Informe RC

CALOTE À VISTA

Construções de unidades habitacionais do Programa Federal, Minha Casa-Minha Vida, financiado pela Caixa Econômica Federal desde o início de seu lançamento, no 2º mandato do ex-presidente Lula, sempre deu problemas ao órgão financiador, causados pelas empresas de engenharia “companheiras” marinheiras de primeira viagem, sem régua, cálculo e compasso, recém criadas “sem no-hall”, com objetivo de abocanhar dinheiro do governo, algumas recomendadas por pessoas influentes do partido oficial. Para aparecerem os danos causados à Caixa, aos postulantes da casa própria, tudo é questão de tempo, como está acontecendo em Santarém. Nos últimos dias de dezembro, operários (+ de 750) do residencial Moaçara, revoltados com a paralisação da obra há mais de 30 dias, atraso de pagamento do salário e a falta de quitação do 13º, invadiram o canteiro, saqueando o setor administrativo, desviando e destruindo bens da empresa e ateando fogo no local. Acionada a Polícia Militar para conter a justa revolta dos manifestantes, teve de usar balas de borracha e gás lacrimogênio, senão a coisa teria sido pior. A empresa “responsável”, que pela desculpa dada não deve gozar de boa reputação, justificou de maneira primaria o injustificável: haver ingressado com ação de pedido de recuperação judicial na Justiça de Ananindeua, estando impedida de fazer qualquer pagamento até o processo ser resolvido, pelo menos 6 meses, afirmou sua santa advogada. O que fizeram com o dinheiro recebido da Caixa Econômica? Se o Juízo de Ananindeua não conceder a recuperação judicial, como ficam os pagamentos dos operários, funcionários e fornecedores, ainda candidatos a levar calote? Alguém vai ter de pagar, mais um abacaxi, entre centenas de outros espalhados pelo Brasil, para a direção da Caixa descascar. No final, a viúva, como de costume, paga a conta.

CONSERTARAM O BRASIL

Às vésperas do Natal, os presidentes do Senado Federal, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, falaram em canais de televisão, à custa do dinheiro do povo, mostrando ao país estar tudo legal diante das matérias aprovadas no Congresso Nacional e da economia que fizeram de centenas de milhões de reais consignados no orçamento das Casas, atendendo as vozes das ruas. Para maioria dos brasileiros, ainda não. O país precisa de mudanças profundas para deter a corrupção, punir os corruptos e transmitir segurança à população. Não acabaram com o foro privilegiado para autoridades comprometidas com o Código Penal e nem o aumento da idade penal de 18 para 16 ou outra forma de punição, quando a marginalidade mirim continua matando e assaltando à vontade, protegida por ONGs, entidades defensoras dos Direitos Humanos e algumas correntes ligadas à OAB nacional. Quanto ao uso indevido de jatinhos da FAB, pagos a preço de lojas de 1,99, não foram mencionados e nem o por quê do ex-deputado Natan Donadon continuar a ser oficialmente o único parlamentar prisioneiro do mundo a morar numa penitenciária, a da Papuda. Renan e Henrique Alves parecem ter consertado o Brasil.

PARECIDAS, MAS COM FINALIDADES DIFERENTES

Bolsa Escola ou Bolsa Família, para beneficiar pessoas e famílias carentes vivendo abaixo da linha da pobreza, ou mesmo uma maneira de distribuir renda entre os menos afortunados da sorte, existe em muitos países. Comentam os tucanos, do ex-presidente Fernando Henrique, criador da primeira bolsa, a escola, de ter copiado da americana, existente há quase 30 anos, e fazer parte do programa social de governo, independente de administrações, beneficiando mais de 40 milhões de americanos, sem corrupção e nem interferência política, 40% de idosos, crianças ou deficientes físicos, sem condições de trabalhar. Não usam cartão magnético para receberem dinheiro, e sim a retirada de alimentos através de vales em lojas e supermercados credenciados, monitorados por computadores para não desvirtuarem a finalidade. A nossa, a Família, que mudou de nome nos primeiros dias do governo do ex Lula, é bem diferente, dá de comer a mais de 60 milhões de brasileiros, misturando pobreza, corrupção, políticos com mandatos, como ocorreu recentemente, comerciantes e milhões de funcionários públicos, passando a ser chamada de Bolsa Votos, podendo decidir eleição, para a raiva da oposição. Recente, a Rede Globo mostrou de a bolsa petista estar engordando famílias estrangeiras residentes em cidades fronteiriças, e até mortos “milhares”, e do endereço dos beneficiados cadastrados no programa, serem falsos. O divulgado pela Globo não foi contestado.

AS BELAS DA NOITE

Prostituição e tráfico de mulheres existem desde o início do mundo, acabar, se torna difícil, muitos países tentaram e posteriormente se curvaram diante da milenar realidade, outros concentram o comércio do sexo em áreas determinadas, como na Holanda, Suíça e outras nações, se transformando em pontos turísticos. Na França, o governo, movido por falso puritanismo, como o existente na Suécia, devido ao grande número de profissionais da “saliência” e travestis vindos de todos os pontos do planeta, enviou à Assembleia Nacional (deputados), que aprovaram para posterior apreciação pelo Senado, até julho, projeto que pune com 1.500 euros (4 mil reais) os clientes das mulheres e dos homossexuais. No Brasil, o tratamento às belas da noite, que atenderam gerações, é vip, como uma obediência aos Direitos Humanos que muitos não respeitam. Na maioria dos estados existem sindicatos ou associações que, com apoio do governo, defendem e prestam atendimento de saúde a seus associados em idade avançada. Em Belo Horizonte, em convênio com a Associação de Prostitutas de Minas Gerais, a Caixa Econômica Federal reconheceu as profissionais como autônomas, permitindo que possam receber o preço do programa por meio de cartões de débito/crédito. País sem preconceito, como o nosso, age assim.

NENHUM PRESO

Há 30 dias, o ministro chefe da Controladoria Geral da União declarou, numa reunião em Brasília, da prisão dos condenados no processo do Mensalão não representar redução da corrupção no país, pelos símbolos do crime ainda estarem soltos por uma legislação caduca, e apontava o Judiciário pela demora em apreciar as ações ser um dos responsáveis. Vamos lá que seja. Em 2013, o Conselho Nacional de Justiça “CNJ” decidiu aposentar compulsoriamente (recebendo salários por tempo de serviço) 12 suspeitos de envolvimento em fraudes, como venda de sentenças e soltura de detentos envolvidos em homicídio e tráfico de drogas. Conclusão: nesses últimos anos, acima de uma centena de promotores, juízes e desembargadores, foi punida. As práticas mais graves se prenderam ao pagamento indevido de precatórios, como ocorreu na Bahia e em outros estados. Moral da história: nem um punido e nem preso, todos premiados com compulsórias e outros em investigações que nunca terminam, tempo que levam para se aposentarem com todas as vantagens do cargo que não souberam honrar. No Brasil, nos últimos 40 anos, só dois magistrados foram presos e condenados, Nicolau dos Santos Neto “cumprindo pena na Penitenciária do Tremembé” e Rocha Mattos, depois de muitos anos preso, passou ao regime semiaberto.

BACANAL ROMANO

Menores ligados à prostituição infantil fazem a festa da maioria dos donos de motéis, por representar 70% do apurado, com uma vantagem, adentram nos apartamentos, sem apresentar documento algum. Em Parauapebas, no sudeste do Pará, num motel da cidade, 12 crianças e adolescentes, com idades variando entre 10 e 14 anos, e nos quartos vizinhos apanharam mais 3 menores e um casal de namorados de 16, foram flagrados na maior sacanagem, de fazer corar de vergonha mulheres de 40 a 60 anos, numa suíte de luxo, por membros do Conselho Tutelar local, após denúncia da genitora de um dos envolvidos no bacanal romano. Falam que em Santarém a situação está pior, além das casas de saliência, centenas de barcos, em frente à cidade, recebem várias vezes ao dia a gurizada em busca do prazer remunerado, principalmente agora que o Conselho Tutelar está desestruturado. Criança praticando sexo fica bem perto de entrar no mundo das drogas. Se ainda não entraram.

CONSÓRCIO ENTRE AMIGOS

Falam dos ministérios públicos federal e estadual estarem de olhos abertos para prefeitos que terminaram o ano de 2013 sem pagar aos funcionários, salários de dezembro e décimo terceiro, frutos de repasses institucionais do Estado e da União, que caem pontualmente em dia na conta bancária das prefeituras. Na região Oeste, poucos cumpriram a obrigação, os que não fizeram, não deixaram de pagar os vereadores, únicos a receberem religiosamente sem atrasos, se não os gestores correm risco de perderem o mandato, como muitos que vivem na corda bamba, transformando a coisa pública em bem de família, ou num consórcio entre amigos, como está ocorrendo numa prefeitura próxima a Santarém. Um dia a ratazana cai na ratoeira.

CANDIDATO

Passado para trás nas eleições de 2010 por votos de pescadores piratas e das facilidades na liberação de projetos de manejos florestais feitos pelas agencias da secretaria do Meio Ambiente do Estado na região, no governo passado, que beneficiou os atuais federais, Mariquinho Batista, Roberto Faro e Carlos Putti, todos do PT, com ações pendentes para serem julgadas pela Justiça Eleitoral, o ex estadual, médico Carlos Martins, vai sair candidato a deputado federal, com apoio dos petistas locais e da quase totalidade dos diretórios regionais dos municípios do oeste paraense. Deve fazer tudo para chegar. A conversa que rolou na última sessão do ano, no “Senadinho” das laterais da Garapeira Ypiranga, na Praça da Mariz, é que sua irmã, a ex prefeita Maria do Carmo, hoje promotora de Justiça, vai ser candidata da legenda à prefeitura nas municipais de 2016. Ninguém duvida.

BOM EXEMPLO

Honestidade está virando uma virtude rara, embora exista, e muito, em todas as atividades profissionais, e quando o feito é tornado público vale a pena narrar, na esperança de que sirva de exemplo a outros humanos que passam por esta aprovação. Na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos, um motorista de taxi de uma empresa de transportes, encontrou em seu carro, no banco traseiro, uma sacola com emblema de um cassino, que pensava ser chocolate, 300 mil dólares “650 mil reais”, todas em nota de 100. Entregou o achado a seu chefe, que procurou a policia, localizando o cassino e o dono do achado, conhecido jogador de pôquer, frequentador da casa. Do ex quase dono da grana, nem um muito obrigado, da empresa, ganhou mil dólares e elogios pelos seus 13 anos de trabalho sem nunca ter causado problema.

 NOTAS CURTAS

1ª- Funcionários efetivos e temporários, contratados há anos, do município, que não ganham reajustes salariais há muito tempo, se sentem esquecidos pela atual administração. No Natal e Final de Ano, não ganharam nem um biscoito do Papai Noel. Aposentados e pensionistas, nem se fala. 2ª- Vindo de muitas administrações, a rodovia Fernando Guilhon, porta de entrada e saída da cidade, terminou mais um ano sem sinalização e iluminação, no que pese o município de Santarém ser o maior polo turístico do estado. 3ª- Grande parte dos municípios situados no sul e sudeste do Pará e na região do Xingu, possui áreas de terra destinadas à implantação de indústrias. Santarém, que sonha ser capital, a Câmara Municipal e a Associação Empresarial e Comercial ainda não definiu o local, a não ser vagas especulações. 4ª- O Superintendente regional do Trabalho no Estado, ex-vice-governador, Odair Corrêa, anunciou o aumento de 47 mil e 486 novos empregos, gerados no Pará em dois anos. Perdeu para o Ministério da Pesca no estado, que fabricou pescadores piratas “falsos artesanais” que mamam indevidamente Seguro Defeso. Tirar carteira do trabalho não significa estar empregado. 5ª- O município de Faro completou 245 anos de emancipação política. Pouco, ou nada melhorou, só o tempo passou. É um dos mais atrasados do estado, e a prefeitura, com muitas broncas na Justiça. 6ª- O governador Simão Jatene “PSDB” mostra ser bom parceiro. Saiu de férias com a família para fora do Estado por quase 30 dias, dando vez ao vice de sua confiança, o santareno Helenilson Pontes “PSDB”. Só não fortalece o partido, para as eleições de outubro, se não quiser ou não tiver aptidão para político. 7ª- Enquete feita a mando de um vereador, para ilustrar futuros trabalhos no Legislativo, concluiu que 70% das famílias moradoras na av. Moaçara desconhecem quem foi Nelson Mandela. Não devem ler jornais, revistas e nem assistir noticiários de televisão. 8ª- O Tribunal de Justiça de São Paulo ordenou ao prefeito paulista, Fernando Haddad, a criar em 18 meses, com acompanhamento do Ministério Público, 170 mil novas vagas em creches em tempo integral para crianças de 0 a 5 anos. 9ª- Nos últimos 30 anos, quase 100 mil mulheres foram assassinadas no Brasil, 10 mil ficaram deficientes físicas. Dos criminosos e valentões, 99,9 ou mais estão soltos. 10ª- Para o desembargador Milton Nobre, uma das maiores expressões jurídicas do Pará, ao julgar um habeas-corpus das Câmaras Criminais reunidas, negado por unanimidade, onde um empresário, cumprindo pena em presídio, acusado de vender carros roubados, pedia para passar para o regime domiciliar ou unidade hospitalar para cumprir a pena por sofrer de pressão alta, disparou no despacho: não vamos encher este país de José Genoíno. Para bom entendedor, poucas palavras bastam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *