Dsei Rio Tapajós: Um trabalho silencioso, que muito contribui para saúde da população indígena

Enfermeira Cleidiane dos Santos
Enfermeira Cleidiane dos Santos

O DSEI Rio Tapajós está vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), representada pela atual gestora, enfermeira Cleidiane Carvalho Ribeiro dos Santos, estando à frente do distrito desde agosto de 2012. O DSEI Rio Tapajós na abrangência dos municípios de Nono Progresso, Trairão, Jacareacanga e Itaituba, tem passado por mudanças significativas, procurando avançar na adequação do espaço físico, na estrutura de atendimento logística e principalmente na ampliação do quadro funcional como forma de valorização, reorganização e qualificação da assistência à saúde aos povos indígenas.

Aldeias se comunicam através do telefone Satelital
Aldeias se comunicam através do telefone Satelital

O DSEI TAPAJÓS conta hoje com um quadro de 353 servidores lotados até o mês de junho deste ano, distribuídos na Sede (DSEI), Pólos Base, nas Casai e nas aldeias de Itaituba, Jacareacanga, Novo Progresso e Trairão. Muito se avançou e conquistou, procurando revolucionar a comunicação entre aldeias, polos e distrito, disponibilizou em 08 (oito) aldeias o telefone SATELITAL e para atendimento emergencial, para suporte em todas as aldeias do distrito licitou 120 rádios transceptores fixo, 20 rádios móveis para voadeira, procurando renovar a frota do transporte fluvial licitou de casco de voadeira , barcos cabinado, além de adquirir 15 motores de popa de 15 HP e 14 de 40 HP (pronta entrega), 01 micro-ônibus e 01 caminhão, procurando dar condições nos atendimentos de urgência e emergência dos serviços de saúde para população indígena.

Cleidiane Carvalho não tem medido esforços de buscar recursos para revitalização e construção das sedes dos polos base tipo 1 em Karapanatuba, Missão São Francisco, Santa Maria, Restinga, Teles Pires, Itaituba – Praia do Mangue, construção da CASAI (Casa de Saúde Indígena) no município de Jacareacanga, revitalização e ampliação da CASAI de Itaituba e implantação da CASAI em Santarém-Pa, com objetivo de melhor atender as urgências dos usuários do subsistema de saúde indígena em trânsito. Vale ressaltar que todos os polos base do distrito estão estruturados com internet, computadores e impressoras visando uma melhor comunicação entre os polos e municípios referenciados, visando um melhor atendimento aos pacientes que necessitam de cuidado e atenção.

Material adquirido junto ao governo Federal para a região
Material adquirido junto ao governo Federal para a região

O DSEI Rio Tapajós trabalha com uma população de 10.277 indígenas de 06 etnias (munduruku, kaiaby, kayapó, apiaká, avacanoeiro e tembé), distribuídos em 11 polos base, compostos por EMSI – Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena em área e sede. Toda essa estrutura reflete no serviço social realizado nas comunidades indígenas, na busca ativa de prevenção de doenças endêmicas, na redução do índice de malária em 57% dos casos agravantes em comparação ao primeiro quadrimestre de 2012 em relação a 2013, além de intensificar e qualificar os serviços para as causas de saúde que julgar mais relevante nas áreas indígenas do distrito.

Fonte: RG 15/O Impacto e Luiz Sadeck

6 comentários em “Dsei Rio Tapajós: Um trabalho silencioso, que muito contribui para saúde da população indígena

  • 6 de janeiro de 2018 em 11:12
    Permalink

    Gistaria de saber como posso ter acesso ao video vencedor sobre saude indigena do DSEI Tapajos. Minha tese de doutorado e sobre esse tema

    Resposta
  • 22 de junho de 2017 em 10:12
    Permalink

    meu nome Maria Valterleni já tenho um pouco de experiência na língua Kayapó, estou cogitando uma vaga como técnica em enfermagem, tenho disponibilidade pra todo área,esse é meu número (94)992157373.

    Resposta
  • 21 de outubro de 2015 em 17:09
    Permalink

    Oi preciso saber como fazer para conseguir a carteira do ingena e uma india que esta morando aqui no meu municipo E ela e da aldeia Iaituba em Santarem no Pará.Por entre em contato coigo este e meu hotmail.

    Resposta
  • 28 de setembro de 2013 em 17:02
    Permalink

    So quero parabenizar a grande gestora do DSEI Tapajos pela excelente trabalho desenvolvida durante a sua trajetória,que venha fazer sempre esse sucesso no trabalho que a população indigena estejam sempre te der forças e ver o trabalho realizado e o grande carinho que tem por vc…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *