Deputado pede instalação do curso de medicina na UFOPA
O Deputado Nélio Aguiar (DEM) deu entrada nesta terça-feira (27) à moção na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) solicitando ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante, a instalação urgente do curso de Medicina na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). O parlamentar argumenta que a implantação do curso se faz necessária para toda a região e tem por base a Política Nacional de Expansão de Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, instituída pelo MEC e publicada no Diário Oficial da União. “Sem dúvida, com a inclusão do curso de medicina na UFOPA, com o projeto pedagógico, cujo componente central é o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), quem ganhará é toda a população não só do Oeste do Pará, mas todo o Estado”, defende.
DEPUTADO DEFENDE O REPASSE DO INCENTIVO À SAÚDE PARA BELTERRA: O deputado Nélio Aguiar (DEM) enviou ofício ao secretário de Estado de Saúde Pública, Hélio Franco, nesta terça-feira, 27, solicitando esclarecimentos à respeito do atraso no repasse de incentivo Estadual no ano de 2012 e referente aos quatro meses de 2013 ao município de Belterra, no Oeste do Pará. “Como parlamentar sinto-me no dever de cobrar a atuação do Estado, bem como, para atender a uma reivindicação da Vereadora de Belterra Maria de Lourdes de Souza, feita através do ofício enviado em junho deste ano ao governador Simão Jatene, além do que o recurso é indispensável para atender a saúde dos moradores de Belterra através do programa Farmácia Básica”, argumenta o parlamentar.
Nélio Aguiar explica, ainda, que o município de Belterra é tripartite e que o repasse está sendo feito corretamente no âmbito Federal e Municipal, ficando pendente o repasse Estadual.
COMISSÃO PARA ACOMPANHAR CONSTRUÇÃO DE HIDRELÉTRICAS NO TAPAJÓS: O estudo de viabilidade para construção de um Complexo Hidrelétrico composto por cinco usinas ao longo do rio Tapajós: São Luiz do Tapajós, Jatobá, Jamanxim, Cachoeira do Caí, Cachoeira dos Patos, além de outros dois aproveitamentos inventariados que já estão em construção, o Chocorão e Jardim do Ouro, estão causando preocupação ao deputado Nélio Aguiar (DEM), que nesta teça-feira, 27 deu entrada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) a um requerimento pedindo a instalação de uma comissão permanente formado por deputados estaduais para acompanhar a construção de hidrelétricas na região do Tapajós. Segundo o parlamentar, após a conclusão, o complexo terá uma potência instalada de 10.682 megawatts (MW). “Só para se ter uma idéia comparativa com a Usina de Tucuruí, também no Pará, tem capacidade instalada de 8.370 MW. Se comparado às outras megausinas brasileiras, o complexo do Tapajós só ficará atrás da binacional Itaipu, de propriedade brasileira e paraguaia, com 14.000 MW e da ainda em construção Usina de Belo Monte, que se estima gerará, em plena capacidade, 11.233 MW, então, temos de estar atentos para que não ocorram erros históricos anteriores, nos quais a população da região que abrigava a hidrelétrica não era beneficiada com a energia gerada”, alerta.
Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar