Grande índice de violência assusta população de Itaituba

Bandidos que trocaram tiros com a Polícia
Bandidos que trocaram tiros com a Polícia

O município de Itaituba, no Oeste do Pará, parece que está voltando aos tempos da corrida do ouro, onde a criminalidade predominou, com mortes encomendadas e os assassinos e mandantes ficavam impunes. Com o cessar da corrida do ouro, a tranqüilidade voltou a imperar no Município. Mas essa calmaria parece que está deixando de acontecer, pois ultimamente Itaituba está sendo palco de grandes assassinatos. O caso mais recente aconteceu com a advogada Leda Marta, sua filha Hanna Estela e sua funcionária Tainara Siqueira, que foram assassinadas barbaramente a facadas, por um criminoso que até agora não foi preso. Também na semana passada bandidos fortemente armados enfrentaram a Polícia Militar, na Vila Caçula, sendo que eles tinham até casa própria em Itaituba. Tais acontecimentos estão deixando a população em pânico.

A residência descoberta pela Polícia foi adquirida pelos bandidos há cerca de um ano, com endereço na 34ª rua, Bairro Santo Antônio. O proprietário da casa que a Polícia supõe ser membro da quadrilha de bandidos se chama Leandro Silva Cavalcante, que tem uma tatuagem em toda sua costa. Vizinhos informaram à Polícia que eles tinham hábitos estranhos, calados não se relacionavam com vizinhos nem permitiam que sequer  olhassem pelo muro da casa. 

O homem vivia com mulher e filho, mas misteriosamente sumiram, no sábado, dia 1º de março, por volta de 11 horas da manhã. Quando a Polícia Militar, com apoio do Reservado e Polícia Civil, conseguiu chegar à casa aonde os bandidos se escondiam, a mesma estava vazia, inclusive a Polícia encontrou a chave escondida no quintal da casa. Dentro havia uma TV ligada e na garagem um veículo Fiat Pálio de cor prata, com placa de Porto Velho (RO), já que os quatro bandidos são oriundos daquele Estado e contavam com apoio de pessoas de Itaituba. 

Residência onde a quadrilha se escondia
Residência onde a quadrilha se escondia

A Polícia conseguiu, também, comprovar pelas investigações que a caminhonete Triton Mitsubishi que estava com os quatro bandidos no dia do confronto com os policiais na Vila Caçula também ficava nessa residência. Os bandidos estavam planejando um grande assalto em Itaituba, mas deu tudo errado quando foram abordados casualmente pela Polícia que estava na Vila Caçula investigando a chacina da advogada, sua filha e funcionária. Enquanto isso, eles continuam foragidos embora a Polícia tenha feito um grande cerco com forte aparato de homens e armas em comunidades adjacentes na Estrada de Barreiras. 

A fuga dos bandidos numa região de difícil acesso demonstra que eles tinham prévio conhecimento por onde passavam já que poucas pistas foram deixadas por eles. A Polícia inclusive não está mais no local, já que vasculharam tudo e eles não foram encontrados. Os bandidos, pelo potencial das armas e pela ação, demonstram que são de alta periculosidade. 

Sobre a explosão do caixa eletrônico ocorrido na madrugada de sexta para sábado, tanto a Polícia Civil quanto a Militar não quiseram fazer qualquer vínculo direto, mas é provável que exista algo relacionado, e essa linha de investigação também está sendo feita nesse atentado que explodiu o caixa eletrônico parcialmente.

POLÍCIA IDENTIFICA BANDIDOS: O serviço de inteligência da Polícia Militar de Itaituba nos últimos dias tem feito excelente trabalho investigativo elucidando fatos considerados de alta complexidade. Ele conseguiu ter acesso a imagens que mostram um dos assaltantes da quadrilha interestadual que vem tentando atuar em Itaituba. 

José Hamilton aparece nas imagens de uma câmera da Sorveteria Ray. José Hamilton é um bandido de alta periculosidade, com vasto currículo no submundo do crime tendo praticado vários assaltos em Rondônia de onde é fugitivo. A Polícia Militar descobriu que o elemento José Hamilton da Silva que ainda está foragido, participou de um assalto ao Banco do Brasil na cidade de Lábrea (AM) quando conseguiram escapar ao cerco da Polícia.

Não está confirmado se os outros bandidos identificados também se encontravam em Itaituba no momento da abordagem que gerou o conflito com troca de tiros. O serviço Reservado da PM de Itaituba vem agora levantando informações precisas sobre o que os bandidos estavam fazendo em Itaituba, havendo uma hipótese de que eles estariam arquitetando um grande assalto que poderia ser em região de garimpos, já que eles haviam contratado uma logística com voadeira para facilitar a fuga após o delito. 

O outro que aparece na foto seria o bandido de prenome Leandro. A Polícia continua intensificando as investigações após o cerco feito em matas adjacentes na estrada de Barreiras. Mesmo não conseguindo prender os quatro bandidos, aposta no trunfo do fato de dois deles estarem baleados e provavelmente continuam na região, pois necessitam de cuidados médicos.

Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *