Assembléia debate Estatuto Social da COOPEREX

Representantes de instituições presentes na assembléia
Representantes de instituições presentes na assembléia

A Cooperativa Agro Extrativista do Oeste do Pará (COOPEREX) realizou na manhã desta segunda feira (23), uma assembléia geral com o apoio da divisão de cooperativismo do Instituto de Desenvolvimento Sustentável (IDS) da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (SEMDE) em debate sobre o estatuto social da cooperativa.
O Estatuto Social é o documento que apresenta as regras, normas, objeto social e a forma de administração da cooperativa. O evento contou com a presença do gerente técnico do Sistema OCB/PA, Francisco Pessoa, que veio para assessorar a assembléia, do representante do Instituto Chico Mendes para Biodiversidade (ICMBio), Mauricio Santamaria e do o chefe da divisão de cooperativismo do IDS, Almerindo Pinto.

“A cooperativa foi submetida a uma analise técnica para registro na OCB e foi detectada uma desconformidade com relação a Lei Federal n° 7564 do sistema, e a partir do resultado foi formulado uma minuta e apresentada nessa assembléia. A partir desse encontro será formulado um documento final e encaminhado a junta comercial para ser organizado e assim retornar para a OCB e consolidar o cadastro da COOPEREX”, ponderou Francisco.

De acordo com, Almerindo Pinto, a SEMDE é responsável pela organização e alimentação para os participantes do evento, além da realização do Curso básico de cooperativismo e revisão técnica do estatuto no período da tarde e durante o dia desta terça feira (24), ministrado por ele e por Francisco Pessoa, no auditório do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Para o presidente da Cooperex, Manoel Itamar Silva, é importante que os cooperados conheçam o estatuto, seus direitos e deveres e possam participar do curso de capacitação ofertado pela SEMDE e possam receber o certificado do representante da OCB.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nilce Soares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *