Conselho Tutelar registra 680 crimes contra crianças e adolescentes
Uma estatística do Conselho Tutelar II, localizado no bairro do Santarenzinho, em Santarém, Oeste do Pará, revela que no período de 8 meses cerca de 680 procedimentos foram registrados no órgão envolvendo crianças e adolescentes. A grande quantidade de casos praticados contra menores de idade preocupa os conselheiros.
A estatística do Conselho Tutelar II revelou diversos crimes e problemas praticados contra menores, entre eles, casos de estupros, uso de drogas, relacionamento familiar, adolescentes grávidas, o que contribuiu para o aumento da estatística negativa.
A conselheira Gersonita Miranda aponta vários fatores que contribuem para colocar dezenas de crianças em situação de risco e vulneráveis a crimes, como o trabalho infantil com conseqüências graves e direitos violados de crianças e adolescentes.
“Devemos erradicar o trabalho infantil. Não podemos esperar somente pelos órgãos e instituições. Cada um de nós deve assumir a responsabilidade de cuidar das crianças e dos adolescentes . Trabalho infantil é crime e a sociedade deve ser consciente disso!”, analisa a Conselheira.
NÚMEROS: De acordo com os dados da Delegacia de Proteção a Criança e Adolescente (DPCA), que tem à frente a delegada Andrezza Alves, em 2012, foram registrados 210 casos. De a janeiro a junho deste ano o número chegou a 196, onde até o início deste mês já havia ultrapassado 220 registros. Os principais crimes são violência sexual, lesão corporal e maus tratos.
O Conselho Tutelar informou que as ocorrências aumentaram proporcionalmente ao número de denúncias. “A sociedade está mais consciente, cada vez mais denunciando aos órgãos de segurança. Isso é muito importante porque esses dados mostram o crescimento e a coragem que as pessoas estão tendo de denunciar”, explica o conselheiro tutelar Azomar Jati.
As denúncias são fundamentais para garantir a segurança dos menores. Proteger a integridade física e moral de crianças e adolescentes é um dever de todos garantido por lei e no Estatuto da Criança e a do Adolescente (ECA).
Fonte: RG 15/O Impacto
Os Conselhos Tutelares , I e II, são mecanismos fulcrais para os Direitos Fundamentais da população infanto-juvenil ser cumprido e respeitado!! Importante a participação , união dos profissionais da educação (professores ) e os profissionais da saúde (médicos, enfermeiras etc) , das famílias , da sociedade como um todo em denunciar qualquer sinal de crime contra essas pessoas em desenvolvimento e tão vulneráveis a investidas sórdidas e oportunistas . Qualquer pessoa pode denunciar situações de risco , crimes contra crianças e adolescentes ligando para o DISQUE 100 ou procurando o Conselho Tutelar . A Conselheira Tutelar Gersonita , representando o Conselho I ; e o Conselheiro Tutelar Felipe , representando o Conselho II , estão numa luta árdua e gigantesca , a OAB Subseção de Santarém-PA , da todo apoio necessário pois sabe-se que a união fortalece e potencializa os resultados. Santarém é uma cidade de tamanho continental , a união , parceria entre Órgãos, Instituições , Entidades em prol do benefício da população infanto-juvenil é saudável e muito produtiva .
Os nº. são alarmantes justamente porque hoje se faz denuncia . Antigamente não tínhamos fiscalizações , nem tantas denúncias .
Hoje, não importa se é um gari ou um grande empresário , OU político que esteja se aproveitando de crianças , se alguém denunciar para o DISQUE 100 a situação será levada as ultimas consequências pois automaticamente o Ministério Público , as Polícias agirão, o Judiciário será provocado e claro , a OAB (Instituição de peso que tem representatividade primordial em várias esferas do PODER ), a OAB vai acompanhar com UMA LUPA casos sinistros, CRIMINOSOS NO QUAL esteja ameaçada UMA CRIANÇA OU UM ADOLESCENTE, principalmente casos de abuso sexual, trabalho infantil , espancamento …
É necessário a criação de Conselho Tutelar na região do Lago Grande … tenho conhecimento de fatos escabrosos em regiões afastadas, tanto regiões ribeirinhas , quanto no do planalto … É de suma importância as pessoas denunciarem , ou ligando para o Disque 100 ou para o Conselho Tutelar.
Parabéns aos Conselheiros(as) que se esforçam para cumprir seus deveres como manda a lei , a boa moral e os bons costumes !
Sei que a luta das Sras. e dos Srs. não é nada fácil, as vezes são incompreendidos e passam por situações de risco à integridade moral e física !