Gigantes petroleiras Exxon, BP e BG estão fora do leilão de Libra, diz ANP

Petrolífera
Petrolífera

A diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard, disse nesta quarta-feira (19) que recebeu informações das gigantes petroleiras Exxon Mobil, americana, e as britânicas BP e BG de que elas não participarão do leilão da reserva petrolífera de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

Magda disse ainda que esperava que até 40 empresas participassem do leilão, mas que a “conjuntura” fez com que o número fosse menor.

Esse é o primeiro leilão que vai conceder áreas para exploração de petróleo e gás natural na região do pré-sal sob o regime de partilha de produção. O leilão está marcado para 21 de outubro.

Segundo o cronograma do edital, a previsão é que a assinatura do contrato com os consórcios vencedores ocorra em novembro.

A concessionária terá que repassar à União uma parte do óleo que produzir – por isso o regime é chamado de partilha. Vence a licitação quem oferecer a maior fatia de produção à União.

A empresa que vencer o primeiro leilão de exploração de petróleo na região do pré-sal sob o regime de partilha da produção terá que pagar à União um bônus de R$ 15 bilhões.

Segundo a ANP, as recentes descobertas no campo de Libra mostram um volume “in situ” (volume de óleo ou gás existente em uma região) esperado de 26 bilhões a 42 bilhões de barris. Com uma recuperação estimada em 30% do volume total, a perspectiva é que Libra seja capaz de produzir de 8 a 12 bilhões de barris de petróleo.

Taxa de participação
Magda também informou que pelo menos 12 empresas pagaram a taxa de participação no leilão da reserva petrolífera.

O prazo para pagamento da taxa, de pouco mais de R$ 2 milhões, terminou na quarta-feira. A expectativa é que a ANP divulgue ainda nesta quinta um levantamento completo das empresas que se inscreveram para o leilão.

Na terça-feira, a diretora-geral da agência reguladora tinha informado que um total de 18 empresas pagaram taxas para acessar dados da reserva de Libra.

O Brasil espera uma produção de 1 milhão de barris por dia da área de Libra, a maior reserva de petróleo já descoberta no país.

Pelas regras da partilha, vencerá o leilão o consórcio que apresentar a maior parcela do óleo de Libra destinada à União. Mesmo que não participe do consórcio vencedor, a Petrobras será, por lei, operadora de Libra e terá participação mínima de 30% na área.

Fonte: G1

3 comentários em “Gigantes petroleiras Exxon, BP e BG estão fora do leilão de Libra, diz ANP

  • 19 de janeiro de 2016 em 14:53
    Permalink

    O Professor Marcilio Novaes Maxxon, foi o unico ate aqui que previu com exatidao, muito antes, os fatos que hoje vivenciamos. Esse nobre Professor, Cientista, Observador e Estrategista Politico, deveria ser mais ouvido e respeitado em nosso pais.
    OZIRES SILVA

    Resposta
  • 20 de setembro de 2013 em 19:56
    Permalink

    Dr;Marcílio o senhor esqueceu de mencionar que a CHEVRON (TEXACO)esta aqui no Brasil desde 1915 porque sempre facilitaram a vida dela por aqui,agora com a espionagem americana me parece que endureceram as regras com relação a documentação para se habilitar.

    Resposta
  • 20 de setembro de 2013 em 13:59
    Permalink

    O que vem dando errado? apesar dos esforços da ANP, acredito que a estratégia brasileira está errada. Primeiro quando ouve o vazamento no Campo de FRADE. A Presidenta DILMA ROUSSEFF, mandou a Polícia Federal ir vistoriar até os funcionarios da Chevron em auto mar. Nomearam um delegado inexperiente, que junto com o Carlos Minc, fez uma série de entrevistas imbecis com o delegado, visando acharcar a CHEVRON. Essa sucessão de erros, além do fato da senhora Graça Foster, bater publicamente na gestão anterior da Petrobras, é óbvio que deixou o mercado perplexo, Indeciso, hesitante; espantado e atônito, com tanto amadorismo, tanta falta de respeito por quem é parceiro da Petrobras e do BRASIL. Só a CHEVRON, tem presença no Brasil desde 1915. Creio que se faz urgente suspender esse leilão de LIBRA. Pois estamos entregando tudo, a maior riqueza já descoberta no BRASIL, para ser de Chineses, Malasianos etc. Não se trata aqui de espírito de Xenofobia que significa aversão a pessoas ou coisas estrangeiras, mais sim de PATRIMÔNIO NACIONAL, riqueza que deveria sim ser explorada por empresas brasileiras, em parceria com estrangeiras. Quando estamos sendo espionados pela \”NSA\” em questões estratégicas já comprovadas, deveriamos enchergar a longo prazo. O Governo vem errando sistematicamente, e estar entregando tudo, dados, estudos, conteúdo estratégico, e não podemos hoje confiar mais em quem manipula essas informações. Pois o resultado já tá aí, é só vê o \”modus operandi\” do MENSALÃO. Isso já passou do sinal vermelho, e não se ver ninguém, nem oposição, nem governo discutir essas questões estratégicas. Isso pode levar o BRASIL a tornar-se um Grande Paraguai, e isso se nós, se ainda amamos essa Nação não podemos mais permitir. Já ouve abuso demais!
    MARCÍLIO NOVAES MAXXON
    Presidente da CONPETRO
    CONPETRO – Confederação Nacional do Petróleo,
    Gás Natural, Biocombustíveis e Energias Renováveis
    http://www.conpetro.com.br

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *