Festival de Obras: Prefeitura entrega nova sede da Secretaria Municipal de Agricultura
A solenidade de inauguração iniciou com os discursos das autoridades e em seguida o corte da fita e descerramento da placa. Em tom improvisado o prefeito Erivando Amaral, o Vando, fez questão de lembrar que além da nova sede, a SEMAGRI hoje está toda equipada para atender ao produtor. Somente nos últimos dois anos, o governo “O Progresso é Para Todos” já investiu mais de 2 milhões de reais em máquinas e implementos agrícolas. “Hoje todas as ações desenvolvidas pela secretaria de Agricultura são planejadas e contam a participação direta dos produtores.
“São eles que dizem o que querem plantar e a SEMAGRI entra com apoio técnico e logístico, sempre procurando buscar uma produção de alimentos saudáveis e, acima de tudo, respeitando o meio ambiente”, disse o prefeito de Vitória do Xingu.
Assim como o novo prédio da Secretaria de Obras entregue no início do mês, o prédio da SEMAGRI foi construído com recursos próprios do município e foi todo equipado, oferecendo uma melhor condição de trabalho aos funcionários e, consequentemente um melhor atendimento a população do campo e da cidade. “Com a construção da nova secretaria, nós estamos com uma equipe técnica aparelhada para poder trabalhar e melhorar as condições de trabalho do produtor rural, antes nós trabalhávamos em um prédio alugado bastante pequeno e hoje graças ao prefeito Vando, nós temos salas disponíveis para cada profissional que trabalha aqui na secretaria”, festejou José Pereira, secretário de Agricultura do município de Vitória do Xingu.
Esses investimentos na área da agricultura tem trazido de volta a esperança de muitos agricultores em cultivar a terra. “Eu sonhava em ter a própria roça e graças a ajuda da prefeitura, hoje tenho como cultivar e escoar minha produção”, disse a agricultora Deusalina Barbosa Ribeiro.
Com o objetivo de aumentar a renda dos produtores rurais, a secretaria de agricultura abriu possibilidades para novos trabalhos serem desenvolvidos, como a piscicultura, avicultura, cultivo de mudas e sementes.
Na Piscicultura o agricultor recebe tanques, alevinos e os dois primeiros meses de alimentação dos peixes, tudo com custo zero. Só nesta primeira fase do projeto serão construídos 40 tanques para a criação de peixes. Para quem já recebeu o tanque, o momento é de alegria e de expectativas para o novo negócio.
Fonte: RG 15/O Impacto e Wilson Soares/Agência WD Notícias