Papa destitui bispo peruano acusado de pedofilia

Papa Francisco
Papa Francisco

O papa Francisco destituiu no sábado (21) um bispo peruano acusado de abusar sexualmente de crianças. Segundo o prelado aposentado Luis Bambarén, o bispo Gabino Miranda, de 53 anos, foi destituído como parte da nova política de “tolerância zero” do papa.

Miranda liderou a comissão de juventude da Igreja Católico no Peru e era um aliado próximo do atual  prelado do país, o arcebispo Juan Cipriani. Ambos são membros da organização conservadora Opus Dei. Cipriani criticou Bambarén no sábado em uma entrevista para uma rádio no Vaticano, onde está para se encontrar com o papa na segunda-feira. “Eu não acho que seja de bom tom um bispo aposentado fazer uma acusação que é um pouco exagerada, ou pelo menos muito forte”, comentou.
A Opus Dei emitiu um comunicado afirmando que Miranda “nega qualquer crime relacionado com menores”, mas diz que tem muito pouca informação sobre o assunto. O paradeiro de Miranda é desconhecido.

 Papa Francisco defende a participação da Igreja nas redes sociais

Durante a audiência de sábado aos participantes na Assembleia Plenária do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, Francisco destacou a importância da Igreja na comunicação, sem esquecer, contudo, que o importante é a mensagem e não a aquisição de sofisticadas tecnologias. “O panorama comunicativo converteu-se pouco a pouco, para muitos, em um ambiente vital, uma rede onde as pessoas se comunicam e ampliam os horizontes dos seus contatos e relações”, disse o papa.
O pontífice ressaltou que a Igreja deve assumir como papel no mundo da comunicação, por meio do diálogo “com os homens e as mulheres de hoje, para compreender as suas expectativas, as suas dúvidas e esperanças”. “Na atual era da globalização, estamos assistindo ao aumento da desorientação, da dificuldade para trabalhar relações profundas”, disse.
Francisco disse também que, por isso, é importante que a Igreja saiba dialogar, “entrando também nos ambientes criados pelas novas tecnologias, nas redes sociais, para tornar visível” a sua presença.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *