Dilma anuncia R$ 13,5 bi para saneamento e pavimentação de mais de mil municípios

Presidente Dilma Rousseff
Presidente Dilma Rousseff

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quinta-feira (24) R$ 13,5 bilhões em investimentos em saneamento e pavimentação para 1.198 municípios do país. Durante o evento, a presidente também citou o leilão do campo de Libra do pré-sal e o programa Mais Médicos.

O dinheiro havia sido prometido no início do ano em reunião com os novos prefeitos, que haviam assumido seus cargos na virada do ano. A verba faz parte da segunda etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Em sua conta no Twitter, Dilma disse antes do início da cerimônia de anúncio no Palácio do Planalto que o governo deu prioridade “às propostas com projetos de engenharia porque queremos que este dinheiro resulte em benefícios à população com maior rapidez”. Acrescentou ainda que “colocar tanto dinheiro em saneamento e pavimentação seria impensável uma década atrás”.

Os recursos serão destinados para a pavimentação de 7,5 mil quilômetros de ruas, o recapeamento e a implantação de ciclovias, e 15 mil quilômetros de calçadas. Também serão usados para fazer sinalização, guias rebaixadas para acessibilidade e faixas de pedestres.

Quanto ao saneamento, a verba irá para sistemas de drenagem de águas pluviais, redes de abastecimento de água e esgoto sanitário.

Ainda no Twitter, a presidente disse que obras nessa área acabam “escondidas”, mas terão impacto na saúde pública.

“De fato, saneamento é obra escondida. Depois que você faz, ela desaparece, mas ela aparece nos dados de saúde pública”, escreveu. “Talvez seja uma das maiores prevenções que se pode fazer na área da saúde, em especial na mortalidade infantil.”

Na semana passada, Dilma também se “antecipou” no Twitter ao anunciar as medidas do plano de agricultura sustentável.

Fonte: UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *