UHE Belo Monte avança em obras de montagem eletromecânica
A primeira etapa da montagem eletromecânica do sítio Pimental entra em fase de conclusão. Até 31 de janeiro, os engenheiros e operários terminam de revestir os tubos de sucção das turbinas 5 e 6.
Com o trabalho na base das seis turbinas, mais uma etapa da concretagem da Casa de Força Complementar da Usina Hidrelétrica Belo Monte estará liberada, em conformidade com o cronograma das obras civis.
O processo de montagem dos revestimentos nos poços das turbinas começou em setembro de 2013, na turbina 1. Luiz Horta, gerente de Montagem Eletromecânica do sítio Pimental, explica que o revestimento do tubo de sucção é composto de quatro virolas. “Os tubos de sucção são cônicos com diâmetros internos de 6,65 metros a 9 metros, sua função é de recuperar parte da energia do fluxo de água que passa pela Turbina conduzindo-a ao canal de fuga, ou seja, restituindo a água ao leito natural do rio Xingu”, esclareceu.
Cada revestimento do tubo de sucção pesa cerca de 35 toneladas, o equivalente a pouco mais de 3% do peso aproximado de 1.100 toneladas de cada uma das seis turbinas tipo Bulbo de Pimental. A finalização do trabalho se concentra agora nos dois últimos, o 5 e o 6, o que permite a continuidade das obras civis.
Horta ressalta, ainda, que várias peças das turbinas já chegaram e estão armazenadas no pátio do canteiro aguardando as próximas etapas de montagem. A UHE Belo Monte registra mais de 45% das obras civis concluídas, segundo o último balanço da Norte Energia, empresa responsável pelo empreendimento. Com a conclusão da primeira parte da montagem eletromecânica, o trabalho em concreto e aço deve avançar em um ritmo ainda mais acelerado, estima o gerente.
Fonte: RG 15/O Impacto e Anderson Araújo