Cemitérios de Santarém sendo preparados para o Dia de Finados

Cemitério de Santarém
Cemitério de Santarém

Famílias santarenas intensificam os preparativos para o Dia de Finados, no próximo 02 de novembro. Túmulos, jazigos, catacumbas, jardineiras, mausoléus, sepulcros, entre outros estão recebendo reparos, como limpeza e pinturas por centenas de pessoas, que diariamente procuram os principais cemitérios da cidade: São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires, para preparar as homenagens a seus entes queridos.

Já Pastoral Urbana da Diocese de Santarém também elaborou a programação nos cemitérios centrais da cidade, no Mararu e no Cambuquira, no dia 2 de novembro, dia de finados. O objetivo é favorecer oportunidade para reflexão e celebração da vida, na perspectiva de acompanhar e alimentar o povo na fé e na esperança da ressurreição. Reflexões, músicas, orações e celebrações vão estar sob a responsabilidade das paróquias e áreas pastorais.

A novidade será o trabalho de equipes que irão visitar as pessoas que estarão nos túmulos de seus entes queridos. Nas visitas, será distribuído um folder com mensagens e leituras bíblicas. As equipes serão formadas por jovens e outras pessoas das paróquias, áreas pastorais e movimentos eclesiais.

Para favorecer o trabalho dessas equipes, aconteceu no domingo, dia 13, uma formação às pessoas escolhidas para fazer as visitas nos cemitérios. O evento ocorreu no salão da Escola São Francisco, às 08h. Durante o estudo foram trabalhados os seguintes temas: O Sentido da vida; Fé diante da realidade da morte e Esperança na ressurreição.

LIMPEZA: Iniciaram esta semana os trabalhos de limpeza e recuperação dos cemitérios da cidade. Equipes das frentes de limpeza da Seminfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura) iniciaram os trabalhos pelos cemitérios São João Batista e Nossa Senhora dos Mártires, no centro da cidade, depois seguem para o Mararu e Cambuquira. Os trabalhos visam preparar os cemitérios para o Dia de Finados.

Fonte: RG 15/O Impacto 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *