Visitantes lotam Juruti no Festribal

Tribos Mundurukus e Muirapinima
Tribos Mundurukus e Muirapinima

Milhares de pessoas  chegam todos os anos a Juruti no final de julho para prestigiar o Festival das Tribos Indígenas. Essa freqüência positiva se deve à divulgação que foi dada ao evento nos últimos anos. As pessoas chegam dos mais diferentes lugares, desde as cidades mais próximas a Juruti, como Óbidos, Oriximiná, Terra Santa, Faro, Santarém, e também de lugares mais distantes como Monte Alegre,  Almeirim, Prainha, Manaus, Belém. Por causa da intensa divulgação na internet, é possível encontrar também pessoas de outras regiões do Brasil, como visitantes de São Paulo, Minas Gerais, Bahia e até do exterior.

Por causa da repercussão do evento, não é difícil se encontrar pelas ruas da cidade e no próprio Tribódromo, visitantes que apreciam essa festa. Os motivos pelos quais as pessoas procuram Juruti nessa época, são muitos, indo dos seus igarapés com águas frias e transparentes, à culinária e, principalmente o Festival das Tribos que é considerado Patrimônio Cultural do Estado do Pará.

Festribal de Juruti: Muirapinima ou Mundurukus?

Festival das Tribos é realizado de 25 a 27 do mês de julho
Festival das Tribos é realizado de 25 a 27 do mês de julho

O Festival das Tribos Indígenas de Juruti 2013 é realizado nos dias 25, 26 e 27 de Julho; mas é no último dia que acontecem as apresentações das tribos MuirapinimaMundurukus. Juruti é a cidade das Tribos Mundurukus e Muirapinima, mas também uma cidade simples que impõe atitude pelas diversas particularidades que possui e que encanta qualquer visitante. Hospitalidade, alegria, devoção e simplicidade são as chaves do sucesso dessa cidade.

A festa acontece no Tribódromo, que é dividido em duas partes;  de um lado fica a galera da tribo Muirapinima e de outro a galera da tribo Mundurukus. O Tribódromo tem capacidade para receber em torno de  10 mil espectadores, mas mesmo quem não consegue um lugar na arquibancada ainda pode recorrer aos telões que são colocados na parte de fora do Tribódromo. Este ano a capacidade foi reduzida para 6 mil pessoas por recomendação do Corpo de Bombeiros a fim de garantir a segurança para os frequentadores.

Como chegar a Juruti?

Saindo de Manaus, Santarém, ou qualquer cidade da região Oeste do Pará você pode vir de barco ou navio até Juruti. De Belém, você pode vir de avião até Santarém e em seguida pegar barco, lancha ou navio.

Vale lembrar que no Festival das Tribos de Juruti rola muita gente animada, gente bonita, festas e agitação na cidade durante todo o Festribal.

Escolha o sua Tribo e curta o Festribal de Juruti!!!

Festival das Tribos Indígenas agita Juruti

Depois do Festival de Parintins realizado no Estado do Amazonas no final do mês de junho, Juruti, município ao extremo Oeste do Pará, chamou a atenção com os preparativos para a 19ª edição do Festribal (Festival das Tribos Indígenas de Juruti), um grandioso espetáculo de cores e emoções.

No Tribódromo, grande arena construída especialmente para a disputa de cores e ritmos, no formato de uma canoa, as tribos Mundurukus e Muirapinima vão mostrar as crenças e lendas da Amazônia, em apresentações com cantos, danças e alegorias. A cidade vive um clima de euforia. As cores das tribos Mundurukus (vermelho e amarelo) e Muirapinima (vermelho e azul) tomam conta das ruas, das fachadas das casas e até das roupas e acessórios. Cerca de 30 mil pessoas compareceram nos dias 25, 26 e 27 de julho.

Os preparativos para o Festribal e os ensaios das tribos são intensos. Todas as noites, a partir das 20 horas, a população local e os visitantes se dividem entre acompanhar as coreografias e aprender os cantos da tribo Mundurukus, no Universo Mundurukus, e da tribo Muirapinima, na Aldeia Muirá. As tribos têm torcidas organizadas e a ‘galera’, como são chamadas as torcidas, contam na pontuação da disputa. O torcedor de uma tribo deve respeitar a apresentação da tribo concorrente, ficando praticamente imóvel, como acontece em Parintins.

História – A disputa não é de hoje. O Festribal nasceu dentro do Festival Folclórico de Juruti, que apresentava cordões de pássaros, quadrilhas, bumba-meu-boi e carimbó.

Consta na história do surgimento do Festribal que em 1993 foi criada uma dança com coreografia indígena denominada ‘Tribo Mundurukus’. Na época, como não havia essa categoria no festival folclórico, em 1994 foi criado outro grupo denominado ‘Tribo Muirapinima’ para concorrer com os Mundurukus. Muirapinima é o nome de uma árvore cuja madeira de lei era utilizada para fabricação de móveis no período colonial. A primeira disputa entre as tribos Muirapinima e Mundurukus ocorreu em 1995.

A estrutura do Festribal cresce a cada ano. De acordo com informações de pessoas que acompanham a evolução do Festribal, antes se trabalhava com recursos mínimos e muito improviso. Hoje a dimensão é muito maior, em função do patrocínio de algumas instituições públicas e particulares, sendo que no atual contexto, a Prefeitura de Juruti é a maior patrocinadora do evento.

Além de apoio e patrocínio, ainda prevalece a vontade e a criatividade da população em realizar o Festribal. ‘O povo jurutiense transpira Festribal em julho. Para se ter uma idéia, as moças andam pelas ruas com braços para cima e para baixo, treinando as coreografias’, contam os historiadores.

Outra forma de as tribos arrecadarem dinheiro para confeccionarem as indumentárias e alegorias – vale destacar que a maioria dos integrantes das tribos faz trabalho voluntário – é a realização de festas e até durantes os ensaios. Todo  ano as duas tribos lançaram CDs com os cantos tribais do espetáculo, também patrocinados pela Prefeitura Municipal,  que são vendidos para ajudar nas despesas. “Estamos progredindo de acordo com o desenvolvimento do município e também graças à disponibilidade das pessoas, que trabalham por amor. Juruti sempre foi um berço da cultura e de festas. O povo local é muito festeiro e nós temos a obrigação de manter viva essa tradição”, disse o prefeito da cidade Marco Aurélio Dolzane, que lembra que graças a esse crescimento que o Festribal passou a ser considerado Patrimônio Cultural do Pará.

ITENS A SEREM JULGADOS PELOS JURADOS
APRESENTADOR
PORTA ESTANDARTE
GUARDIÃ TRIBAL
TUXAUA
ÍNDIA GUERREIRA
PAJÉ
CANTO INDÍGENA/LETRA/MÚSICA
REGIONAL
EVOLUÇÃO
RITUAL
ALEGORIA
TRIBO ORIGINALIDADE
TRIBO COREOGRAFADA
ORIGINALIDADE EM CONJUNTO
HARMONIA
GALERA

Prefeitura Municipal de Juruti – Estrutura Administrativa

Prefeito: Marco Aurélio Dolzane do Couto (PSD)

Vice-prefeito: Jonas Morais Cativo (PT)

Secretário de Cultura: Carlos Alberto Pinheiro

Secretário de Comunicação: Marcel Gonçalves

População: 50 mil habitantes, sendo em torno de 30 mil na zona rural e 20 mil na zona urbana.

Localizada à margem esquerda do rio Amazonas. Está a uma distância de 350 quilômetros e  em torno de 600 quilômetros da capital paraense, Belém.

Padroeira: Nossa Senhora da Saúde

Fundação: 9 de abril de 1883 – 130 anos.

Prefeito prestigia seminário dos trabalhadores rurais

O prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto, acompanhado de vários secretários, participou na manhã de sexta-feira, no Salão Dom Bosco, do Seminário de Ações para o Fortalecimento do Exercício da Cidadania para Mulheres e Jovens Rurais, numa promoção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juruti. No evento também estiveram pressentes a delegado da Fetagri, Maria Rosa; vereadores Elivan Rocha e Janisson Natividade; deputado estadual Zé Maria e lideranças de várias regiões do município.

No seu pronunciamento aos trabalhadores e produtores rurais, o prefeito jurutiense disse que tem uma grande consideração pelos trabalhadores rurais por entender que a agricultura familiar é um dos maiores potenciais econômicos do município. Reconhecendo isso a Prefeitura de Juruti atuou junto a Emater para a contratação de mais dois técnicos, além de melhorar as condições das estradas e incentivar o uso das novas tecnologias para aumentar e melhorar a produção.

O prefeito defendeu ainda a criação de uma cooperativa agrícola para garantir o mercado para a produção, bem como falou de vários projetos de seu governo voltados para o trabalhador rural, com o Minha Casa Minha Vida Rural junto ao Incra, Luz Para Todos que vai atender várias regiões do município com mais de três mil ligações, implantação do Ensino Médio em várias regiões e o apoio ao pequeno pecuarista. Tudo com o objetivo de tornar o produto de Juruti de melhor qualidade para o consumo local e para exportação.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juruti, José Pimentel Santos Filho agradeceu a presença do prefeito marco Aurélio e renovou a disposição da entidade de ser parceira do governo em busca de novas conquistas para o trabalhador o campo, a fim de que ele tenha razões e motivos para continuar produzindo na sua comunidade evitando assim o êxodo rural.

Fonte: RG 15/O Impacto e Rui Neri 

Um comentário em “Visitantes lotam Juruti no Festribal

  • 20 de outubro de 2016 em 09:18
    Permalink

    BOM DIA MEU POVO,MAIS UMA VEZ VENHA ME MANIFESTAR ATRAVÉS DESTE ESPAÇO E FALAR SOBRE A MINHA CIDADE QUERIDA,INFELIZMENTE A CIDADE VAI SER ADMINISTRADA POR PESSOAS CORRUPTAS SEM O MENOR PUDOR COM A GESTÃO PUBLICA E DINHEIRO PUBLICO, NÃO SOU DAQUELES QUE TEM A FILISOFIA DE QUE O POVO MERECE O PREFEITO QUE VAI TER OU TEM,PORQUE RESPEITO O MEU POVO , INFELISMENTE SÃO ALGUNS QUE COMUNHAM E VOTAM NESSE TIPO DE PESSOA QUE O SENHOR HENRIQUE O QUAL FICOU RICO SEM TER UM TRABALHO DE CARTEIRA ASSINADA, ENFIM TODOS ADJETIVOS QUE POSSAMOS FALAR DESSA CRIATUTA PETISTA E POUCO UM GRANDE ABRAÇOS CHEGOU O ATRASO INFELINMENTE ALBERTO NUNES

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *