Cargill apresenta projeto de expansão do Terminal de Santarém

Apresentação do projeto de expansão do Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Santarém
Apresentação do projeto de expansão do Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Santarém

Em reunião na tarde de terça-feira (22) na sede da Cargill, em Santarém, a empresa apresentou o projeto de expansão do Terminal de Granéis Sólidos do Porto de Santarém. A empresa deverá investir ao longo de 2014 e o primeiro semestre do próximo ano R$ 240 milhões, destinados à ampliação de sua capacidade de armazenamento. Na ocasião, o Prefeito também destacou a necessidade da ampliação da produção familiar em parceria com a Cargill.

Serão implantados três silos de 18 mil toneladas, perfazendo 54 mil toneladas a mais de armazenamento, além das 60 mil toneladas dos silos já existentes. Serão investidos equipamentos na esteira e no píer de atracação de balsas e navios, que operam com transporte da produção de milho e soja. As esteiras receberão equipamentos modernos para reduzir as atividades poluentes.

O prefeito Alexandre Von destacou que as obras de ampliação do Terminal representarão mais empregos diretos e indiretos para o Município. Segundo dados fornecidos pela empresa, a ampliação irá gerar em torno de 550 novos empregos diretos – 400 na área da construção civil e 150 nas instalações do terminal, após o término das obras.

Uma das demandas apresentadas pelo prefeito esteve relacionada à ampliação da participação da produção familiar nas parcerias que a Cargill mantêm com produtores locais.

“Isso permitirá que uma quantidade maior de produtores e um volume maior de produtos, sobretudo o milho, sejam produzidos numa integração entre Prefeitura, produção familiar e Cargill, fazendo com que os agricultores tenham acesso à mecanização de suas terras, através do Programa Municipal de Modernização da Produção Familiar, e, também, acesso à assistência técnica e financiamento da produção por parte da Cargill. Uma nova reunião será realizada entre técnicos da Prefeitura, Cargill e entidades que congregam os produtores familiares, objetivando a expansão da participação desse segmento nas atividades operacionais da Cargill”, explica o prefeito.

Entre as medidas compensatórias no processo de licenciamento ambiental do porto da Cargill, Von informou que a empresa investe na reestruturação do Centro de Informações Ambientais (CIAM). Esse investimento faz parte do Plano do Município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), para reativar a estrutura. O valor investido pela empresa, entre instalações físicas e aquisição de equipamento, é de R$ 550 mil. A previsão é que o CIAM seja entregue no dia 22 de junho, data do aniversário de Santarém.

Participaram da reunião os secretários Valdir Matias Jr. (Planejamento e Desenvolvimento), Podalyro Neto (Meio Ambiente), Rosivaldo Colares (Agricultura e Incentivo à Produção Familiar), o chefe de Gabinete, Jaci Barros, a diretora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Rosemary Fonseca, o diretor do Instituto de Gestão e Tecnologia, José de Lima Pereira, e o coordenador de Incentivo à Produção Familiar, Otávio Macêdo. Além dos vereadores: Ronan Liberal Júnior, Chiquinho da Umes, Ney Santana, Paulo Gasolina, Geovani Aguiar e o presidente da Câmara, Henderson Pinto.

O projeto de expansão da Unidade foi apresentado pelo gerente-geral da Unidade, Ronaldo Donath, e o gerente de projetos, Ricardo Cerqueira.

PROFESSORES DA REGIÃO DE RIOS E PLANALTO PARTICIPAM DE OFICINA SOBRE A OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Professores das regiões de rios e planalto participam nos dias 24 e 25 de abril, das 08 às 12 e das 14 às 18horas, no auditório da SEMED, de oficinas preparatórias para a Olimpíada de Língua Portuguesa, evento coordenado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), do qual a SEMED é parceira.

No dia 24, pela manhã, serão desenvolvidas oficinas de poemas, para professores do 5º e 6º ano. À tarde, o assunto será memórias literárias para professores do  7º e 8º ano, ou 6ª e 7ª série. No dia 25 de abril das 8 às 12 horas será desenvolvida oficina de crônicas para professores de 8ª série.

O evento prossegue em maio, no dia 06 – poemas, durante a manhã e memórias literárias, à tarde. No dia 07 de maio, a oficina de crônicas será pela manhã. A última edição local da Olimpíada será dia 15 de agosto.

As inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa podem ser feitas no site www.escrevendoofuturo.org.br

ESCOLA DA TERRA REALIZA PROGRAMAÇÃO EM SANTARÉM

 A Escola da Terra é uma das ações do PRONACAMPO, Programa lançado pelo Governo Federal em 20 de março de 2012 (Portaria nº 86 de 02/02/2013) que define ações específicas de apoio quanto à efetivação do direito à educação dos povos do campo e quilombolas, considerando as reivindicações históricas dessas populações. A primeira Formação Permanente de Educadores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas do Campo e Quilombolas será realizada nos dias 24 e 25 de abril, das 07 às 18h, no auditório das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT). Neste evento deverão estar presentes 93 professores de 50 escolas multisseriadas contempladas nesta etapa.

Esta ação está sendo implementada em Santarém a partir deste ano 2014 e está sendo coordenada pelas 3 esferas: em nível Federal pela SECADI/MEC, em nível estadual pela UFPA e SEDUC e em nível municipal pela SEMED, através da coordenação específica da Escola da Terra.

Tem como objetivo promover a melhoria das condições de acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes do campo e quilombolas em suas comunidades, por meio do apoio à formação de professores que atuam nas turmas dos anos iniciais do ensino fundamental compostas por estudantes de variadas idades (classes multisseriadas) e em escolas de comunidades quilombolas, fortalecendo a escola como espaço de vivência social e cultural.

Os componentes da ação são:

·Formação continuada de professores, com módulos alternados totalizando 200 h/a;

·Materiais didáticos e pedagógicos que serão disponibilizados aos professores e escolas da Terra;

·Monitoramento e avaliação, que viabilizará a capacitação em serviço através do acompanhamento pedagógico no campo;

·Gestão, controle e mobilização social para qualificar o processo educacional nas classes multisseriadas do campo.

Impreterivelmente é obrigatória a participação dos professores nos módulos de formação para inserção da Escola Multisseriada na Ação e para que esta venha a receber os materiais didáticos e pedagógicos fornecidos.

SEMC e UFOPA realizam minicurso de capacitação e gerenciamento de museus

Os servidores da Secretaria Municipal de Cultura participam nesta quarta-feira (23) de minicurso de capacitação e gerenciamento de museus. O treinamento é realizado em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), através do Programa de Extensão, Cultura, Identidade e Memória na Amazônia. O treinamento encerra na sexta-feira (25).

O minicurso será realizado em duas etapas. A primeira será a parte teórica, nos dias 23 e 24/04, no Theatro Victória, nos horários de 08h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30. A segunda parte será prática, no dia 25/04, no Centro Cultural João Fona, nos horários de 08h30 às 11h30 e 14h às 17h30.

Fonte: RG 15/O Impacto e CCOM/PMS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *