Arlindo Júnior, que esteve pela primeira vez em Juruti, já a Aldeia contou com a presença de David Assayag, levantador de toadas do Boi Caprichoso.

Prefeito Marquinho no Lançamento do CD da Tribo Mundurukus,Prefeito Marquinho o lançamento do CD da Tribo Muirapinima
Prefeito Marquinho no Lançamento do CD da Tribo Mundurukus,Prefeito Marquinho o lançamento do CD da Tribo Muirapinima

O prefeito Marco Aurélio esteve presente nas duas festas. “Fico feliz em prestigiar essas festas porque é fruto de um trabalho das duas tribos, e uma forma de prestação de contas, não só com a Prefeitura, mas com a população, porque é um recurso público, investido na cultura do nosso Município. E a Prefeitura como patrocinadora oficial tem o dever de se fazer presente também para apoiar os dançarinos, os artistas e as diretorias que já se mostraram parceira da Prefeitura. Parabéns as duas tribos”, disse o Marco Aurélio.

PREFEITURA DE JURUTI É PARCEIRA DO VI ENCONTRO DE PECUARISTAS

Pecuaristas se reuniram na Sede da Colônia dos Pescadores Z-42
Pecuaristas se reuniram na Sede da Colônia dos Pescadores Z-42

O Sindicato Rural de Juruti realizou, no dia 05 julho, na sede da Colônia dos Pescadores Z-42, o VI Encontro de Pecuaristas, com o tema “Municípios verde, pecuarista cidadão”, e teve a parceria da Prefeitura de Juruti, e outras instituições como Terra Meio Ambiente, Alcoa, FAEPA, BASA e ADEPARÁ. Participaram do evento, o prefeito Marco Aurélio, vice-prefeito Jonas Morais, secretários de Meio Ambiente, Amarildo Nascimento, e de Produção e Abastecimento, Eraldo Albuquerque, vereadora Heriana Santos, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) de Brasília, Ademar dos Anjos, de Belém, Celso Botelho, e de Santarém, José Rufino.

O objetivo do encontro é qualificar a pecuária em Juruti, orientando os produtores, capacitando-os para melhorar a qualidade dos produtos. “Avançamos muito na pecuária com os encontros que já realizamos. Hoje Juruti é elogiada no estado como um dos municípios que cumprem suas obrigações quanto a vacinação. Temos que ter orgulho de sermos produtores”, ressaltou, Divino Rezende, delegado sindical. Além dos produtores de Juruti, o município de Terra Santa também esteve presente no Encontro.

O prefeito Marco Aurélio reafirmou o compromisso com o Sindicato de ter a Prefeitura de Juruti como parceira na qualificação dos produtores, na abertura de linhas de crédito e na abertura de mercado consumidor. “Temos o compromisso com os pecuaristas. É uma das principais atividades econômicas do nosso município. Sentimos a obrigação de dialogar com a entidade para discutirmos essa melhoria. Podem contar com a Prefeitura. Seremos parceiros”, afirmou Marco Aurélio.

PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO LANÇAM PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA EM JURUTI

Prefeito Marco Aurélio no lançamento do Programa em Juruti
Prefeito Marco Aurélio no lançamento do Programa em Juruti

A Prefeitura de Juruti firmou parceria com o Governo do Estado na contemplação do Programa Minha Casa Minha Vida Sub-50 (municípios com até 50 mil habitantes) e lançou oficialmente, no dia 10 de julho, no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), o Programa no Município, com a presença do prefeito Marco Aurélio, secretários, vereadores, representante da COHAB, Osmar Raniere Bastos, e o gerente da Caixa Econômica de Juruti, Antônio Jorge Mota, que é o Agente Financeiro do Programa.

Foram contempladas 50 famílias, sendo 39 já selecionadas segundo os critérios da COHAB, que receberam o cheque moradia durante a solenidade, e a meta é que as casas sejam entregues em seis meses. As prioridades são as mães de família e os portadores de necessidades especiais, que terão suas casas com acessibilidade, garantiu o representante da Construtora ARCOPLAN, Wendel Pedro Pimentel. No Pará, além de Juruti, outros 18 municípios foram contemplados com essa ação.

“Essa conquista foi um esforço de toda equipe, primeiro ao tornar Juruti adimplente para que pudéssemos firmar parcerias com os governos Federal e Estadual, e segundo para que honrássemos o compromisso com a questão de habitação. É por isso que além dessas 50 famílias do bairro Nova Vitória, já cadastramos mais 120 famílias do município para que consigamos novas casas próprias. É a Prefeitura de Juruti se empenhando nas parcerias e correndo atrás de convênios, para garantir a melhoria de vida do nosso povo”, afirmou o prefeito.

O Programa tem como objetivo apoiar estados e municípios no desenvolvimento de ações integradas e articuladas que facilitem o acesso à moradia digna em áreas urbanas, que tem como principais atores o Ministério das Cidades, o Governo do Estado, através da COHAB, agente financeiro, e a Prefeitura de Juruti, através da Secretaria Municipal de Planejamento. “Temos que ficar alegres porque recebemos uma casa para morar. Agradeço a todas as pessoas que se empenharam em nos ajudar a conquistar este sonho”, disse um dos contemplados, Francisco da Rocha.

“Se não fosse a Prefeitura de Juruti, esse Programa não teria tido êxito”, frisou o representante da COHAB, Osmar Raniere.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *