Gestantes aguardam no chão para dar à luz

Gestantes no chão do hospital
Gestantes no chão do hospital

Sem leitos, as gestantes de Tucuruí precisam aguardar em camas improvisadas no chão das enfermarias da maternidade do Hospital Regional para dar à luz.

O problema não é de hoje. Há três anos a maternidade funciona provisoriamente dentro de uma ala cedida pela direção do hospital.

Segundo familiares dessas mulheres, são muitas gestantes internadas nestas condições. O local não possui estrutura para atender a demanda, ocorrendo à superlotação, sendo necessário o “improviso”. Até alguns gatos foram registrando perambulando pelo local.

Segundo os profissionais que prestam serviços na maternidade, está humanamente impossível atender às gestantes. Eles denunciam a falta de medicamentos, lençóis e cobertores, além da alimentação que chega após o horário das refeições.

HOSPITAL

O Hospital Regional de Tucuruí foi criado na década de 80 para absorver a demanda dos pacientes trabalhadores das obras de construção da Usina Hidrelétrica e Eclusas de Tucuruí, que no pico da obra chegaram a movimentar quase 100 mil trabalhadores em Tucuruí.

Atualmente, figura como o Hospital Regional referência ao tratamento de Alta e Média Complexidade, que atende as demandadas dos sete municípios do entorno do Lago da Hidrelétrica de Tucuruí: Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Jacundá, Itupiranga, Pacajá e Novo Repartimento.

Há três anos a maternidade municipal está funcionando dentro do Hospital Regional. Muitas denúncias já foram protocoladas no Ministério Público e na Secretaria de Saúde (Sespa). Em 2010 foi elaborado um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) pelo Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Tucuruí, que determinava o prazo de seis meses para a manutenção da maternidade no Regional. Na época, o prefeito Sancler Ferreira se negou a assinar o TAC.

A reportagem tentou contato com a assessoria do Secretário de Saúde de Tucuruí, Charles Tocantins, sendo informada que ele estava fora do município e que apenas ele poderia falar sobre o assunto. 

Fonte: DOL com informações de Wellington Hugles

2 comentários em “Gestantes aguardam no chão para dar à luz

  • 12 de dezembro de 2013 em 09:16
    Permalink

    Já até sei o que esse secretário vai dizer \”Nós estamos com projetos prontos para solucionar esses problemas e que serão implantados na semana que vem\” Como sempre …..

    Resposta
  • 12 de dezembro de 2013 em 09:14
    Permalink

    Se fossem deputadas do PT, seriam melhor atendidas, por uma questão \”humanitária\”, como são comuns como o restante dos mortais tem de passar por essa situação.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *