Deputado Lira Maia desmente Prefeito Farias

Deputado Lira Maia e sua comitiva juntamente com o Vice-Prefeito de Alenquer Jefferson e o Presidente da Câmara Rosi Cunha
Deputado Lira Maia e sua comitiva juntamente com o Vice-Prefeito de Alenquer Jefferson e o Presidente da Câmara Rosi Cunha

Uma audiência pública informal presidida pelo deputado federal Joaquim de Lira Maia, realizada no município de Alenquer, deixou a população ximanga frustrada. O evento realizou-se às 10hs do dia 06 de setembro na Câmara Municipal de Alenquer e contou com a participação maciça da sociedade civil organizada, vereadores, empresários e representantes de agremiações partidárias. Vale ressaltar que o parlamentar federal trouxe em sua comitiva, a deputada estadual Josefina Carmo, deputado estadual Nélio Aguiar e o presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Enderson Pinto. Na oportunidade, os visitantes receberam votos de boas vindas através de cartazes.

Após composta a mesa, o primeiro a falar foi o deputado federal Lira Maia, onde na oportunidade foi claro, conciso, preciso e objetivo em levar ao conhecimento dos presentes, que ao participar de uma reunião na capital Federal com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no momento não teria informações agradáveis para o município de Alenquer e para a região da Calha Norte.

Assim sendo, disse o parlamentar que por ocasião da referida audiência, ficou tendo conhecimento de que a curto e médio prazo o programa do governo federal LUZ PARA TODOS, através do rebaixamento do linhão do Tucuruí, não seria possível sua concretude para os próximos meses. Isto porque, não existem recursos no orçamento da União para o projeto. Tal pronunciamento desmente as promessas feitas pelo atual prefeito Cleóstenes Farias de que o referido programa estava chegando ao município de Alenquer.

Continuando, disse o Deputado, que ficou indignado com a atitude do governo Federal pela falta de vontade política de não buscar solução plausível para o desenvolvimento da nossa região através de energia de boa qualidade.

Ato contínuo, a fala dos deputados Nélio e Josefina foi meramente orquestrada, sincronizada e sintonizada, apenas engrossando o caldo do discurso eloquente do deputado Lira Maia. Os mesmos tentaram justificar o injustificável e/ou explicar o inexplicável, arguindo que é inconcebível a energia do estado do Pará (usina hidrelétrica de Tucuruí) beneficiar vários estados da Federação com a energia subsidiada e não suprir a demanda dos moradores da região da Calha Norte. Inclusive, passando o linhão no quintal dos moradores, com o destino ao estado do Amazonas. Enquanto isso, que nossa população continua às escuras.

Em resumo, segundo o deputado Lira Maia, os únicos municípios da Calha Norte que já estão aptos a receberem a energia de Tucuruí, são Óbidos e Oriximina. Portanto, no ponto de vista político, todas as notícias veiculadas por políticos e pela imprensa local, não tem parâmetro, legitimidade e muito menos amparo legal. Neste contexto, como já se aproximam as eleições, a população mais do que nunca deve ficar atenta para as promessas mirabolantes, brincadeiras de mau gosto e piadas sem graças. Afinal, as informações acerca de melhoria de qualidade de vida, objeto das benesses da energia do Tucuruí são improcedentes, infundadas, irresponsáveis e especulativas. A dura realidade é que, por incompetência da gestão pública, o município de Alenquer está na lanterna, ou seja, em último lugar dos municípios da região e no fundo do poço. Entretanto, lamentavelmente continua o primeiro no ranking em desmando e corrupção generalizada.

Por: Hemenegildo Garcia/e-mail: rhgarcia2008@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *