Defesa Civil monitora áreas de risco na área urbana de Santarém
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) vem realizando periodicamente o monitoramento das áreas de risco mapeadas na zona urbana da cidade. O trabalho tem se intensificado por conta do período chuvoso.
Embora ainda não tenha recebido nenhum chamado de emergência dos bairros Uruará, Área Verde e Mapiri, que todos os anos enfrentam problemas com o alagamento de terrenos e casas quando a enchente avança, agentes da Defesa Civil já foram designados para fazer visitas a esses três bairros nos próximos dias para realizar o diagnóstico da situação em que encontram e dar encaminhamento das demandas aos órgãos competentes.
“Em geral, as ações que essas áreas mais necessitam são de infraestrutura de ruas. Nesses casos, nós fazemos o levantamento e encaminhamos à SEMINFRA, para que, na medida do possível, os problemas sejam resolvidos”, informou o titular da COMDEC, Darlison Maia.
A Defesa Civil também está atenta a subida do nível do rio Tapajós. Há cinco dias o nível do rio está marcando 7,64 m, cerca de 10 cm acima da marca de 2009, quando o Município registrou a maior enchente dos últimos 50 anos. E para minimizar os transtornos para comerciantes e populares na orla em frente à cidade, hoje pela manhã, foram instaladas bombas de sucção de água em frente ao Mercado Modelo.
INSTITUIÇÕES DE SEGURANÇA APOIAM AÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA PÚBLICA
A rotina do bairro Jaderlândia foi quebrada no final da manhã desta quarta-feira (09), com a realização de uma blitz, que teve a iniciativa do Conselho de Segurança Pública da Grande Área do Maicá (CONSEG). O Conselho focou em ações que visam diminuir os índices de acidentes de trânsito na Rodovia Estadual Santarém/Curuá-Una, no perímetro da Ponte do Urumari, até o bairro do Mararu, que compreende os bairros desta grande área.
As ações incluíram a instalação de duas lombadas em frente ao bairro Jaberlândia, com o apoio do Núcleo Regional da SETRANS/PA, bliz com distribuição de panfletos e palestras a cargo da Divisão de Educação da SMT, além melhorias nas laterais da rodovia, sob a responsabilidade da SEMINFRA.
O presidente do CONSEG, Adilson Matos, avaliou como positiva a ação, e lembrou que há 15 dias morreu por atropelamento o morador da área Benedito Moreira. Ele entende que com essas medidas, possam ser colhidos resultados positivos.
A secretária de Mobilidade e Trânsito, Heloísa Almeida, informou que está disposta a fazer parcerias como essa, sabendo que a responsabilidade solidária, resulta em ações exitosas.
FAMÍLIAS DO BAIRRO ESPERANÇA SÃO BENEFICIADAS COM ALIMENTOS DO PAA
A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), distribuiu, nesta quarta-feira (09/04), 11 toneladas de alimentos, beneficiando 550 famílias, em vulnerabilidade social, do bairro da Esperança. Além das famílias do bairro, foi beneficiada, também, a entidade social Cristo Rei.
As famílias receberam mais de 30 itens que compõem a produção, como: jerimum, farinha, macaxeira, limão, banana, entre outros.
Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS