Henderson Pinto: “Sessões da Câmara serão mais proveitosas”
A colocação de vidro no parapeito da Câmara Municipal de Santarém durante o recesso parlamentar continua repercutindo na cidade. Após a retomada dos trabalhos na Câmara, no início desta semana, muitos comentários foram ouvidos na cidade em relação a reforma do plenário com a colocação do vidro, como: a instalação de “vidros blindados”, a “Casa de Vidro do Big Brother Brasil”, entre outras denominações dadas pela população.
Por conta das inúmeras reclamações da população, o presidente da Câmara Municipal, vereador Henderson Pinto (DEM) negou que o vidro se trata de uma redoma. Para ele, a redoma se consolida, como um local fechado. Porém, Henderson garante que o vidro da Câmara não se trata de um local fechado.
“O vidro colocado não é blindado, mas o que eu tenho observado é que existem algumas informações equivocadas. Já ouvi algumas pessoas dizendo que foi colocada uma redoma e, isso não é verdade! Não existe uma redoma na Câmara. A verdadeira redoma não tem entrada e nem saída”, justifica.
Segundo Henderson Pinto, a colocação do vidro foi para garantir uma sessão mais proveitosa e com mais atenção por parte dos vereadores e das pessoas que acompanham os trabalhos do Legislativo local. As reclamações da falta de atenção, de acordo com Henderson, foram feitas diretamente à presidência por pessoas que querem ficar atentas na aprovação das leis e de projetos do Legislativo Municipal.
“Foram observadas conversas paralelas de vereadores com outras pessoas e isso estava atrapalhando a sessão. Muitas pessoas chegavam e chamavam os vereadores para conversar com eles na hora da sessão. Durante as sessões são necessários discutirmos temas importantes para a cidade e os vereadores precisam estar atentos, assim como a população deve avaliar os trabalhos”, argumenta o Presidente.
Ele reafirma que foram ouvidas diversas reclamações e sugestões de que a presidência da Casa Legislativa tomasse providencias no sentido de que fizesse com que a sessão se tornasse mais proveitosa. Hoje, Henderson Pinto enfatiza que não há mais conversas paralelas de vereadores e outras pessoas no parapeito, onde foi colocado o vidro.
“Qualquer liderança comunitária ou de movimento que precisa vir para a Câmara falar com um Vereador no momento da sessão não tem problema nenhum! Vai continuar o atendimento. Será feito de forma mais proveitoso, com mais atenção, porque o Vereador tem a opção de sair do plenário para atender a liderança comunitária”, garante.
INVESTIMENTO: O vidro, de acordo com Henderson Pinto, foi colocado com a decisão dos 21 vereadores, onde foi construído com recursos próprios da Câmara. Ele explica que a colocação do vidro custou à Câmara Municipal de Santarém o valor de R$ 14.600 mil.
“Foi feita uma pesquisa em várias empresas de Santarém e houve propostas de R$ 25 mil. A Câmara optou por uma proposta mais baixa e de qualidade”, ressalta Henderson, completando que com a colocação do vidro, melhorou o sistema de som interno do plenário, para a área externa.
“Para a pessoa que vier à Câmara e não puder entrar quando o plenário estiver lotado, vai ter a opção de ouvir do lado de fora”, garante.
Fonte:RG 15/O Impacto