Caminhões e carreta bloqueiam Avenida Presidente Vargas em Santarém

Motoristas foram obrigados a trafegar por outras ruas
Motoristas foram obrigados a trafegar por outras ruas

Dois caminhões e uma carreta de grande porte que estacionaram em frente a um galpão, localizado na Avenida Presidente Vargas, no bairro do Laguinho, em Santarém geraram insatisfação de motoristas de carros de passeio. Por volta de 10h, de hoje, um caminhão da empresa Transportes Bertolini Ltda (TBL) e um da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), além de uma carreta da Transportadora Unirios, bloquearam o trecho da Avenida Presidente Vargas, entre Cuiabá e Travessa Agripina de Matos.

Na ocasião, dezenas de motoristas, motociclistas e ciclistas foram impedidos de trafegar no local, por conta dos veículos de carga de pesada. O bloqueio revoltou profissionais que trabalham as proximidades do local. “Isso é um absurdo! Eles não podem ficar bloqueando ruas. O poder público tem que tomar alguma providencia em relação a esses carros enormes que circulam dentro da cidade”, reclamou um motorista, indignado por não poder trafegar pela Avenida Presidente Vargas, em direção a Cuiabá.

Os veículos de grande porte estacionaram no meio da rua
Os veículos de grande porte estacionaram no meio da rua

PORTARIA: Depois de colocar em pauta a aprovação da Portaria 024/2013, que disciplina o acesso de carretas na zona urbana de Santarém, e que entraria em vigor no mês de julho último, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) suspendeu por tempo indeterminado a liminar.

 O motivo da suspensão teria sido a reclamação e a pressão de empresários e donos de transportadoras. Diariamente, centenas de carretas são observadas tumultuando o trânsito nas principais ruas de Santarém.

 Sobre a Portaria, a SMT atendeu ao convite da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), com a proposta de contribuir com sugestões visando uma melhor adequação, com o objetivo de evitar impactos na economia. Uma nova reunião aconteceu no mês de agosto, com a presença do secretário de Infraestrutura, Edilson Pimentel, o qual informou o planejamento da pasta, sobre a melhoria asfáltica dentro do trajeto estabelecido pela portaria.

Uma comissão ficou responsável por elaborar propostas ao documento. Passados dois meses, nenhuma providencia foi tomada pela SMT, em relação a circulação de caminhões e carretas de grande porte dentro da área urbana de Santarém. Dezenas de reclamações são encaminhadas pela população diariamente aos órgãos da administração municipal.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *