Deputado pede revogação de Portaria que dificulta realização de mamografia

Deputado Nélio Aguiar
Deputado Nélio Aguiar

O deputado Nélio Aguiar (DEM) deu entrada nesta terça-feira, 16, à moção solicitando que a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) envie comunicado ao Ministério da Saúde com pedido de revogação da portaria 1.253/2013, do final do ano passado, que estabelece exames de mamografia prioritariamente para mulheres na faixa etária entre  50 e 69 anos.

O parlamentar destaca que o câncer de mama está afetando cada vez mais mulheres na faixa etária de 30 anos e que a referida portaria é um verdadeiro retrocesso. “Temos visto mulheres com idades entre 30 e 35 anos indo a óbito vítimas de câncer de mama. Então, não podemos ficar de braços cruzados diante de tal decisão de nossas autoridades de saúde, que  pretende deixar de pagar as mamografias em mulheres com menos de 40 anos”, destacou na tribuna.

DEPUTADO COBRA DA INFRAERO ÔNIBUS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS ENTRE O TERMINAL E A AERONAVE‏: Por conta da ausência de pontes e abrigos para embarque e desembarque no aeroporto de Santarém os passageiros são obrigados a descer do avião e caminhar até o saguão ao ar livre. As péssimas condições de infra-estrutura do Aeroporto Wilson Fonseca prejudicam ainda mais os passageiros nesse período chuvoso, que torna o embarque e desembarque um caos total. Para tentar minimizar o problema, o deputado Nélio Aguiar (DEM) deu entrada nesta terça-feira (16) a moção solicitando à Infraero ônibus para o transporte dos passageiros, da aeronave até o saguão do aeroporto e vice versa, “visando evitar maiores transtornos e oferecer minimamente um serviço aos usuários, principalmente aos idosos, passageiros com crianças de colo e com dificuldade de locomoção”, defendeu o parlamentar.

Desde que assumiu o mandato de Deputado que Nélio Aguiar entrou na luta por garantir a construção de um novo aeroporto para Santarém, pois há mais de duas décadas que o Maestro Wilson Fonseca está com sua capacidade esgotada para atender a grande demanda de passageiros no Oeste do Pará.

Fonte: RG 15/O Impacto e Kátia Aguiar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *