Projeto Pé de Pincha solta quelônios no Lago Sapucuá

Soltura de quelônios na comunidade Barreiro, no Lago Sapucuá, na região Oeste do Pará
Soltura de quelônios na comunidade Barreiro, no Lago Sapucuá, na região Oeste do Pará

O Projeto Pé de Pincha realizará neste sábado, dia 15, a soltura de quelônios na comunidade Barreiro, no Lago Sapucuá, na região Oeste do Pará.

A Mineração Rio do Norte é parceira do projeto e com o apoio de ribeirinhos, estudantes da Universidade Federal do Pará, Fundação Vale do Trombetas e voluntários da Vila de Porto Trombetas, participará do evento devolvendo as espécies protegidas nas comunidades à natureza, como forma de garantir a preservação dos quelônios na região.

O projeto ocorre há uma década e já acompanhou o nascimento e inserção de mais de 300 mil quelônios em seu habitat natural.

SIMINERAL RECONHECE MRN EM EVENTO SOBRE O SETOR DE MINERAÇÃO DO PARÁ

Evento de lançamento da 3ª edição do Anuário Mineral do Pará contou com homenagem ao ex-presidente da MRN

Pelo terceiro ano consecutivo o Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) lançou em um evento que ocorreu na noite do último dia 13, o seu anuário mineral com informações do setor do Estado, indicadores das atividades das empresas ativas, os seus principais projetos e resultados.

Além de apresentar a publicação, o evento do Simineral tratou assuntos estratégicos e a importância da sustentabilidade nas operações. Essas questões inclusive norteiam as informações apresentadas no anuário, que nessa edição contou com o tema “Mineração Sustentável. Um legado para a nossa gente”.

Sustentabilidade é a palavra-chave nas diversas discussões em eventos do setor e nesse quesito destacam-se as minerações com produção equilibrada e resultados expressivos em ações focadas na preservação e manutenção do meio ambiente. Um exemplo de operação saudável é a da Mineração Rio do Norte, com projetos como o reflorestamento das áreas lavradas, resgate de flora e fauna nativas, monitoramento de águas, resgate de abelhas, entre outros que fizeram da empresa benchmarking para outras organizações.

Os números positivos alcançados a partir das ações de preservação dos recursos naturais resultaram em homenagem ao ex-presidente da MRN, Júlio César Ribeiro Sanna, com o título honorífico em Minerador Destaque, pela contribuição dada ao desenvolvimento sustentável do setor, ao longo dos dez anos de atuação na região e na empresa, além de resultar também na inclusão da MRN na publicação.

O anuário é uma das iniciativas implantadas com foco no desenvolvimento das minerações locais. Em 2014 serão distribuídos cinco mil exemplares impressos e mais 15 mil exemplares em formato digital, para toda a rede do setor.

Fonte: RG 15/O Impacto e Érica Palhares 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *