Manifestação contra Estado em Juruti foi um fracasso

Cerca de 50 pessoas foram às ruas protestar contra educação
Cerca de 50 pessoas foram às ruas protestar contra educação

A manifestação contra o Estado programada para, quinta-feira, 8, em Juruti, foi um fracasso. Pelas informações chegadas em nossa redação, pouco mais de 50 pessoas participaram do evento, sendo que a maioria crianças que carregavam algumas faixas.

O movimento foi encabeçado por diretores das escolas estaduais de Juruti que antes realizaram uma reunião com pais e alunos para informar sobre a falta de servidores de apoio, ocasião em que foi decidida a manifestação.

No dia seguinte, sensível à causa educacional, o prefeito Marquinho Dolzane, chamou os diretores e anunciou apoio da Prefeitura com pessoal até que o Estado conclua o processo de contratação dos servidores que foram solicitados que está na reta final.

Apesar disso, os diretores e alguns professores estaduais mantiveram o movimento que foi fraco já que os alunos perceberam que não tinha mais sentido pedir algo que já foi atendido.

Interessante é que apesar da reivindicação se referir a pessoal de apoio (serventes, vigias, merendeiras), uma das palavras de ordem era:“queremos professores capacitados”, numa afronta a centenas de profissionais graduados, pós-graduados e até mestres que existem no quadro da Seduc em Juruti.

Percebeu-se que o movimento ganhou cunho político, uma vez que os “cabeças” são pessoas ligadas ao PT que já estão antecipando o palanque eleitoral de 2014. Vale ressaltar que a maioria dos membros do PT de Juruti não concorda com esse tipo de atitude de alguns filiados que não se conformam de estarem fora do atual governo.

PREFEITURA GARANTE APOIO PARA FUNCIONAMENTO  DAS ESCOLAS ESTADUAIS: O prefeito de Juruti, Marco Aurélio Dolzane do Couto, sensível às necessidades das escolas estaduais do Município, autorizou a secretária municipal de educação, Régia Pinheiro, a ceder os servidores que as escolas precisam para funcionar normalmente. Enquanto isso Marquinho vai atuar junto ao Estado (Seduc) para agilizar os contratos dos servidores que atuarão nas escolas estaduais.

Com essa medida fica patenteado mais uma vez o compromisso que o atual governo jurutiense tem com a educação, pois mesmo não sendo de sua responsabilidade a Prefeitura de Juruti está ajudando o Estado a solucionar uma questão seríssima.

Sem essa medida, os mais prejudicados seriam os alunos que teriam conteúdos reduzidos e seu aprendizado prejudicado. Sobre uma manifestação prevista para o dia 8 passado, o prefeito Marco Aurélio Dolzane disse que não tem nada contra e que reconhece que é um direito constitucional das pessoas se manifestarem. Disse, ainda, que acredita que a população de Juruti é bem intencionada e que não vai permitir que desviem o foco do movimento.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *