Falta de energia – Nélio cobra providências da Celpa

Deputado Nélio Aguiar com Raimundo Castro
Deputado Nélio Aguiar com Raimundo Castro

O deputado Nélio Aguiar (DEM) esteve com o presidente da Rede Celpa, Raimundo Nonato Castro, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa),  na quarta-feira, 7, para reclamar das constantes falta de energia no Oeste do Pará, inclusive em Santarém. “As interrupções tem causado um enorme transtorno e grandes prejuízos para a população e precisa de solução urgente. Além disso, também cobrei mais investimentos da Celpa na região para garantir maior qualidade no fornecimento de energia elétrica e evitar as oscilações e apagões constantes”, pontuou Nélio.

O presidente da Rede Celpa  garantiu que até o próximo dia 16 estará colocando em funcionamento dois potentes transformadores na subestação de Santarém, com regulação automática de voltagem, evitando assim as oscilações. “Ele justificou, no entanto, que o problema da falta de energia nos últimos dias deve-se ao fato da Eletronorte estar disponibilizando energia para Manaus”, disse o parlamentar.

LUZ PARA TODOS: Durante a reunião com dirigentes da Celpa, Nélio Aguiar cobrou, também, a retomada  das obras do Programa Luz para Todos nos municípios da Região Oeste do Pará. Essa já é a 3ª vez que o parlamentar reforça a necessidade da retomada do programa. Diversas comunidades da região estão contempladas no 5º Contrato de Obras aprovadas pelo conselho gestor estadual, na reunião do dia 19 de dezembro do ano passado, dentro dos moldes do Programa Luz para Todos. “O problema é que o referido contrato, que autoriza a empresa concessionária a executar essas obras, segundo a Celpa, encontra-se em fase de elaboração junto à Eletrobrás. Enquanto, toda a população da Região Oeste do Pará fica prejudicada com a falta de energia elétrica. Esperamos uma resposta mais concreta da Celpa, pois é uma contradição o Pará ser exportador de energia elétrica para outros estados, e a população da nossa região, que muitas vezes vive nos municípios geradores de energia, estar sofrendo com a falta de energia elétrica.”, defendeu o parlamentar.

RECURSOS PARA REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA TIRADENTES: A Praça Tiradentes, um dos pontos turísticos localizada no bairro da Aldeia em Santarém, no Oeste do Pará, já tem R$ 300 mil garantidos para sua revitalização.

Através  do empenho do deputado Nélio Aguiar (DEM), o Governo do Estado fará assinatura de convênio com a Prefeitura de Santarém para obras naquele logradouro, que amargou longo período de abandono.

“É uma reivindicação antiga dos moradores de Santarém, principalmente dos bairros da Aldeia e Fátima, que agora está sendo atendida, através do nosso empenho  e do prefeito Alexandre Von”, disse o parlamentar.

Um dos entraves para a revitalização era a ocupação desordenada do local. Mas após a saída dos donos das barracas, através de uma ação movida pela Associação dos Moradores do Bairro da Aldeia, a Praça Tiradentes foi desocupada e o trabalho de revitalização poderá começar.

“A liberação do recurso deve ocorrer ainda este ano, após assinatura de convênio entre Governo do Estado e Prefeitura de Santarém. O importante é que o recurso está garantido”, detalha Nélio Aguiar. Com informações de Kátia Aguiar.

Fonte: RG15/ O Impacto

Um comentário em “Falta de energia – Nélio cobra providências da Celpa

  • 9 de agosto de 2013 em 17:59
    Permalink

    Tem que haver redução de tarifa.
    É inadimissível que um Estado exportador de energia elétrica tenha a tarifa mais alta do país. E ainda será o único Estado a ter reajuste, e num percentual tão elevado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *