Coluna Impacto

Sem Título-1Audiência

Prefeita de Prainha, Patrícia Hage e o deputado estadual Junior Hage, estiveram em Belém reunindo em audiência com o governador Simão Jatene (foto). Na pauta, assuntos relevantes para o Município, como o asfalto para a cidade e margem direita, bem como a ampliação da rede de energia no município de Prainha. A Prefeita informou à coluna, que a Vila de Santa Maria do Uruará recebeu materiais de ampliação do sistema de água do bairro da Baixada, que dobrará sua capacidade de 60 mil para 120 mil litros de água, atendendo mais de 100 famílias.

Apagão até 2016

O linhão de Tramoeste, que abastece com energia elétrica, os municípios do Oeste do Pará não suporta mais transmitir os 230 KV necessários para abastecer a região. A informação foi dada pelo diretor financeiro da Rede Celpa, Mauro Chaves, na quinta-feira, 19, durante reunião na Comissão de  Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Alepa. A reunião, solicitada pelo deputado Nélio Aguiar (DEM), que deveria tomar ares de acareação não contou com a presença de representante da Eletronorte. “É um absurdo que a empresa não se digne a mandar alguém aqui na Casa do Povo para, pelo menos dar suas explicações para um problema que está prejudicando milhares de pessoas”, protestou Nélio Aguiar. Segundo Mauro Chaves, o problema dos constantes apagões no Oeste não está associado à geração de energia firme, mas à transmissão. “O Linhão de Tramoeste foi construído na década de 80 e desde 2011 começou a apresentar problemas na linha de transmissão para o Oeste. O problema foi agravado desde o ano passado com o início das obras de Belo Monte em Altamira, que demanda grande quantidade de energia”, explicou.

Apagão até 2016 II

Mauro Chaves disse, ainda, que a Rede Celpa já havia alertado a Eletronorte sobre o problema em 2011, mas que a empresa respondeu de forma negativa para o investimento necessário às obras de reforço no Linhão do Tramoeste. Ele apresentou documentos comprovando a resposta negativa da Eletronorte. “No entanto, somente agora com o agravamento do problema é que o Governo Federal decidiu pelo início do leilão para as obras”, disse. O leilão deve ser aberto nos próximos dias, no entanto, depois de iniciadas as obras só devem ficar prontas em 2016.

Coomflona

Os serviços de manejo sustentável realizado por moradores de comunidades do interior de Belterra, motivaram o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) a recomendar para a Cooperativa Mista Flona Tapajós (Coomflona), a certificação FSC 100% comunitário. O Imaflora tomou a decisão depois de uma auditoria realizada entre os dias 02 e 06 de setembro. A iniciativa gerou impactos positivos para o manejo florestal comunitário no Pará, na região Amazônica e no mercado de madeiras tropicais. O selo de certificação FSC 100% comunitário abre as portas para exportação, além de representar um diferencial no mercado e uma aceitação maior do consumidor.

Diretora por um fio

As atitudes da diretora de uma URE da região Oeste vêm deixando  diretores das escolas  estaduais em situação difícil. Ao invés de tomar as devidas providências que são de sua incumbência, ela fica tratando de assuntos particulares e fazendo “fofoca” dentro do órgão estadual. As principais necessidades das escolas que pertencem à essa URE são falta de professores, pessoal de apoio e reforma de prédios escolares. A referida diretora não atende ninguém e nem busca apoio junto aos prefeitos e demais políticos, quer resolver tudo sozinha e não resolve nada. Por causa disso, uma articulação já está sendo feita para trocar a diretora cujo nome daremos na próxima edição.

Ufopa no Lago Grande

O vereador Ronan Liberal Jr está pedindo que a UFOPA crie um Núcleo na Vila de Curuai, para atender a população da região do Lago Grande. O Vereador atende pedido da Associação de Moradores da Vila de Curuai – ASMOVIC, pois os alunos que concluem o ensino médio necessitam mudar para Santarémé para prestarem vestibular e cursar um nível superior. Com a implantação de um Núcleo na Vila a população poderá continuar seus estudos sem precisar se deslocar para outros municípios e não deixando também de realizar suas atividades rurais que fazem parte de seu cotidiano.

Retoques

Júlia Moretto, doutora em Ciências Políticas e funcionária do Ministério do Desenvolvimento  Social (MDS), está em  Santarém  realizando uma pesquisa do Pronatec. Vale ressaltar que Santarém é a única cidade do Pará onde essa pesquisa está sendo realizada. * Santarém sedia, no período de 18 a 22 de novembro, o primeiro festival de vídeo da região Oeste do Pará. O evento, promovido pelos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade/Propaganda) da FIT, tem por objetivo incentivar a produção audiovisual na região. * As inscrições dos vídeos podem ser realizadas até dia 10 de outubro de 2013 e estão abertas para estudantes em geral, profissionais e amadores, pessoas que gostam de fazer vídeos. * Os bancários do município de Santarém decidiram entrar em greve desde quinta-feira (19). De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários de Santarém, Joacyr Belém, todas as agências aderiram à greve que é nacional e por tempo indeterminado. Somente os caixas eletrônicos estão funcionando normalmente. * A quantidade de veículos que farão a rota de Santarém para a Vila de Alter do Chão durante as festividades do Sairé foi definida em reunião entre equipe de planejamento da SMT e empresários. Serão disponibilizados 50 veículos, sendo que esse número poderá subir para 70 conforme a demanda de passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *