Deputado denuncia falhas nas buscas por avião de Jacareacanga

Deputado Nélio Aguiar
Deputado Nélio Aguiar

O deputado Nélio Aguiar (DEM)  fez pronunciamento nesta terça-feira, 1, no plenário da Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) para prestar solidariedade aos familiares das pessoas desaparecidas e a população de Jacareacanga que foi às ruas protestar contra as falhas nas buscas pelo bimotor que desapareceu no último dia 18 de março com cinco passageiros a bordo, incluindo o piloto.

“A população já foi às ruas protestar e com razão. Houve demora no envio do avião P-3 Orion que detecta metal e, somente depois de vários apelos o Exército resolveu apoiar as buscas com 12 homens, contingente muito aquém do desejado. Queremos um apoio de verdade e não de faz de conta, nesse momento o clamor da população local e pelo deslocamento de avião Búfalo com uma tropa maior de militares com curso de Guerra na Selva para que junto com os voluntários pudessem vasculhar cada metro quadrado da imensa floresta”, defendeu o parlamentar na tribuna.

Nélio Aguiar manifestou, também, apoio aos familiares das vítimas que vivem um momento de grande angústia. “É preciso todo o empenho para localizar o avião e essas pessoas que estavam em uma nobre missão de levar saúde para os povos indígenas”, disse.

MOÇÃO DE PESAR AO EX-GOLEIRO PEDRINHO MOREIRA: “O futebol paraense perde um grande nome”. Foi desta forma que o deputado Nélio Aguiar (DEM) iniciou texto de moção de pesar, apresentado nesta terça-feira, 1, na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) ao ex-goleiro santareno Pedro Moreira de Sousa, o Pedrinho, falecido no último dia 29 em Belém, vítima de cirrose. Pedrinho, que iniciou carreira nos clubes santarenos, chegou ao futebol da capital paraense. “Após encerrar a carreira de jogador, Pedrinho dava aulas em comunidades do município de Santarém, pelo sistema modular. Foi um homem digno e respeitado, cultivador da paz e do amor e, com certeza, fará falta, deixando um grande exemplo de vida para todos, tendo contribuído em muito para a história do futebol paraense”, disse o parlamentar.

Fonte: RG 15/O Impacto  e Kátia Aguiar

3 comentários em “Deputado denuncia falhas nas buscas por avião de Jacareacanga

  • 2 de abril de 2014 em 07:52
    Permalink

    SUGESTÃO PARA SERVIR COMO PONTO DE ORIENTAÇÃO PRA QUE ESTÁ PERDIDO NA MATA

    O AVIAO DE BUSCA E SALVAMENTO AO …(…RETORNAR EM DIREÇÃO A CIDADE DE JACAREACANGA…)… OU OUTRO PONTO DE ORIENTAÇÃO ONDE ´POSSA SER ENCONTRADA AJUDA

    DEVERIA FAZER UM VOO MAIS BAIXO ALTERANDO O BARULHO DOS MOTORES TIPO: ACELERANDO E DESACELERANDO FAZENDO RONCAR OS MOTORES, PERFEITAMENTE POSSIVEL.

    PARA INDICAR UMA LINHA DE DIREÇÃO DE SAIDA
    FAZER ISSO EM DIVERSOS PONTOS, SEMPRE NO RETORNO.

    RESUMINDO: VOO RAZANTE CORTANTO OS MOTORES INDICANDO DIREÇÃO A SEGUIR

    EQUIPE DE TERRA: NAO SE ESQUEÇA DE LEVAR (APITO) FAZER BARULHO

    QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

    Resposta
  • 2 de abril de 2014 em 00:50
    Permalink

    uma realidade, embaixo de uma mata fechada você não consegue ver nem o céu, não tem ponto de orientação, se não tiver uma bussola a coisa fica bastante difícil.

    se você tem experiência nesta área ou já ficou perdido em mata fechada, resgistre aqui a sua experiência e sugestão.

    registre seu comentário

    Resposta
  • 2 de abril de 2014 em 00:39
    Permalink

    Até onde já me informei todo avião segue uma rota ou direção chamada de RADIAL, seria uma espécie de linha imaginária até seu ponto de destino.

    que tal fazer uma reconstituição com tempo de voo e simulação no ponto da pane que foi as 12:48 e simular o percurso com tentativa de retorno quando o mesmo avisou a torre de jacaréacanga e
    verificar através de curva a direita e esquerda trajetória imaginária local da queda, arvores quebradas,focos de queimadas,rios próximos com mancha de óleo.

    por ultimo usar cães farejadores,com certeza vão farejar qualquer coisa errada a quilomentros dentro da mata.

    a equipe de busca não se esqueça de levar moto serra rádio frequência vhf de aviação de pequeno porte para avisar quem está em cima procurando, contato com pilotos, levar também pistola de sinalização, espelho, gerador de fumaça colorido ajuda indicar local.

    BOA SORTE A TODOS – E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS.

    Já ouvi hitória de garimpeiro que diz ter levado 30 dias varando mata a dentro de um garimpo para outro.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *