Consumo de energia aumenta e rede de distribuição não suporta demanda

O crescimento urbano de Santarém trouxe à tona um problema vivido nos meados dos anos de 1996 e 1997 quando a população vivenciou o racionamento de energia elétrica. Na época, casas, lojas, supermercados, hospitais e escolas contabilizaram inúmeros prejuízos ocasionados pelo racionamento de energia elétrica.

Passados cerca de 16 anos, o ‘fantasma’ do racionamento de energia volta a assustar a população santarena. Por conta do aumento no consumo de energia elétrica devido à expansão urbana da cidade, contadores e transformadores são vistos com freqüência apresentando diversos problemas.

Na semana passada, após um contador explodir e pegar fogo, comerciantes, moradores e estudantes da Avenida Presidente Vargas, no bairro do Caranazal, ficaram cerca de 1 hora sem energia elétrica. Moradores ficaram assustados com a sucessão de explosões e chamaram o Corpo de Bombeiros e técnicos da Celpa, que tiveram dificuldade para apagar o fogo. O sistema só foi restabelecido horas depois da explosão.

Segundo informações do Núcleo Integrado de Operações (Niop), ninguém ficou ferido. A área, por outro lado, foi isolada pela Celpa.

Estudantes da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e da Escola Estadual Almirante Soares Dutra tiveram as atividades prejudicadas devido a falta de energia elétrica. Lojas, farmácias, entre outros estabelecimentos comerciais também amargaram prejuízos.

Uma multidão se formou próximo ao local onde ocorreu a explosão do contador de energia elétrica. Temendo sofrer lesões ou acidentes, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres evitaram passar no local. Veja o vídeo:

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Consumo de energia aumenta e rede de distribuição não suporta demanda

  • 12 de maio de 2014 em 05:10
    Permalink

    Ainda tem gente que é contra a construções de hidreletricas no Rio Tapajos, ainda se julga dizendo conhecer, sabe de nada!
    Tomara que esteja lendo essa reportagem, pois, só assim ele vai morder a lingua dele, vai ver que ele deve se algum partidinho politico de esquerda, essa é pra ti Igor Ian Nepomuceno, vai estudar e conhecer a deficiencia energetica de tua nação, do crescimento urbano, ah sim tu deve ser contra as familia ficarem na miseria e nem ter lampada em casa, só assim o não ha aumento de consumo de energia, ou então tu pegas e corta tua energia e fica a luz de velas.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *