Thompson Mota

SAÚDE

Quantas horas de exercício físico você pratica por dia? Imagine que o seu corpo é uma máquina e, como todo equipamento, precisa estar sempre ativo para manter um bom desempenho. Se você vive de forma sedentária, saiba que a falta de atividades regulares traz conseqüências para o seu organismo. E elas não são boas. Um estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que 80% dos brasileiros são sedentários e a obesidade é a conseqüência mais temida. A pesquisa publicada na revista médica “Lancet” foi além e mostrou que o sedentarismo é a causa de 13,2% das mortes no País. A falta de exercícios físicos é responsável por 8,2% dos casos de doenças cardíacas, 10,1% das ocorrências de diabetes tipo 2, 13,4% dos casos de câncer de mama e 14,6% dos casos de câncer de cólon.

SAÚDE II

Acha pouco? A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a inatividade é o quarto principal fator de risco de mortalidade em todo o mundo, perdendo apenas para diabetes, tabagismo e hipertensão. Já deu para perceber que boa saúde e qualidade de vida dependem de atividade física. A prática traz benefícios para o corpo e a mente, já que melhora a disposição e a sensação de bem-estar. Também mantém a saúde corporal, prevenindo doenças, e traz efeitos indispensáveis à saúde. Exercícios constantes para mulheres contribuem para tornar os ciclos menstruais mais regulares e reduzir os efeitos da tensão pré-menstrual. Eles diminuem ainda alguns sintomas da menopausa, como irritabilidade, insônia e diminuição da atenção. Não é preciso ser atleta para praticar. Bastam 30 minutos de atividades físicas por dia, três vezes por semana, para que o corpo sinta os benefícios. Pense nisso!

DESABRIGADOS

O rio transbordou e, conforme a água invadiu a casa, eu fui erguendo os bens. Então, consegui salvar móveis e eletrodomésticos, mas a estrutura da casa foi afetada e uma parte caiu. Depois, eu liguei para a Defesa Civil porque não havia mais condições de continuar morando ali. “Após uma semana, me encaminharam para um abrigo”, conta Maria Samara dos Santos Silva, de 25 anos, grávida de 7 meses, moradora do bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco, no estado do Acre. Ela faz parte das 1.308 pessoas (cerca de 330 famílias) que foram atingidas pelas enchentes ocasionadas pelas cheias do rio Acre, por causa das fortes chuvas do mês de fevereiro e março na região. Esses desabrigados estão morando em armações de plástico e madeira, dentro do parque de exposições Expo Acre, enquanto esperam o nível do rio abaixar. Caso as autoridades santarenas não tomarem providencias urgentes, a história acima pode ser aqui em Santarém.

EDUCAÇÃO

Você, que tem filho em escola pública, já se questionou se ele está aprendendo e se o sistema de ensino funciona? Um pai se preocupa com o futuro do filho e afirma que se tivesse dinheiro pagaria uma escola particular. Em colégios públicos: “Assim que ele iniciar no mercado de trabalho ou até mesmo no começo de uma faculdade vai faltar base.” Assim como ele, outros pais estão na mesma situação. É o que revela uma pesquisa feita a pedido do Sindicato dos Professores. O estudo mostra que quase metade dos alunos (46%) já passou de ano sem saber o conteúdo das matérias. O problema é muito sério.

EDUCAÇÃO II

No ano passado, o Fórum Econômico Mundial colocou o Brasil na 88ª posição de um total de 122 países quando se trata de educação. Pelo jeito, enquanto o governo brasileiro não investir mais na educação pública, na estruturação das escolas, na formação e no aperfeiçoamento de professores, com o pagamento de salários dignos, não adiantará promover mudanças no sistema educacional. Os pais também devem cobrar do governo condições ou, na lista da WEF, o Brasil sempre estará mais perto do lanterna (122º) do que da Finlândia, que lidera o estudo em primeiro lugar. E o pior de tudo: teremos uma geração sem perspectivas, cada vez menos preparada para fazer um futuro melhor. Tenho dito.

COMPULSÃO

Quem sofre de compulsão alimentar come uma quantidade absurda de alimento em pouco tempo e, o pior, muitas vezes nem percebe o comportamento exagerado e compulsivo. Para a nutricionista Kátia Nobre, especialista em nutrição clínica, os transtornos alimentares, de uma forma geral, podem levar o paciente a emagrecer ou a engordar. “A compulsão alimentar pode ocorrer em pessoas de qualquer sexo, idade ou estrato socioeconômico”, explica. Geralmente, o transtorno da compulsão alimentar periódica, como é oficialmente conhecida a doença, é tratado com ajuda de psiquiatras e psicólogos, o que sugere que o problema ocorra inicialmente na mente da pessoa. De acordo com a AAP, a hospitalização raramente é indicada. Segundo a experiência clínica e de pesquisa a grande maioria das pessoas pode ser tratada ambulatorialmente. A hospitalização é indicada quando, por exemplo, o paciente apresenta um quadro muito grave associado à depressão, ao risco de suicídio ou a outras complicações físicas.

OBSESSÃO

Nós seres humanos somos tão parecidos fisicamente e ao mesmo tempo muito diferentes quanto à personalidade. A sociedade impõe modas e conceitos que, aliados a um pouco de insegurança e baixa autoestima, fazem com que as pessoas queiram ser iguais umas às outras, custe o que custar. Recentemente, um programa televisivo americano entrevistou uma mulher identificada como Kitty, que, com 30 anos, luta para ser igual ao seu ídolo. Ele é aficionada por Jennifer Lawrence, de 23 anos, vencedora do Oscar de melhor atriz no ano passado. Kitty contou que já gastou o equivalente a R$ 56 milhões em cirurgias plásticas no rosto para ficar parecida com a atriz. Ela ressaltou que não quer apenas a semelhança física. “Não me inspirei apenas na beleza, mas também na ‘vibrante’ personalidade dela”, afirmou Kitty. “É uma obsessão e muitas agem assim porque são inseguras e vulneráveis”, afirma a Psicóloga Gabrielle Ramos..

MOTINHAS

Aniversariou ontem quinta-feira (24) o médico cirurgião e amigo Dr. Domingos Pereira. Parabéns com saúde, paz, felicidade e sucesso permanente na sua vida pessoal e profissional.  XX Em outros tempos, permanecer em uma mesma empresa por décadas era algo comum e desejável. Nos dias atuais, estabilidade e salário na conta não são mais os únicos atrativos dos trabalhadores, que também desejam realização e crescimento profissionais. Mudar de emprego em busca de uma carreira satisfatória demonstra flexibilidade e capacidade para encarar novos desafios, mas todo cuidado é pouco para não sofrer decepções e arrependimentos. XX Problemas familiares, dificuldade financeira, vícios, envolvimento com o crime e até falsa promessa de emprego são situações que podem levar mulheres a se prostituir. No entanto, uma coisa é certa: se elas tivessem outras oportunidades, a história seria diferente. Eu penso assim, e você? XX O celular moderno têm se tornado cada vez mais indispensável na vida das pessoas. Muitas acordam com o despertador do aparelho, conferem mensagens e notificações antes de sair de casa e usam um aplicativo para saber como será o dia. Isso é incrível: Os smartphones estão viciando as pessoas que não conversam mais ao vivo com ninguém. XX Foi um garimpeiro quem encontrou o avião da Jotan, a altura da vicinal do Jaburu, a 40 km de Jacareacanga. O avião estava com as portas fechadas e somente com a cauda de fora, porque, lamentavelmente caiu em um pântano. Meus sentimentos aos familiares do piloto e passageiros. Por que a FAB com todos os equipamentos de última geração não localizou a aeronave? Uma boa pergunta. XX O governador Simão Jatene quer converter o potencial mineral do Estado em meio efetivo para reduzir o índice de pobreza e as desigualdades sociais. Inédito no País, o Plano Estadual de Mineração do Pará, lançado este mês pelo governo do Estado, chega com a missão de romper esse círculo. “É inaceitável que a 12ª economia do País gere a terceira pior renda per capita do Brasil”, ressalta o governador do Pará, Simão Jatene. XX A Rádio Clube do Pará completou na última terça-feira, 86 anos. Criada em 22 de abril de 1928, a Clube, como é conhecida, foi a primeira rádio AM do Pará e a quarta mais antiga do Brasil. Foi a primeira emissora que trabalhei na década de 70, na era Edir Proença. XX Último final de semana prolongado estive com a odontóloga Marcia Cecilia na Chácara do Procurador Jurídico do Detran Valber Xavier em Porto Novo município de Belterra. Marcaram presenças Advogado Carlos Merabeth e namorada Yara, além do amigo Eugenio da Sefa, dentre outros. Um verdadeiro Paraíso. XX Amanhã tem Garapeira Ypiranga do amigo Cacheado. Vamos lá com a Loira Gelada, Ruiva Destilada, Morena Quente, Negra Gostosa, Bela Dalila e Poderosa Beatriz. Fui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *