Agricultores de Mojuí dos Campos invadem prédio do INCRA em Santarém
Lideranças de 28 comunidades da região do Rio Mojú, no Município de Mojuí dos Campos, no Oeste do Pará, em protesto pacifico invadiram a sede da Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por volta de 10h30, desta terça-feira, 19. Os agricultores reivindicam que o Governo Federal devolva as terras de um assentamento criado recentemente pelo Incra naquela região, o qual denominaram de “assentamento fantasma”.
Por volta de 10h40 desta terça-feira, os representantes das comunidades de Mojuí dos Campos foram recebidos pelo superintendente do Incra, Luiz Bacelar.
De acordo com o prefeito de Mojuí dos Campos, jailson Alves (PSDB), a criação do assentamento Bom Sossego não é viável, principalmente porque já há o projeto do PA I e II, no mesmo local e, que foi implantado na região há alguns anos. “Já existe um abaixo-assinado para que o Incra não crie um assentamento fantasma na região”, declarou Jailson.
Jailson Alves reforça que o movimento foi pacífico e, que hoje, Mojuí conta com cerca de 120 comunidades. “Vieram lideranças de várias comunidades. O Incra criou um assentamento irregular, mas o povo quer que as comunidades sejam atendidas pelo programa do Governo Federal, o Terra Legal”, diz.
FUNCIONÁRIOS INSATISFEITOS: Além do protesto dos agricultores, funcionários do Incra também protestaram contra os desmandos cometidos em termos de logística de trabalho. Em uma faixa exposta na entrada do prédio, na Avenida Presidente Vargas, no bairro do Caranazal, os funcionários do Incra colocaram a seguinte frase: “A gestão das terras do País precisa ser resgatada. O Incra está na UTI”, diz a faixa do Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários (Sindipfa).
Fonte: RG 15/O Impacto
O Incra é um órgão inútil, só arruma confusão devia ser extinto!