Instituto Alcoa aprova mais um projeto comunitário de educação em Juruti

Giderlane Cohen, vice-diretora da Escola Batista Dilma Roosl
Giderlane Cohen, vice-diretora da Escola Batista Dilma Roosl

Alunos e professores da Escola Batista Dilma Roosli têm muito o que comemorar. A instituição de ensino conquistou a aprovação do projeto “Esporte e Lazer para Todos” pelo comitê técnico do Instituto Alcoa. A notícia foi divulgada na última semana dentro do próprio colégio, com a presença de integrantes do Conselho Regional de Relações Comunitárias, Conselheiros escolares e dos alunos do turno da manhã, que ficaram entusiasmados com a novidade.

O projeto consiste na construção de uma quadra poliesportiva para as aulas de educação física e a prática de esportes, como vôlei, futebol e basquete. “Hoje, a quadra é feita de areia, sem nenhuma proteção ou cobertura. Quando chove, é impossível usá-la, pois fica repleta de lama”, explicou Giderlane Cohen, vice-diretora da Escola. “Com a aprovação do projeto, vamos oferecer aos alunos uma melhor estrutura, pois o novo espaço também deve abrigar outros eventos do calendário escolar. Isso ajudará a aumentar o rendimento nas atividades e em sala de aula”, ressaltou.

A escola possui aproximadamente 700 alunos e já contou com o apoio do Instituto Alcoa para a realização de outros projetos. “Desde que a empresa chegou a Juruti, conseguimos a aprovação dos projetos de construção de três salas de aula e do refeitório”, relembra a diretora Arodi Motta. “A quadra era um sonho antigo que hoje está sendo realizado. No futuro, pretendemos abrir aos finais de semana para a comunidade. A ideia é integrar escola e família e, ao mesmo tempo, incentivar a prática do esporte para afastar os jovens das drogas e da violência”, enfatizou.

Anne Alamar, analista de Relações Comunitárias da Alcoa, foi quem representou a companhia na cerimônia. “Queremos que essa quadra transforme as vidas dos jovens jurutienses”, disse. A entrega da carta de aprovação aconteceu com a presença de Jonas Morais, prefeito de Juruti em exercício, e Rosilda Pimentel, representante das comunidades da zona rural, ambos como integrantes do Conselho Regional de Relações Comunitárias. Com o aceite, a escola receberá recursos da Alcoa Foundation e terá a meta de concluir o projeto em até 12 meses.

O Instituto Alcoa apoia iniciativas de educação, seja por meio de investimentos em projetos locais ou com a parceria com o poder público municipal. “Acreditamos que a educação só tem a ganhar quando todos nós trabalhamos juntos” , declara Camila Meirelles, Vice presidente do Instituto Alcoa.

Sobre o Instituto Alcoa

Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o CIEDS. As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu cerca de R$ 100 milhões em mais de 1900 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,4 milhão de horas de trabalho voluntário.

Sobre a Alcoa

A Alcoa Alumínio S.A. integra a Alcoa Inc., líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado, assim como a maior mineradora de bauxita e refinadora de alumina do mundo. Com atuação em 30 países, a Alcoa Inc. possui 61 mil funcionários e integra pela décima segunda vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname. Neste ano, a companhia completa 125 anos de atuação no mundo.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui seis unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária de 18,2% na companhia Mineração Rio do Norte (MRN), maior produtora brasileira de bauxita, matéria-prima do alumínio, localizada no oeste do Pará; e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2012, a empresa registrou faturamento de R$ 2.6 bilhões no Brasil. Em 2013 foi considerada a empresa mais sustentável no seu setor de atuação e na categoria Relação com os Fornecedores do Guia Exame de Sustentabilidade. No mesmo ano, foi reconhecida pela décima segunda vez como uma das Melhores Empresas para Trabalhar e pela segunda vez consecutiva como a Melhor Empresa para a Mulher Trabalhar no Brasil, pelo Great Place to Work Institute. Para mais informações, visite o www.alcoa.com.br e siga @Alcoa no Twitter em twitter.com/AlcoaBrasil e no Facebook em facebook.com/AlcoaBrasil.

Fonte: RG 15/O Impacto e Brenda Alvarez

Um comentário em “Instituto Alcoa aprova mais um projeto comunitário de educação em Juruti

  • 10 de dezembro de 2013 em 10:58
    Permalink

    Bonito né dona Alcoa??!!! Fazendo quadra em escolar particular, em entidade privada, essa quadra podia ser em uma escolar pública.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *