Artesanato Tapajônico exposto na Vitrine Cultural da Copa do Mundo
Durante a Copa do Mundo no Brasil será realizada uma exposição organizada e fomentada pelo Ministério da Cultura (Minc) chamada “Vitrine Cultural”. O artesanato na região Tapajós está incluído neste projeto, que deve reunir a arte de vários cantos do país, a ser apreciada e comercializada com turistas brasileiros e estrangeiros. As exposições acontecem em vários Estados selecionados como sede do Mundial.
Os artesanatos da região Oeste do Pará que terão espaço confirmado na Vitrine Cultural serão: trançado do Arapiuns, a Fibra de Curauá – típica da região do Lago Grande e as Cuias do Aritapera.
O Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária (Ceapac) coordena o trabalho de comunidades que se dedicam ao artesanato na região, principalmente da fibra de curauá e o trançado do Arapiuns.
Neida Pereira, membro da equipe executiva da entidade explica que os produtos passam por uma seleção que leva em conta a qualidade, relevância cultural, e outros quesitos como qualidade da embalagem. “Temos alguns grupos que estão selecionados e desde já estão no processo de produção para o encaminhamento para esse evento, mas está aberto para outros artesãos, associações ou cooperativas”, informa.
A meta no número de peças do Minc para a região Oeste do Pará é de 60 mil, e por isso, a coordenação do Ceapac incentiva que outros artesãos ou grupos de artistas que possuem um trabalho típico da região aproveitem essa oportunidade.
Fonte: DOL, com informações de Raphael Ribeiro/Sucursal Tapajós