Diretor do Hospital Regional de Santarém denuncia Celpa

Herbert Moreschi
Herbert Moreschi

Os prejuízos causados pela Celpa com as constantes falhas de energia elétrica em Santarém viraram alvo de denúncia do diretor do Hospital regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA), Dr. Herbert Moreschi. Na última segunda-feira, 05, o gerador de força auxiliar do HRBA sofreu vários danos, durante as constantes interrupções de energia.

O diretor do Hospital Regional lamenta o que vem ocorrendo em Santarém com a energia elétrica, cuja responsabilidade é da CELPA.

Segundo Herbert Moreschi, as falhas de energia já comprometeram o sistema de telefonia, central de dados, queimou a máquina de ressonância magnética e, na segunda-feira, o prejuízo foi maior, com o gerador de força auxiliar.

Esse gerador supre a necessidade, quando a energia fornecida pela CELPA é interrompida. De acordo com Moreschi, o valor para recuperar o equipamento de ressonância está na ordem de R$ 200 mil, dinheiro que poderia ser investido em outra atividade a favor da população.

Ele declara que a população de Santarém sofre com as interrupções inesperadas de energia, porém, há uma diferença em relação ao Hospital Regional. É que ali, vidas dependem desse serviço.

ACIDENTES: Nas últimas semanas, aumentaram consideravelmente os casos de vítimas de acidentes de trânsito nas cidades da região e todos são encaminhados ao Pronto Socorro Municipal de Santarém (PSM), de onde são transferidos para o Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará (HRBA).

Questionado sobre o assunto, o diretor do HRBA, Herbert Moreschi acredita que campanhas de educação no trânsito podem resolver a situação e isso deve começar pela família, em casa.

Ele diz que não basta repassar a responsabilidade, pelo que vem ocorrendo no trânsito, apenas às autoridades, se a educação não partir dos pais.

DESCASO: A titular da Secretária Municipal de Saúde (Semsa), Dra. Valdenira Cunha, também falou sobre o número de pacientes de outros municípios que são encaminhados e internados no Hospital de Santarém, vítimas de acidente e do descaso de prefeitos de outras cidades. Ela critica a falta de investimentos na saúde pública, pelas prefeituras, e diz que todos os secretários da região são sabedores da realidade de Santarém.

Dra. Valdenira Cunha levará o caso ao conhecimento das autoridades estaduais e, caso medidas não sejam tomadas, o governo municipal deverá mover uma ação judicial.

SUPERLOTAÇÃO: O diretor do Hospital Regional, Herbert Moreschi, destacou, ainda, que o problema da superlotação das unidades de saúde pública é uma realidade nacional e o Estado não conseguirá construir hospitais na mesma intensidade em que se vendem motos, considerado o principal veículo causador das tragédias que conduzem pacientes à sala de cirurgia.

Fonte: RG 15/O Impacto

2 comentários em “Diretor do Hospital Regional de Santarém denuncia Celpa

  • 12 de agosto de 2013 em 15:54
    Permalink

    A Celpa é uma verdadeira vergonha. No meu bairro não aguentamos mais. É muito equipamento queimado, é muito prejuízo. Até que enfim alguém tomou uma atitude. Meus aplausos ao diretor do regional pela atitude. Acho que outras entidades, associações de bairro deveriam fazer o mesmo. Chega de nos tratar como se fossemos menos importante que outros locais do pais. Celpa hoje é sinônimo de incompetência.

    Resposta
  • 11 de agosto de 2013 em 16:43
    Permalink

    Parabéns ao diretor do Regional pela denúncia. A Celpa desrespeita a população de Santarém. Já não basta os prejuizos que temos em casa. Agora a Celpa prejudica a nossa saúde também.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *