Informe RC

DESVIO VIROU ROTINA- I

O Ministério Público do Estado aponta corrupção em cooperativa de Serra Pelada, na qual o ministro de Minas e Energia, senador Edson Lobão, estaria envolvido no desaparecimento de 54 milhões de reais, canalizados a contas bancárias de ex diretores e laranjas de outra cooperativa, onde o ministro, mandava e desmandava. Falam do desvio do dinheiro dos garimpeiros ser maior, mas no fim, fica tudo em nada. Num país, onde desvios de recursos públicos são divulgados diariamente, virou rotina, poucos apontados como culpados são presos “prisão preventiva” e dias depois soltos pela Justiça, que tem obrigação de punir, para responderem pelo delito em liberdade “eterna”. Vamos a um resumo: em Alagoas, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi afastada por decisão da Justiça, por seus membros terem desviado dinheiro e alterado a folha de pagamento no valor de dezenas de milhões de reais.

DESVIO VIROU ROTINA- II

Na cidade de São Paulo, em 6 anos da administração do ex prefeito Gilberto Kassab “PSD”, quatro auditores fiscais do município foram presos “um solto por delação premiada, por estar ajudando nas investigações” por terem desviado, segundo promotores do Ministério Público e Fazenda Nacional,  500 milhões de reais em abatimentos irregulares de dividas de ISS “imposto sobre serviço” de poderosas construtoras, para obterem o habite-se. A prefeitura, pelos descontos concedidos, deve ter perdido no mínimo uns 10 bilhões de reais. No Rio de Janeiro, 6 vigas de sustentação (aço puro) medindo cada uma 40 metros de comprimento por 60 cm de largura, pesando 120 toneladas, retiradas de um elevado e colocadas num depósito da prefeitura, sumiram, ninguém “sabe” e nem “viu” serem transportadas. Como no Brasil, processo para apurar corrupção pode demorar, com bons advogados de defesa usando as facilidades da lei, até 40 anos, se houver condenação, vão cumprir a pena na outra encarnação.

FAMÍLIA DO BARULHO

Pessoa residente em Novo Progresso, mais pra Mato Grosso do que pro Pará, afirma à coluna, do município não ter sorte com prefeitos desde sua emancipação política. Enumera os ex, e de cada um conta seus feitos, narrando passagens e comportamento pouco republicano. Todos respondem ações na Justiça, onde são acusados de peculato ou envolvidos com gangs superfaturando preços e fraudando processos de licitações. O atual, empresário do ramo madeireiro, está sendo citado por agentes ambientais (fiscais do IBAMA) por ter derrubado ilegalmente uma área de 700 hectares, correspondendo a 700 campos de futebol, localizada na rodovia Santarém/Cuiabá, distante 21 km da cidade, propriedade adquirida em 2003, hoje embargada pelo órgão ambiental. Sua filha está sendo apontada pelo IBAMA de ter vendido terras (desmatadas) pertencentes à União. Como as árvores derrubadas da floresta tomaram Doril “sumiram”, a desconfiança é do prefeito e filha estarem envolvidos em exploração ilegal de madeira.

ASNEIRA

Ser morador de rua ou mendigo e estender a mão à caridade pública para sobreviver, não engrandece, nem envergonha, cada qual cumpre seu destino. De quando em vez, um comportamento nobre, digno de ser dado como exemplo, é praticado pelos deserdados da sorte. Em Boston, nos Estados Unidos, um, encontrou mochila com passaporte, milhares de dólares em espécie e outros tantos em cheques de viagens “não assinados”. Procurou o distrito Policial mais próximo, entregou o achado. Aberta, localizou o proprietário, um turista da República Popular da China e devolveu o dado como perdido. Resultado: divulgado pela televisão, mostrando o seu caráter e honestidade, e numa campanha na internet, ganhou o triplo do encontrado mais emprego, morada e pedidos de casamento. No Brasil, na cidade de Piraí, no Rio de Janeiro, um vereador do PCdoB declarou na Câmara Municipal que mendigos e moradores de rua, que não votam e nem trabalham, ficando pedindo esmola, deviam virar ração pra peixe. Embora não seja generalizado, não causa surpresa vereador abrir a boca e falar asneira.

JUSTIÇA BEM FEITA

No início da 2ª quinzena de outubro, o Juiz da 6ª Vara Penal, Dr. Rômulo Nogueira, sentenciou a mais de 60 anos de prisão os 3 delinquentes que em fins de 2011, com requintes de crueldade, assassinaram casal de namorados em serra próxima à Vila de Alter do Chão, que foram barbaramente espancados, roubados e ainda estupraram a vítima, no que contaram com a participação de 3 menores agindo como adultos. Presos e confessos, ganharam liberdade em 45 dias, depois de curta estada na FUNCAP. Na última semana do mês anterior, ao tomar conhecimento, através de parentes, da sentença do Juiz, um deles, conhecido no mundo do crime como Beiçola, fugiu da Penitenciária, tomando rumo ignorado. Como o magistrado em seu petitório de condenação, reconheceu dos condenados terem contado com a preciosa ajuda dos bandidos mirins, bem que o Juízo da 7ª Vara da Infância e Juventude, que possui em mãos o processo à espera do finalmente, devia ditar o que fazer com “os meninos passarinhos” que matam, agridem, roubam e votam. Se ficam voando livres como estão, ou se vão ser encaminhados a uma casa de correção. Pelo menos isso.

ALÔ PATROAS

Antes de empregar domésticas para exercerem qualquer atividade dentro do lar, de cozinheira, servente ou babá, é bom saber seus antecedentes, onde residem, último emprego e boas referências para evitar surpresas desagradáveis de estar empregando uma ladra, parceira de ladrão ou de viciado em drogas. Mês passado, dona de casa moradora num conjunto residencial, na periferia, escapou de morrer. Alertada pela vizinha que quando saia para o trabalho, constantemente a serviçal passava por cima do muro gêneros alimentícios ensacados a um homem, faltou ao serviço e ficando em lugar próximo para conferir o aviso, deu o flagra, o homem correu com o saco, e a patroa, ao entrar em casa antes de advertir a empregada, foi recebida com uma faca, só não foi assassinada por ter gritado e socorrida a tempo. Conclusão: a empregada era ladra e o parceiro viciado em drogas, que trocava os alimentos por maconha e pasta de coca. Cuidado, patroas.

A QUEM CABE A CULPA?

Quem carrega a culpa da cidade de Santarém possuir um trânsito caótico e desordenado, sendo um dos piores do interior do Pará, como afirma a mídia local, ao DETRAN ou à Secretaria de Mobilidade e Trânsito “antiga SMT”? O pedestre, no seu direito de ir e vir, é quem paga o pato. Se não bastasse empresas de construção fecharem quarteirão de rua, impedindo a circulação de veículos, agora estão usando cones de cores preta e amarela, dando a impressão de serem postos por um dos órgãos. No período noturno, usam em frente de muitas igrejas evangélicas e locais movimentados, onde sons varam a madrugada, e pela parte da manhã e tarde, são usados em área urbana e comercial para reservar vaga a carros dos patrões. Essa prioridade, usada de maneira escancarada, mostra dos direitos não serem iguais como determina a Constituição, e desrespeita o Código de Postura do Município. A quem cabe coibir o abuso: ao DETRAN ou à antiga SMT? Então acabem.

RETRATO RUIM

Na 5ª “31/10”, a Confederação Nacional de Transporte “CNT” divulgou estudo sobre as estradas brasileiras e afirma que nos últimos 11 anos, do governo do PT, mais de 40 bilhões de reais, correspondente a quase 30 mil km que deviam ser reconstruídos, deixaram de ser investidos na melhoria da malha viária, tomada de buraqueiras, sinalização precária e 60% com falta de acostamento. Não é a primeira vez que é mostrada aos brasileiros pelas estações de TVs a situação das rodovias, assim como em governos passados não eram um primor, mas nunca estiveram tão ruins ou péssimas quanto agora. O presidente do DNIT reconhece das intenções demorarem sair do papel “muitos estudos” e a demora dos processos de licenciamento ambiental levam muito tempo para obterem aprovo. Deve ser esse o motivo real para que as BRs Transamazônica e Santarém/Cuiabá, próxima de meio século em construção, não estejam concluídas.

PODEM NÃO VOTAR

Divulgada como aprovada, mas distante de ser materializada, a PEC que acaba com o voto secreto dos parlamentares a todo e qualquer tipo de votação, corre risco de não ser aprovada no Senado, apesar de haver passado na Câmara Federal, como um pedido de absolvição à sociedade, por ter a Casa preservado o mandato do ex deputado Natam Donadon, preso num presídio em Brasília, cumprindo pena de 13 anos imposta em última instancia pelo Supremo, acusado de peculato e formação de quadrilha. A PEC tem de ser aprovada pela Câmara e Senado, depois de apreciadas todas as emendas, devido mudanças no texto original, o que leva a este puxa e encolhe entre as duas mais altas casas legislativas do país. Difícil vai ser colocar em votação antes da conclusão do julgamento do mensalão. Esperar pra ver.

CAMPANHA ANTECIPADA

A companheira Dilma, diante da cegueira da Justiça Eleitoral, há mais de dois anos está em campanha política como candidata à reeleição, usando canais de TVs, propagandas institucionais, recursos do governo, dando cargos e tudo que os concorrente não dispõem, mostra estar preocupada com a infidelidade partidária, não dos militantes do PT, ainda controlados pelo ex Lula, e sim por partes das legendas que, a troco de cargos e outras benesses, dão sustentação política ao governo no Congresso. Semana passada, a presidente esteve na Bahia, governada pelo PT “inaugurando obras”, e deparou com um forte esquema de partidos aliados no plano nacional contra o governador, inclusive um ex-ministro filiado ao PMDB, hoje um dos vice presidentes da Caixa Econômica Federal. Questionada pela imprensa a respeito da situação, declarou: o que vale é a aliança nacional em torno de sua eleição, e dos estados apresentarem características diferenciadas, onde qualquer interferência pode ocasionar problemas.

NOTAS CURTAS

1ª- A acusação feita pelo vereador Geovani Aguiar de que a prefeitura teria pago 40 passagens aéreas a artistas “Ivete Sangalo e banda”, divulgado na mídia local, que vieram fazer apresentações no Sairé, motivando reunião “31/10” de portas fechadas, na sala de uma comissão na Câmara Municipal, com a presença dos responsáveis pela festividade, não foi confirmada pelo denunciante. Não levou provas e se baseou no ouvi falar, ou seja, o mesmo que nada, falou por falar. 2ª- Grupo de índios, proprietários de mais de 10% da área territorial do país, sem plantarem um pé de milho e nem gerarem um real furado à União, protestaram em Brasília, solicitando revogação de uma portaria, tratando de demarcação de terras indígenas. Não querem nada, só mais terras e a exoneração do advogado chefe da Advocacia Geral da União. Isso é visto só no Brasil, onde comem e dormem por conta do governo. 3ª- Você é assegurado do INSS e quer ganhar um dinheiro extra, antes dado só às mulheres? Adote um filho independentemente da idade da criança (até 17) e ganhe o salário maternidade de 4 meses sem ir ao trabalho, conseguido pela companheira Dilma por Medida Provisória. 4ª- O petista chefe da Casa Civil, Gilberto Carvalho, acha que não se deve “criminalizar manifestações sociais” e dos Black blocs, que escondem a cara com máscaras, destruindo, ateando fogo e roubando o patrimônio alheio, é um “fenômeno social”. A presidente afirma serem antidemocráticos, e, o Ministro da Justiça, de bandidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *