MPF recomenda anulação imediata da concessão madeireira da Floresta Nacional do Crepori

Floresta Nacional do Crepori
Floresta Nacional do Crepori

O Ministério Público Federal (MPF) no Pará recomendou ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB) a imediata anulação ou revogação do edital de concessão da Floresta Nacional (Flona) do Crepori, em Jacareacanga, oeste do Pará. De acordo com laudos solicitados pelo MPF e relatório do Instituto Chico Mendes (ICMBio) a área tem ocupação de comunidades tradicionais. O SFB recebeu as mesmas informações, mas não as considerou e abriu, em maio passado, edital para conceder à indústria madeireira mais de 440 mil hectares dentro da Floresta.

A legislação proíbe que áreas ocupadas por comunidades tradicionais sejam incluídas na concessão florestal. Os pesquisadores Maurício Torres e Juan Doblas percorreram a região a pedido do ICMBio e constataram a existência de populações tradicionais nas proximidades do rio das Tropas. O estudo foi entregue tanto para o ICMBio quanto para o SFB no ano passado. Os mesmos pesquisadores fizeram um novo laudo pericial para o MPF já em 2013, confirmando as constatações.

“Há sobreposição entre as áreas licitadas e as áreas habitadas por comunidades tradicionais. A operação de um plano de manejo florestal madeireiro naquele território tradicionalmente ocupado surtiria efeitos de uma brutal expropriação”, diz o laudo do MPF. A área que o SFB quer colocar à disposição no edital nº 001/2013 é ainda vizinha à Terra Indígena Munduruku e há evidências de que a população indígena faz uso dos mesmos recursos florestais, o que pode provocar novos conflitos.

Para o MPF, o Serviço Florestal, além de cumprir a legislação que proíbe a licitação de florestas habitadas por comunidades tradicionais, precisa cumprir os dispositivos da Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e garantir o direito da consulta prévia, livre e informada, todas as vezes que tomar medidas que possam afetar comunidades protegidas pela Convenção.

A recomendação do procurador Carlos Raddatz Cruz, de Santarém, é para que o SFB “abstenha de promover a concessão florestal até que se faça estudo antropológico (censo populacional) completo acerca das populações que ocupam referida área e o seu entorno, delimitando a efetiva área de habitação bem como as áreas de coleta, caça, pesca, perambulação, roçados, garimpo artesanal e outras atividades dos povos e comunidades tradicionais e indígenas”.

Depois de confirmada mais uma vez a presença das populações tradicionais, o SFB deve excluir do edital de concessão madeireira todas as áreas mapeadas como de ocupação e uso dessas comunidades. E, antes de novas concessões na Floresta Nacional do Crepori, o SFB deve também promover a consulta prévia, livre e informada em observância à Convenção 169. O MPF deu prazo de 10 dias para que a recomendação seja respondida.

Fonte: Ascom/MPF

Um comentário em “MPF recomenda anulação imediata da concessão madeireira da Floresta Nacional do Crepori

  • 20 de novembro de 2013 em 06:46
    Permalink

    AMOSTRAGEM
    AMOSTRAGEM: É nada mais que um método que dispensa adivinhações, e é o melhor meio de coletar a verdade sobre meio ambiente e daí você sai deste recinto com todas as informações precisas a partir de uma amostra de fontes seguras.
    COM essas informações, você, o BRASIL, e o MUNDO descobriram um caminho certo e correto para perseguir o clima tempo e torná-lo em temperaturas mais amena.
    Querido leitor em seu conhecimento, já foi mostrado por algum PAÍS que discute o clima, um projeto que lhes abrisse a mente a acreditar que essa ideia será o caminho para amenizar o clima de efeito estufa.
    A VERDADE para amostragem de como reduzir o clima de efeito estufa, é voltar no tempo e lembrar-se de como era as matas e os rios á tempos atrás, e como se encontra os rios e igarapés nos dias de hoje.
    IMAGINE um grupo que não querem que vocês saibam que é necessário tornar potáveis rios e igarapés para melhorar a saúde frágil do nosso PAÍS.
    REFLORESTAMENTOS MARGINAIS são aquilo que impede que o dióxido de carbono fuja deste recinto, provocando o efeito estufa, e serve como barreiras de contenção a ventos, tufões, tornados acima de 100 km por hora, protegendo assim as suas residências contra o clima tempo.
    CONTENÇÃO DE MARGENS é a ideia que vem prevenir contra o desaparecimento de rios e igarapés de todas as ligações hidrográficas do mundo.
    JUNTO a tudo isso que vocês já viram, fazendo a alegria de todas as pessoas pobres que sobrevivem de rios e igarapés, será aplicada uma injeção de vida em todos os condutores do PLANETA, para encher os olhos de turistas e cientistas de todo o MUNDO, e que eles possa se encantar com os seus próprios olhos por estes cartões postais que dá continuidade e produz vidas.
    AMOSTRAGEM DA VERDADE SOBRE MEIO AMBIENTE: VEM lhes trazendo o seguro das AGUAS dobrando o volume das suas águas para irrigação e assim produzindo milhões de empregos em todo PLANETA e alimentação necessário a todos os povos.
    Link de energia. http://www.youtube.com/channel/UCcQj63wGb6lVjrZ3EBxMRKw
    AMOSTRAGEM EM ENERGIA LIMPA RENOVÁVEL em BAIRROS com deficiência de energia elétricas que poderão ser produzidas em todo mundo e qualquer tamanho de gerador. SENDO assim não será necessário derrubar as florestas para a prática de BARRAGENS de baixa geração de energia e além disso podemos correr navegar, e voar, e tudo isso sem combustão.
    NO BRASIL: SE FALA DE MUNDIAL DE FUTEBOL SUSTENTÁVEL, para ser sustentável é necessário mostrar um catalítico para ônibus e caminhões para derrubar as partículas de monóxido de carbono para o bem estar da humanidade.
    CRÍTICOS OU CÉTICOS de emissões de carbono de efeito estufa é uma ameaça a copa verde no BRASIL, igual DANIEL BLEHER pesquisador da consultoria OKO INSTITUT, queremos lhes dizer que águas passadas não movem moinhos, bem como as águas são as suas ideias para a sustentabilidade, tem algum projeto para o Meio Ambiente?
    AMOSTRAGEM: DE RIOS POTÁVEIS RESPECTIVAMENTE RECUPERADOS COM SUAS MARGENS REFLORESTAR EM PLENO GOZO DE PUREZA EM SE TRATANDO DE SUSTENTABILIDADE, escolhemos estes rios JEQUITINHONHA E ITAPECERICA EM M.GERAIS, GUANDU E RIBEIRÃO DAS LAGES NO RJANEIRO, PARAGUAÇU, PARDO, JEQUITINHONHA, OU AFLUENTES, NA BAHIA esses rios poderão ser feito alguns quilômetros para Amostragens de alguns rios cartão de visita do MEIO AMBIENTE BRASILEIRO. ACREDITO que os municípios do Brasil e do MUNDO, viriam ao BRASIL para conhecer um modelo de MEIO AMBIENTE.
    OS CIENTISTAS QUE PODERIAM ESTÃO LHES INFORMANDO SOBRE O CLIMA ABANDONARAM OS SEUS POSTOS A PROCURA DE UM NOVO PLANETA MARTE, E SIMPLESMENTE ESQUECEU-SE DE VOCÊS, OU NÃO ENCONTRARAM O SEGUIMENTO A QUE SE DESTINA, PARA O BEM DA HUMANIDADE.
    QUEM POLUI MAIS, OS CHAMINÉ OU OS CANAIS?
    A MELHOR CARNE será produzida por (JD).
    O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA.
    JOÃO DE DEUS FERREIRA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *