UFOPA e Governos Municipal e Estadual discutem investimentos em Santarém
Em reunião realizado no último dia dia 14, a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro, e o prefeito de Santarém, Alexandre Von, discutiram alternativas de investimentos do grupo empresarial Camargo Corrêa para a região.
Segundo o prefeito Alexandre Von, que estimulou o encontro, as cidades de Santarém (PA) e Manaus (AM) disputam os investimentos do grupo, que devem chegar à marca de 800 milhões de reais. “Nós viemos trazer aqui à universidade e à secretaria de estado, representantes da InterCement, empresa do grupo Camargo Corrêa que atua no ramo de fabricação de cimento. Essa empresa está estudando a possibilidade de implantar em Santarém uma fabrica de cimento, e nós viemos à universidade para identificar formas da UFOPA se integrar a este grupo para que possamos mostrar a viabilidade de Santarém para recepcionar este investimento, que é da ordem de aproximadamente 800 milhões de reais”, conta.
Para a reitora Raimunda Monteiro, é natural que empresas procurem os benefícios da localização geográfica de Santarém, que faz da cidade mais uma área portuária para o Brasil. É neste sentido que para a reitora a reunião foi mais para troca de impressões e de possibilidades para a visualização de cenários futuros, na tentativa de criar um ambiente econômico favorável para a localização de novos investimentos. “Para nós da UFOPA, que estamos envolvidos na implantação do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós junto com o governo do Estado, foi mais um momento de amadurecimento dessas propostas e também de contribuição de cenários futuros que deverão beneficiar toda a região do Oeste do Pará”, avalia.
David Leal, representante da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (SEICOM), também esteve presente à reunião, que segundo Marco Antonio Zangari, diretor de planejamento estratégico da InterCement, foi bastante produtiva, pois definiu um plano de trabalho integrado. “Essa é a segunda vez que estamos em Santarém, com o objetivo de trazer uma atualização dos parâmetros de nossa análise de viabilidade e discussão de pontos específicos, em que nós precisaríamos de uma parceria com as autoridades locais para desenvolver soluções que atendam aos interesses tanto do empresariado quanto do governo para um investimento como o nosso. Hoje conseguimos definir um plano de trabalho integrado, visando o tratamento dessas questões cruciais, como a definição de uma localização adequada dentro do município para um empreendimento como o nosso, que tem como uma das suas principais variáveis da análise, o custo logístico de trazer insumos para a sua produção e de levar os seus produtos para os centros consumidores. A partir dessa reunião, nós tivemos a oportunidade de discutir uma solução mais interessante para um polo industrial, tendo acesso ao sistema fluvial e rodoviário de transporte”, explica.
MESTRADO PROFISSIONAL EM MATEMÁTICA DA UFOPA RECEBE NOVOS ALUNOS
A palestra “Geometria e Números no Reticulado”, ministrada pelo prof. Dr. Adán José Corcho Fernández, deu início às aulas da 4ª turma de Mestrado Profissional em Matemática em rede Nacional (PROFMAT) da UFOPA, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 21, no auditório do anexo do Campus Amazônia.
Na ocasião, especial para os 15 novos mestrandos, a reitora Raimunda Monteiro destacou a importância do mestrado profissional em matemática para o ensino da disciplina na região. “Nós temos uma carência muito grande de professores de matemática no Brasil, e principalmente aqui na região Oeste do Pará. Sentimos isso, por exemplo, quando abrimos concurso para professores na Universidade. Então, ofertar a pós-graduação é muito importante porque é o esforço de formar professores, tanto para melhorar a qualidade do ensino fundamental e médio, quanto para a melhoria do ensino superior”, ressalta a reitora.
Maria Aldete Souza, mestranda e professora de matemática na Escola Onésima, também participou das boas vindas aos novos alunos. Atuando na educação especial há 14 anos, Aldete considera que a oportunidade de participar de um mestrado profissional é um sonho, porém também é um diferencial. “Quem faz um mestrado profissional tem o projeto elaborado durante o curso. Por exemplo, o meu projeto estará focado no ensino da matemática para deficientes visuais e terá o objetivo de capacitar os professores de matemática para as necessidades especiais destes alunos”, explica.
A Orquestra Jovem Wilson Fonseca, regida pelo maestro Agostinho Fonseca Neto, também participou da solenidade, além do pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Sérgio Melo; o diretor do Instituto de Ciências da Educação, Prof. Dr. Frederico Gradella; o coordenador do Programa de Licenciatura Integrada em Matemática e Física, Prof. Dr. Sebastián Mancuso; e o coordenador em exercício do PROFMAT, José Ricardo Mafra.
Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Ufopa