Defesas Civis da região reúnem para construir regulamento da 1ª Conferência Intermunicipal

Representantes das Defesas Civis dos Municípios da região
Representantes das Defesas Civis dos Municípios da região

Na terça-feira (18), representantes das Defesas Civis dos Municípios do Baixo Amazonas reuniram-se, na sede da COMDEC, para construir o regulamento que vai nortear a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil que acontece em Santarém no próximo dia 26, das 07h30 às 19h, no auditório do IFPA.

De acordo com o titular da COMDEC, Darlison Maia, a Conferência será um espaço para elaboração das propostas que serão levadas, pelos delegados eleitos no evento, à Conferência Estadual, e, posteriormente a 2ª Conferência Nacional que tem como tema “Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional”.

“Como temos realidades diferentes até dentro do nosso próprio Estado, é preciso formar o convencimento das autoridades, principalmente em Brasília, de que precisamos ter um plano de Defesa Civil diferenciado para podermos trabalhar de forma mais efetiva a prevenção e na resposta às demandas que surgirem. No Oeste do Pará nós temos o problema das enchentes e também os decorrentes das enxurradas (alagamentos e erosão) por falta de drenagem”, explicou o titular da Comdec.

Na Conferência Intermunicipal, além da participação das Defesas Civis dos Municípios haverá participação de representantes da 4ª REDEC, SEMTRAS, SEMED, SEMAD, SEMAP, SEMSA, SEMMA, SEMTUR, CPROF e PAC Social.

GGI DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL VAI TRABALHAR NO DESENVOLVIMENTO DE CADEIAS PRODUTIVAS ESPECÍFICAS

Prefeito Alexandre Von reuniu com secretários e representantes de bancos e órgãos federais e estaduais
Prefeito Alexandre Von reuniu com secretários e representantes de bancos e órgãos federais e estaduais

Na primeira reunião de 2014, o Grupo de Gestão Integrada de Desenvolvimento Regional Sustentável (GGI DRS) dará enfoque para algumas cadeias produtivas: fruticultura, mandioca, psicultura, pecuária e avicultura. Participaram da reunião, o prefeito Alexandre Von, secretários municipais, Bancos de fomento ao crédito, representantes de órgãos federais e estaduais de Meio Ambiente e a iniciativa privada.

O prefeito Alexandre Von informou que o Município vem trabalhando para trazer novos investimentos e citou as recentes reuniões com a empresa InterCement, subsidiária do Grupo Camargo Corrêa, para que Santarém receba a fábrica de cimento que o Grupo pretende instalar na região Norte do País. Também sobre a empresa Cevital, a maior do ramo agroalimentar da Argélia, que pretende fincar suas bases na Região.

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., explicou que o GGI vai trabalhar para facilitar o acesso ao crédito do setor produtivo dessas cadeias. “Se esse acesso ao crédito tiver alguma dificuldade para ampliar a produção, as instituições – Prefeitura, INCRA, Banco da Amazônia, Banco do Brasil, os órgãos ambientais – estarão empenhadas para resolver o gargalo para que a produção possa deslanchar e quem não está no setor e queira entrar na cadeia produtiva, possa entrar com apoio de crédito, assistência técnica e capacitação”, explica o titular da SEMDE.

Durante a reunião, os representantes da empresa Tapajós Alimentos, do Grupo AvisPará, foi convidada a relataram algumas dificuldades para expandir o negócio. Atualmente, o parque produtivo tem capacidade para abater 150 mil cabeças de frango e está abatendo esse volume por semana.

“É importante que nós aqueçamos a cadeia da avicultura para que tenhamos fornecedores e deixemos de importar frango para passar a exportar o frango congelado produzido na nossa região. Esperamos com isso, melhorar a produtividade e por conseguinte a geração de emprego e renda”, explica Valdir.

COPA DOS CAMPEÕES PROSSEGUE ESTA SEMANA

O jogo entre as equipes Real UTI (Matinha) e Vila Real (Maracanã) que está marcado para sexta-feira (21), foi antecipado para esta quinta-feira (19), no Campo do Cambuquira, a partir das 20h. O jogo é válido pela primeira fase da Copa dos Campeões Interbairros e Rural. Caso uma das equipes vença pelo placar de dois gols ou mais de diferença, elimina o jogo de volta e assegura a classificação para a próxima fase.

Sábado (22), jogam no Campo da Conquista: Flamengo (Conquista) x Margarefe (Laguinho), às 16h; Barcelona (Nova República) x Real (Aeroporto Velho) jogam no Campo da Copagro, às 16h; Interventoria x Valência (Matinha) jogam no Campo do Velosão também às 16h.

Domingo (23), será vez do Internacional (Laguinho) enfrentar a equipe do Juventude (Conquista), às 9h, no Campo Assibama; Lion (Santarenzinho) x Vitória Régia, jogam no Campo da Comunidade, às 9h; Luso Brasil (Saracura) x Barão do Amazonas 9Aritapera) jogam às 16h, na comunidade saracura; União do Parauá x Barão do Uruarí, se enfrentam ás 16h, na comunidade Parauá.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *