Consórcio compra cimento no Mato Grosso para hidrelétrica de Belo Monte

Belo Monte
Belo Monte

Esta deve ser a nossa preocupação, com os empreendimentos que estão chegando à região, em especial a Itaituba. Sempre, na apresentação dos projetos, seja para a comunidade, seja em audiência pública, é dito que será valorizado o comércio e a mão de obra local, mas na realidade não é isto que estamos vendo. Nossa reportagem descobriu que a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no município de Altamira, está sendo feita com  cimento comprado no estado do Mato Grosso.

O cimento é comprado do Grupo Votorantim, fabricado na cidade de  Xambiola, no  estado do Mato  Grosso, distante da barragem quase que o dobro da distância da fábrica de cimento do Grupo João  Santos, no município de Itaituba, no estado  do Pará, à 400 quilômetros  de distância de Altamira.

Com isto, os municípios paraenses e o próprio estado do Pará vão perder uma “fábula” de dinheiro de imposto-ICMS para o estado do Mato Grosso. É uma vergonha nossas autoridades permitirem que um grande empreendimento que será construído dentro do nosso Estado (Pará), vá beneficiar com milhões de reais outro Estado (Mato Grosso), com o produto que  temos dentro do  nosso Estado e perto da obra.

É por isso que  na aprovação dos projetos hidrelétricos do Tapajós fique constando nas condicionantes a compra de cimento da fabrica do Grupo NASSAU,localizada em Itaituba, como forma de valorizar o que é nosso, porque só falta o Consórcio trazer cimento também do Mato Grosso para construir as hidrelétricas de São Luiz do  Tapajós e de Jatobá, o que não é difícil. Estamos de OLHO.

Fonte: RG 15/O Impacto e Blog do Peninha

5 comentários em “Consórcio compra cimento no Mato Grosso para hidrelétrica de Belo Monte

  • 10 de outubro de 2013 em 11:24
    Permalink

    Que vacilo bocão, Mato grosso. Aprende primeiro a usa um mapa, depois tu posta com certeza se não tu vai passa vergonha kkkkk… bicho burro.

    Resposta
  • 10 de outubro de 2013 em 07:52
    Permalink

    O Cimento vem de Tocantins, e é metade do preço do de Itaituba, a distancia de Xambioá, TO é quase a mesma de Itaituba para Altamira, esse editor bairrista volta e meia da umas \”furradas\” bem feias.

    Resposta
  • 9 de outubro de 2013 em 09:42
    Permalink

    Engraçado… a NASSAU vende o cimento mais caro do Brasil em Itaituba, e tem gente agora defendendo… ainda bem que Itaituba se livrou de muitos parasitas nesta eleição!

    Resposta
  • 8 de outubro de 2013 em 21:24
    Permalink

    O cimento que o Consórcio compra não é do estado de Mato Grosso, pois a cidade de Xambioá é no Estado do Tocantins.Que é isso editor!!!!!…

    Resposta
  • 8 de outubro de 2013 em 18:28
    Permalink

    Eles compram o cimento do Mato Grosso por causa da qualidade. Todos que trabalham com cimento sabem que o cimento que é produzido em Itaituba não tem a qualidade que outros cimentos tem.
    Outro ponto é o preço que essa mesma empresa cobra. Esses dias compramos cimento em Belém, trouxemos de balsa e ainda ficou R$2,00 mais barato por saco.Esse é o preço de não haver concorrência no cimento na região.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *