Obra do Colosso do Tapajós apresenta perigo aos trabalhadores

Obra do Colosso do Tapajós
Obra do Colosso do Tapajós

Problemas relacionados ao atraso nas obras de ampliação do Estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, realizadas pela empresa MD Construtora Ltda, de propriedade do empresário Mauro Sousa, que faz parte do consórcio União Paraense, ganharam um novo capitulo nesta semana.

Após receber denúncia da falta de segurança aos operários que trabalham no local, o setor de fiscalização do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Pará realizou uma inspeção na obra.

O Sindicato informou que as fiscalizações continuam acontecendo no local onde estão sendo realizadas as obras de ampliação e conclusão do Estádio Colosso do Tapajós, onde foi constatado trabalhadores em situação de risco. Também estão sendo fiscalizadas as obras do Ginásio Poliesportivo, localizado na área do antigo Campo do América, no bairro do Caranazal, o qual está sob responsabilidade do governo do Estado.

Segundo o vice-presidente do Sindicato da Construção Civil, José Maria Viana, o qual é responsável pela fiscalização nas obras em Santarém, não há segurança aos operários que trabalham nesses locais. Ele garante que denunciou à Gerênciancia regional do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM), as irregularidades das obras tanto do Colosso do Tapajós quanto do Ginásio Poliesportivo.

“Sessenta por cento da obra está interditada. O nosso temor é que aconteça um problema parecido com o que ocorreu em Manaus e também na Arena Corinthians, em São Paulo. Por isso as fiscalizações serão constantes”, alerta José Viana.

Ainda de acordo com José Maria, o mesmo problema de risco aos operários ocorre na obra do Ginásio Poliesportivo que sequer foi concluído o serviço de estacas, além disso, ele informou que o Sindicato irá continuar fiscalizando as obras para preservar a integridade física dos operários que prestam serviço às empresas responsáveis.

As obras foram promessas de campanha do atual governador do estado do Pará, Simão de Oliveira Jatene, porém, até o momento ainda não foram concluídas.

Após assinar a Ordem de Serviço para a conclusão do Estádio Colosso do Tapajós em fevereiro de 2013, o então Governador em exercício Helenilson Pontes (PPS) estipulou o prazo de 18 meses para a conclusão da obra. Porém, quem passa em frente ao Colosso do Tapajós constata a presença de alguns operários sem fazer praticamente nada.

O último laudo assinado pelo Corpo de Bombeiros indica que o Estádio, onde já foram disputadas duas finais do Campeonato Brasileiro da Série D, além de jogos da 3ª e da 2ª divisões do Campeonato Brasileiro, não oferece estrutura para abrigar funcionários, muito menos receber público e atletas.

Além do Colosso do Tapajós e do ginásio Poliesportivo, outra obra inacabada apontada pela população, fica localizada na Avenida Mendonça Furtado, no bairro da Liberdade. Trata-se da nova sede do Ministério Público Estadual (MPE).

Para a população, a ex-governadora Ana Júlia perdeu a Copa, mas o Jatene perdeu o Centro de Treinamento de Santarém, além de prometer não finalizar obras de grande envergadura para o Município. A MD Construtora se arrasta há quase 03 anos na obra da futura sede do Ministério Público, iniciada no final de 2010, com previsão de conclusão de 24 meses, porém, já estamos em 2014 e os serviços estão longe do fim.

Em contato com a Assessoria de comunicação do MPE, fomos informados que a obra deveria ficar pronta no início de 2014, antes da Copa do Mundo de Futebol.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *