Reitora da UFOPA recebe alunos e entidades indígenas
A reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, recebeu nesta quarta-feira, 29 de janeiro de 2014, alunos integrantes do Diretório Acadêmico Indígena da UFOPA, que solicitaram a criação de um núcleo de acompanhamento e assessoramento acadêmico para assuntos indígenas na Universidade. A reunião contou com a participação da pró-reitora da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), Lucineide Pinheiro, e de representantes do Conselho Indígena Tapajós Arapiuns (CITA) e do Grupo Consciência Indígena (GCI).
Segundo a reitora da UFOPA, o Núcleo terá o objetivo de facilitar a integração dos alunos indígenas junto às unidades acadêmicas e administrativas da UFOPA. “Em fevereiro haverá uma reunião de trabalho para definir o papel e a função do Núcleo, com a participação da Funai, Diretório Acadêmico Indígena, PROCCE, PROEN e representações indígenas”, explicou.
Os alunos indígenas solicitaram ainda que, durante a avaliação do modelo acadêmico da universidade, também sejam discutidos mecanismos que garantam a concorrência apenas entre os alunos indígenas na escolha dos cursos de graduação. “Com a mudança ocorrida este ano no ingresso aos cursos da universidade, foram asseguradas 10% das vagas de cada curso de graduação para os alunos selecionados pelo Processo Seletivo Especial Indígena”, afirmou.
A reitora informou ainda que representantes do Diretório Acadêmico Indígena irão fazer parte da comissão que será instituída na universidade com a incumbência de estabelecer cronograma e metodologias de avaliação do modelo acadêmico.
Outros assuntos discutidos durante a reunião foram o acesso a bolsas de auxílio financeiro aos indígenas e a inclusão da Semana dos Povos Indígenas, que ocorre no mês de abril, no calendário acadêmico da UFOPA.
UFOPA REALIZA 1ª JORNADA DE INTEGRAÇÃO DO PARFOR
A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza, nos meses de janeiro e fevereiro de 2014, a 1ª Jornada de Integração do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que tem o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico e cultural dos discentes pertencentes ao PARFOR.
Promovido pela Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), pela Coordenação-Geral do PARFOR e pelo Instituto de Ciências da Educação (ICED), o evento será composto por ciclo de palestras, minicursos, oficinas, campeonato esportivo, apresentações culturais e exposição de trabalhos acadêmicos e científicos.
O objetivo é possibilitar maior interação entre os discentes – além da divulgação e da troca de informações e experiências relacionadas às pesquisas desenvolvidas no âmbito das licenciaturas – e contribuir no cumprimento da carga horária das atividades complementares dos alunos.
A UFOPA possui atualmente 3.500 alunos-professores matriculados no PARFOR, distribuídos nos Câmpus de Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná e Santarém, municípios que também sediarão as atividades da Jornada. Os alunos participantes receberão certificação de atividade complementar como participantes ou como organizadores e proponentes das atividades.
As inscrições para a proposição de minicursos e oficinas começaram no dia 27 de janeiro de 2014, nas secretarias do PARFOR de cada município. Em Santarém, as inscrições também já iniciaram e poderão ser feitas na Diretoria de Programas e Projetos (DPP/ PROCCE), situada na Sala 105 do andar térreo do Câmpus Amazônia (Av. Mendonça Furtado, 2.946, bairro de Fátima). “Os alunos poderão participar da organização do campeonato esportivo e da proposição de minicursos e oficinas”, informa Victor Oliveira, da PROCCE.
Programação – Organizado pela Diretoria de Esporte e Cidadania (DEC/PROCCE), em parceria com os servidores dos câmpus da UFOPA, o Campeonato Esportivo integrará as modalidades de vôlei e futebol masculino e feminino. O campeonato ocorrerá simultaneamente nos câmpus da UFOPA nos dias 1º e 2 de fevereiro de 2014. Os times vencedores irão receber medalhas.
Organizada pela DPP/PROCCE, a Jornada do Conhecimento ocorrerá no dia 15 de fevereiro de 2014. Pela manhã, os professores do PARFOR ministrarão minicursos e oficinas. À tarde, haverá a exposição dos trabalhos acadêmicos dos discentes sobre temáticas de interesse nas categorias “Relato de Experiência” e “Experimento Empírico”.
Os relatos de experiência deverão ser de trabalhos acadêmicos, discussão de metodologias de trabalho, ou outro que caracterize uma experiência vivencial escolar ou acadêmica. Os experimentos empíricos deverão ser de práticas ou de instrumentos pedagógicos, ou de outros que caracterizem um experimento.
As atividades do Ciclo de Palestras, que estão sendo promovidas pelos próprios professores do PARFOR, já começaram nos câmpus da UFOPA e irão se estender até o dia 21 de fevereiro de 2014.
Mais informações sobre a 1ª Jornada de Integração do PARFOR/UFOPA pelo correio eletrônico dpp.ufopa@gmail.com ou pelo telefone (93) 2101-6529.
Sobre o PARFOR – É um programa nacional implantado pela CAPES em regime de colaboração com as secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios e com as instituições de ensino superior. O objetivo principal do programa é garantir que os professores em exercício na rede pública de educação básica obtenham a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), por meio da implantação de turmas especiais, exclusivas para os professores em exercício.
Os tipos de cursos oferecidos são: Primeira Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior; Segunda Licenciatura – para docentes em exercício na rede pública da educação básica, há pelo menos três anos, em área distinta da sua formação inicial; e Formação Pedagógica – para docentes graduados não licenciados que se encontram em exercício na rede pública da educação básica.
No Pará, cinco instituições de ensino superior oferecem cursos do PARFOR: Instituto Federal do Pará (IFPA), Universidade Estadual do Pará (UEPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e UFOPA que, no âmbito do PARFOR, oferta as licenciaturas integradas em Biologia e Química; Matemática e Física; Português e Inglês; e História e Geografia; além do curso de Pedagogia.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/UFOPA