Coluna Impacto

foto01Diretoria do SIPCOP

Um coquetel realizado na noite de 29 de março, no Centro Recreativo de Santarém, marcou a posse da nova diretoria do Sindicato da Indústria de Panificação de Confeitaria dos Oeste do Pará – SIPCOP (foto). Participaram do coquetel, o presidente reeleito do SIPCOP, Gilmar Pastana, além de convidados e autoridades locais. O sindicato trabalha desde 1994, contudo, a classe ganhou destaque nos últimos três anos, em virtude das ações desenvolvidas na região pelo SIPCOP que tem à frente o presidente reeleito, Gilmar Pastana. Hoje, segundo Gilmar Pastana, o SIPCOP se destaca gerando emprego e renda, e dessa forma contribui na melhoria da qualidade de vida das famílias santarenas. Conheça os componentes da nova diretoria do SIPCOP que atuará no biênio 2014/2016: Presidente: José Gilmar Pastana de Oliveira, Vice: Tânia Corrêa Gaspar, Tesoureiro: Aldenor Pereira Oliveira, 1º Secretario: Hiroshi Odani, Suplentes: Edmilson Rego e Eliel Robson, Conselho Fiscal: Antônio Carlos Pastana de Oliveira/César Duarte Ramalheiro/Francisco Audírio de Lima/Lauricer Cunha.

Madeira clandestina

Preocupados com o grande índice de desmatamento que atinge a região da Gleba Lago Grande, um grupo de ribeirinhos denunciou a ação de madeireiros à coluna. Quem visita a comunidade de São José II, no Rio Arapiuns constata inúmeros pátios construídos por madeireiros às margens do manancial, localizado na Gleba Lago Grande. Segundo os ribeirinhos, diariamente dezenas de toras de madeira de lei, como mogno e jacarandá, são estocadas nesses pátios clandestinos, de onde são transportadas por madeireiras para Santarém e Belém. Cabe ao Ibama monitorar e fiscalizar os pátios clandestinos de madeira, na Comunidade de São José II, no Rio Arapiuns.

Péssimo governo

O vereador Ronan Liberal Junior, em contato com nossa reportagem, comentou sobre matéria publicada na mídia da capital, onde uma pesquisa feita com a população faz uma péssima avaliação do Governo Simão Jatene. “Nosso Estado possui a 4ª pior avaliação de saúde, o pior em saneamento e abastecimento de água, o quinto pior em educação, a Ilha do Marajó possui muito pouco desenvolvimento humano. É de se lamentar esses dados, temos que considerá-los sem críticas direcionadas a partido a ou b, mas acredito que a gestão estadual precisa avançar”, disse o Vereador.

Rio Tapajós perigoso

Por volta das 19:15 horas de 4ª feira, a lancha Karolina do Norte,  que saiu de Santarém para Itaituba, bateu em uma rabeta, que fazia travessia do rio Tapajós, em frente  ao Porto da Bugue. Todos os passageiros da lancha sentiram o impacto e foi um corre-corre. A rabeta conduzia quatro pessoas, que nada sofreram, apenas perdas materiais, já que o impacto quebrou  o casco de madeira da rabeta. Os ocupantes caíram na água e foram socorridos pelos tripulantes da lancha. Nesta época do ano, de muitas chuvas na região, navegar nos rios da Amazônia é bastante perigoso.

MRN e a atividade física

A Mineração Rio do Norte (MRN) realizará neste sábado o Movimento Agita Trombetas na vila de Porto Trombetas, localizada a oeste do Pará, como forma de comemorar o Dia Mundial da Atividade Física. O evento contará com corridas, competições de natação, apresentações de dança e partidas de futebol para toda a comunidade, além da caminhada das crianças da vila para a divulgação de mensagens de valorização da saúde e bem-estar.

Perigo

Uma criança de 4 anos morreu, em Oriximiná, após ser atropelada por um carro que, de acordo com testemunhas, estava em alta velocidade. O acidente aconteceu no bairro Santa Luzia, por volta das 18h de terça-feira (1º). De acordo com testemunhas, Luan Farias de Almeida brincava de pipa na rua e foi atingido pelo veículo. O menino estava na frente de sua casa com a mãe e o tio, quando saiu correndo atrás de uma pipa. Segundo os vizinhos que presenciaram o acidente, o motorista do veículo aparentava embriaguez, não teve tempo de frear e atingiu a criança em cheio, que não resistiu ao impacto da batida e morreu no local. Todos nós somos sabedores que empinar pipas em áreas habitadas leva perigo às pessoas. Infelizmente esse é um passatempo que é pouco fiscalizado pelas autoridades.

Fim dos tempos

Nem as igrejas estão escapando da audácia dos bandidos em Santarém. Na madrugada de terça-feira, 1º de abril, a Igreja Santa Clara de Assis, localizada na Av. Borges Leal, bairro de Caranazal, foi alvo da ação de vândalos, que quebraram janelas e atearam fogo na sacristia, que foi toda consumida pelo sinistro, bem como os cálices, hóstia e até a roupa que o Padre usava nas missas foram destruídas. Somente a Bíblia foi salva. “Esses vândalos vão arder nas chamas do inferno”, disse um morador.

Fim dos tempos

Nem as igrejas estão escapando da audácia dos bandidos em Santarém. Na madrugada de terça-feira, 1º de abril, a Igreja Santa Clara de Assis, localizada na Av. Borges Leal, bairro de Caranazal, foi alvo da ação de vândalos, que quebraram janelas e atearam fogo na sacristia, que foi toda consumida pelo sinistro, bem como os cálices, hóstia e até a roupa que o Padre usava nas missas foram destruídas. Somente a Bíblia foi salva. “Esses vândalos vão arder nas chamas do inferno”, disse um morador.

Retoques

foto02Empresário Francisco Aguiar, mais conhecido por Chapadinha (foto), não descansa e mantém sua rotina de visitas às comunidades e cidades da região Oeste e de todo o Pará. Chapadinha tem pretensões de sair candidato a Deputado Federal nas próximas eleições. * Um raio caiu às proximidades do Sistema Tapajós de Comunicação (STC), em Santarém, na madrugada de quarta-feira (2) e causou bastantes prejuízos. A descarga entrou pela rede telefônica, atingiu a rede elétrica e afetou os equipamentos de transmissão. Com isso, TV Tapajós, Rádio 94 FM e Portal G1 ficaram fora do ar. * UFOPA abriu inscrições para seu mais recente concurso público de provas e títulos, com o intuito de preencher 148 vagas para o cargo de professor da carreira do Magistério Superior. Os aprovados serão efetivados nos Campus de Santarém, Oriximiná e Juruti. As inscrições estão sendo realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico http://www.ufopa.edu.br, de 01 a 20/04/2014. * Nota 10 para o juiz da 4ª Vara Penal da Comarca de Santarém, Dr. Paulo Pereira da Silva Evangelista, que acatou pedido da Procuradoria Geral do Município e determinou que equipamentos de sons automotivos, apreendidos durante fiscalizações, não serão devolvidos aos proprietários que requereram a restituição dos bens. * Os cursos de Jornalismo & Publicidade e Propaganda da FIT lançaram no último dia 02, no Espaço Cultural Graça Landeira, a edição do Festival de Vídeo FIT 2.0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *