Médico acusado de cobrar cirurgia do SUS

Ronan Junior pede que Comissão de Saúde da Câmara investigue denúncia
Ronan Junior pede que Comissão de Saúde da Câmara investigue denúncia

Denúncias de cobrança de cirurgias feitas por alguns médicos que trabalham em hospitais públicos de Santarém para atender pacientes através do Sistema Único de Saúde (SUS) voltaram a repercutir na Câmara Municipal, no início desta semana. Em entrevista à nossa reportagem, o vereador Ronan Liberal Júnior (PMDB) denunciou a cobrança de cirurgias feitas por um médico que atua no Hospital Municipal de Santarém, para atender uma mulher grávida, pelo SUS.

Ele contou que na noite do dia 13 deste mês, recebeu uma ligação de um morador da comunidade de Corta Corda, na região da rodovia Santarém/Curuá-Una, o qual relatou que tinha uma vizinha internada há 4 dias no Hospital Municipal de Santarém (HMS), que estava grávida de 9 meses e necessitando de um procedimento, possivelmente uma cesariana e o médico que a atendeu cobrou o valor de R$ 1.000 mil, pelo procedimento.

“A situação é extremamente grave, já que os atendimentos feitos no Hospital Municipal são pelo SUS e não carecem cobrança. A paciente já estava com quatro dias, precisando ser submetida a procedimentos cirúrgicos porque a criança estava atravessada e não recebeu os devidos atendimentos médicos”, disse o vereador Ronan Júnior.

Segundo ele, ainda não foi possível descobrir o nome do médico, mas o fato é grave e aconteceu dentro do Hospital Municipal. “Essa é uma situação que devemos analisar, pois poderia levar a morte tanto da criança quanto da mãe. Esse tipo de acontecimento eu não gostaria que acontecesse com meus conhecidos e muito menos com desconhecidos. Peço a atenção da Comissão de Saúde da Câmara, para acompanhar de perto esse tipo de situação e pedir apoio a esse grave problema”, declarou o Vereador.

INVESTIGAÇÃO: Além do vereador Ronan Liberal Júnior, o presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, vereador Paulo Gasolina (DEM), informou que também conversou com a pessoa que fez a denuncia. Para o vereador Paulo Gasolina, a cobrança de taxas indevidas por médicos para fazer algum tipo de tratamento através do SUS virou motivo de preocupação, em Santarém. “Isso essa é uma questão que nos preocupa e nós vamos investigar a fundo, para que as pessoas não sejam mais submetidas a esse tipo de cobrança irregular. Quando descobrirmos a identidade do médico, a Comissão de Saúde da Câmara vai procurar a Secretaria Municipal de Saúde para afastá-lo imediatamente de suas funções”, avisou o Parlamentar.

OUTROS CASOS: Vários casos de cobranças de cirurgias do SUS feitas por médicos que atuam em Santarém já foram denunciadas à nossa redação. Inclusive em algumas clínicas particulares existe muito esse procedimento, onde o paciente paga um preço absurdo por uma cirurgia, que também é paga pelo SUS. Ou seja, o médico ganha em dobro pela mesma cirurgia. O Conselho Regional de Medicina deve entrar em campo, investigar essas denúncias para saber quem são esses “profissionais” que estão cometendo crime, para que sejam punidos.

Por: Manoel Cardoso

4 comentários em “Médico acusado de cobrar cirurgia do SUS

  • 23 de março de 2014 em 10:05
    Permalink

    Bando de frouxos, digam logo o nome do médico, denunciem a Polícia Civil que rápido ele é preso!

    Resposta
  • 21 de março de 2014 em 09:38
    Permalink

    Tem filhos de vereador abastecendo o carro particular com requizição da camara!pode?

    Resposta
  • 21 de março de 2014 em 09:36
    Permalink

    VEREADOR ZINHO CONTROLE REMOTO DO PAI CADE O NOME DO MEDICO ,SEU FROXO ,MEDROZO

    Resposta
  • 20 de março de 2014 em 19:02
    Permalink

    Ainda não foi possível descobrir o nome do medico…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *