Ambientalistas denunciam assoreamento do Lago do Juá

Membros do movimento “Salve o Juá”
Membros do movimento “Salve o Juá”

Membros do Movimento “Salve o Juá” realizaram no último domingo, 19, uma caminhada na área do Lago. A Iniciativa teve como objetivo chamar atenção das autoridades de Santarém e do Pará em relação aos impactos ambientais causados pela construção do conjunto habitacional da empresa SISA/BURITI.

Representantes do “Salve o Juá” denunciam o assoreamento acelerado do manancial, após a implantação do residencial e do desmatamento da mata ciliar das margens do Lago Juá. O crime ambiental cometido pela empresa SISA/BURITI, segundo os ambientalistas, vai beirando as belezas naturais do Lago do Juá e igarapés das proximidades.

Por meio de imagens, os ambientalistas registraram a beleza natural do manancial, assim como os resultados da destruição, onde igarapés estão em processo de extinção, enquanto que outros córregos estão sendo sufocados pelo assoreamento do PROJETO BURITI.
“Ofereço estas imagens aos amigos artistas, poetas, sensíveis, que não só escrevem ou cantam sobre a natureza, mas defendem e se preocupam com o destino de tudo isso. Pra quê escrever poemas? Poesias? Ou cantar sobre a natureza se você não tem sensibilidade e compaixão com o lugar que te alimenta? Os poetas Celdo Braga, Valmir Pacheco e Roberto Lima Imbaúba que expressaram os seus sentimentos em lindos poemas para o Lago do Juá”, declarou a membro do Movimento “Salve o Juá”, Fabíola Pinheiro.
Para os ambientalistas, ao que tudo indica, o Governo do Pará fez um Acórdão com a empresa, que para eles, quer concluir a degradação ambiental na área do Lago do Juá.

Lago do Juá está perdendo sua cor e qualidade, devido a poluição ambiental
Lago do Juá está perdendo sua cor e qualidade, devido a poluição ambiental

“O que será que definiram neste TAC? Será que as leis que foram burladas por esta empresa serão tratadas com o respeito devido? Será que primeiramente vão fazer o EIA/RIMA antes de continuarem este estupro ambiental? Será que a empresa e o gestor ambiental do município do governo passado vão receber as penalidades de acordo com os crimes que cometeram?”, questiona Fabíola.

Ela interroga ainda se a empresa vai inserir em seu projeto, o tratamento de esgoto. “De que forma os Secretários de Meio ambiente do Estado e Município pretendem fiscalizar cada item do Acórdão, pois as duas secretarias não cansam de falar que não tem estrutura com capacidade de cuidar das questões ambientais do Estado e Município?”, pergunta Fabíola, lembrando que em reunião no ano passado, o Secretário de Meio Ambiente do Estado disse que não bateria o martelo sem discutir com os movimentos sociais.

“Até o momento, ele não repassou oficialmente o conteúdo do TAC!”, exclamou.

Em reunião realizada com representantes do Movimento Salve o Juá, o prefeito Alexandre Von (PSDB) afirmou que não assinou o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) do projeto da empresa SISA/Buriti. Ele garantiu que caso seja aprovado o TAC, mas os membros do “Salve o Juá” participarão das discussões.

Fonte: RG 15/O Impacto 

2 comentários em “Ambientalistas denunciam assoreamento do Lago do Juá

  • 23 de janeiro de 2014 em 09:08
    Permalink

    O Assoreamento foi feito pelo projeto minha casa minha vida e não pelo loteamento da Buriti.

    Resposta
  • 22 de janeiro de 2014 em 05:56
    Permalink

    Desocupados. Se fossem pessoas sérias e trabalhadoras, até que mereceriam crédito em suas mirabolantes colocações. Hipócritas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *